Bibliotecas Escolares Lorosae

A dinâmica de uma Biblioteca Escolar do pré-escolar ao 3.º ciclo

A nossa missão: Todos aLer+ e melhor!

O Projeto aLeR+, lançado em junho de 2008, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura com o objetivo de colocar a leitura e o prazer de ler no centro do Projeto Educativo de Escola, elevando os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos. A integração da nossa escola neste projeto dá-se em 2008, mediante um convite da RBE.

Como as linhas orientadoras do projeto aLer+ visam promover a leitura através do envolvimento de todos os elementos da comunidade escolar, da parceria com a comunidade local e outras escolas e com as famílias, as Bibliotecas do Agrupamento foram mais longe e atribuíram-lhe o nome do grande objetivo do projeto que é conseguir que toda a comunidade passe aLer+ e melhor!

CONSULTE O DOCUMENTO


PORTEFÓLIO DE ATIVIDADES 2020_2021

Neste documento apresentamos as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo em prol da promoção do livro e da leitura.


CATÁLOGO ONLINE | BOLETIM DE ATIVIDADES

Verifique se temos o livro do seu interesse.

CONSULTE AS ATIVIDADES PREVISTAS PARA O 1.º SEMESTRE

A BIBLIOTECA NAS REDES SOCIAIS

Acompanhe as nossas atividades através das redes sociais.

Torne-se nosso seguidor!

BLOGUE_ Diário de Bordo

lorosaebe

BE Lorosae

PROJETOS

Clube de Leitura nas Escolas _ CLE

A dinamização de CLE visa criar hábitos de leitura recreativa regular e divulgar e partilhar as leituras nos canais digitais das BE Lorosae.

Pode assumir diferentes formatos:

Projetos de leitura por turma (seleção de uma obra dos conjuntos existentes na BE, para trabalhar semestralmente; debate na BE ou online sobre as obras, por ciclo ou nível);

Clubes de leitura por título, por temática, por autor, por coleção, por género textual, por temas relacionados com o currículo - os alunos leem obras cuja leitura partilham com pares na BE;

Partilha de leituras autónomas ou debate acerca de propostas de leitura lançadas pela BE pelos melhores leitores por turma, na biblioteca;

Apresentação de leitura recreativa nos moldes tradicionais, coincidindo com a partilha oral de leituras autónomas, recorrendo a registos multimédia (podcasts, slideshare, prezzi, storyjumper, movie maker…).


Este ano, reformulou-se a anterior atividade do “ler EM família” para a atividade “ler COM a família”, de forma a aumentar o envolvimento de alunos e respetivas famílias, durante a leitura, e possibilitar a partilha, utilizando suportes digitais. Promovida pelas Bibliotecas do Agrupamento para os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo e suas famílias, com esta atividade, pretende-se que, além de a família poder ler a par, para a turma, presencialmente, o possa fazer, igualmente, através de vídeo ou podcast. Através de um convite dirigido aos Encarregados de Educação e com a colaboração dos professores titulares de turma, os pais podem aderir a esta iniciativa que se quer desenvolver ao longo do ano letivo.


Este projeto pretende desenvolver nos alunos as competências da leitura e da escrita, trabalhando a autonomia e as dinâmicas digitais. É proposto aos alunos a redação de pequenos textos, a partir de abordagens de leituras efetuadas ou de temas específicos e livres.


O Projeto LER in English 2 é um projeto de promoção do desenvolvimento de competências da língua inglesa dinamizado pelas professoras de Inglês em articulação com a Biblioteca Escolar.

Este projeto apresenta-se como mais um desafio, que para além de envolver a leitura e a escrita noutro idioma, explorará igualmente a recetividade dos nossos alunos às ferramentas digitais, nomeadamente às redes sociais como suporte de desenvolvimento deste projeto.

O projeto “AMOSTRAS PARA LER+” pretende promover hábitos de leitura recreativa regular e divulgar e partilhar leituras, através do mural de cada turma, utilizando o padlet, ou através de podcasts, ao longo do ano letivo.

Pode assumir quatro modalidades:

Leitura na SA ou na BE (leitura expressiva, dramatizada, exploração do conteúdo, reconto, expressão plástica…);

"As nossas leituras" - projeto de leitura recreativa a realizar por cada turma do 3.º e 4.º ano (cada turma divulga e partilha as suas leituras através de um mural da turma ou através de podcasts, para posterior divulgação nas redes sociais das bibliotecas);

Elaboração de eBooks com ferramentas digitais (Story Jumper, Myebook, Book Creator e/ou outras);

Biblioteca de Turma (utilização do guião de leitura recreativa, partilhado com os professores).


Durante o período do confinamento, sentimos a necessidade de interação e de proximidade com o outro. Foi neste contexto que surgiu a atividade "Estamos bem, estamos ON!", que se pretendia, inicialmente, que fosse realizada por cada turma (APT- DT e secretário ou professor titular), em articulação com a BE, e que foi, posteriormente, alargada a todas as línguas, representando, inclusive, um elemento de avaliação.

Em APT ou numa aula de língua, os professores lançaram desafios de escrita de pequenas histórias individuais / coletivas.

Cada turma escreveu uma história coletiva, utilizando um máximo de 70 palavras, sendo obrigatórias 7, definidas a priori.

Essas histórias foram publicadas por turma, até ao final de cada semestre, num padlet - mural digital -, criado para o efeito, e que foi divulgado pelos canais digitais das BE Lorosae (Facebook, Instagram e blogue).

Algumas das melhores histórias foram publicadas no jornal escolar.


O Agrupamento já está inscrito na 15.ª edição do Concurso Nacional de leitura, iniciativa do PNL.

Com o objetivo de contribuir para o sentimento de pertença a uma comunidade leitores, as BE Lorosae desafiam todos os elementos da comunidade educativa a fazerem-se nossos amigos do Instagram e a usarem a hashtag #estoualer, para darem conta das leituras que fazem, ao longo do ano letivo. Ótimas leituras!


Em outubro, celebra-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma iniciativa da IASL (International Association of School Librarianship), que pretende valorizar as bibliotecas escolares em todo o mundo, não só dando a conhecer o trabalho que desenvolvem no âmbito da promoção da leitura, mas também o papel fundamental que assumem na dinâmica das escolas.

O Dia das Bibliotecas Escolares, em Portugal comemora-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, este ano com o tema "Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo".

Um programa com destaque para a Formação de Utilizadores e para a Leitura de Histórias Tradicionais, onde se pretende integrar as famílias, com a atividade "Ler com a família", e participar no projeto "Ronda de Histórias" promovido pela RBE.



ATIVIDADES DE ANOS ANTERIORES

PORTEFÓLIO 2019|2020


ATIVIDADES RELEVANTES _ 2021|22