4.º desafio: Leitura orientada

Desafiamos-te, agora, a focar a tua atenção em duas das categorias dramáticas:

TEMPO e ESPAÇO

 A ação alterna consoante a mudança temporal.

 Tempo presente: ocorre “ numa nau da carreira da Índia”.

 Tempo perfeito: corresponde à narração de Mestre João e passa-se numa “ nau da frota de Pedro Álvares Cabral”.

 Tempo mais-que-perfeito: ocorre  anos antes e desenrola-se em terra, na “casa austera e pobre” da família de Manuel.

O mar e a paisagem marítima dominam o espaço da ação. 

INDICAÇÕES CÉNICAS

     As indicações cénicas,  que surgem ao longo do texto, sugerem a recriação de espaços como: uma nau  – “Nível inferior do cenário: convés. Nível superior: coberta e castelo da proa” (Pina 1998: 5); o mar – “ panos de azul muito escuro (…) levantam-se e enrolam-se sobre o cenário, como ondas do mar revolto…” (Idem, ibidem); a praia. De facto, das 14 cenas que compõem a obra, 11 (cenas 1- 5; cena 8; cenas 10-14) passam-se em pleno mar, a bordo de uma nau. Mesmo nas restantes (cenas 6, 7 e 9), que se desenrolam em terra, especificamente em casa de Manuel, a casa é localizada num espaço também ele relacionado com o mar: a “Ribeira” do Porto. 

O MAR

     O tema estruturador dessas cenas é o mar, quer quando são referidos os  perigos que a mentalidade quinhentista lhe atribuía (“Pelo Mar das Trevas dentro e por terras de negros e no meio de tormentas e falsidades…E de pestes, e de doenças…”) (cena 6, pp. .27-29), quer quando o pai de Manuel relata as aventuras vividas além-mar: “ Não, homens de cabeça de cão não vi, nem de cão nem de gato…Mas além do Cabo Tormentoso vi muitas coisas de causar grande espanto…”, “ havia um grande tumulto no mar e as vagas eram tão altas que não conseguia nadar” (cena 7, p.. 34).

     Na cena 9, Manuel informa a mãe da sua partida para o mar e esta teme o pior, já que para ela o mar é sítio de perdição e desgraça: “Foi o vosso pai que o convenceu... Falou-lhe tanto do mar e das coisas que por lá viu que ele quer ir também! Hei de perder marido e filho no mar!” (cena 9: p. 38).

Exercício

Tarefa a pares (sala de aula)

1.

Lê o elemento paratextual “Breve notícia para a cenografia e os figurinos” (pp. 6-7) e identifica o assunto aí abordado.