Documentos e Catálogos

VERIFIQUE SE AS NOSSAS BIBLIOTECAS TÊM O LIVRO DO SEU INTERESSE 

CLIQUE SOBRE CADA IMAGEM:

BE LOROSAE - REGULAMENTO INTERNO

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté são parte integrante do processo educativo e têm como referenciais os objetivos e princípios expressos no “Manifesto da Biblioteca Escolar”, preparado pela Federação Internacional das Associações de Bibliotecários/Bibliotecas, aprovado pela UNESCO, na sua Conferência Geral, em novembro de 1999.

Consulte o REGULAMENTO INTERNO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES LOROSAE
(Aprovado em CP no dia 10 de setembro de 2024)

O NOME "BE LOROSAE"

“Lorosae” (“Nascer do Sol”) foi a origem do nome  das Bibliotecas escolares Lorosae, em 2000, a este espaço tão importante, querendo ser uma homenagem ao povo de Timor-Leste, que conscientemente lutou pela sua independência, liberdade e pelo nascer do sol de uma nova vida vivida em paz.

Pretende-se que esta expressão adquira também para todos os alunos desta escola um significado especial, na medida em que irão ser o futuro deste país.

O crocodilo é um símbolo do povo de Timor-Leste, evoca o mito criador da ilha e encontra-se presente no logótipo da nossa biblioteca.

Mais alguns dados sobre a origem do nome da nossa biblioteca.

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO

A constituição de uma coleção de materiais e de recursos documentais que seja capaz de dar uma resposta adequada às necessidades dos utilizadores passou a ser uma condição imprescindível para que a Biblioteca Escolar possa desempenhar um papel ativo, nomeadamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da respetiva comunidade escolar.

Designa-se por “Desenvolvimento e Gestão de Coleções” um conjunto de ações respeitantes ao material de consulta disponível numa biblioteca e que, em termos muito gerais e simplistas, compreende a seleção, a aquisição e a avaliação dos recursos existentes.

Uma “Política de Desenvolvimento de Coleções” consiste num documento escrito, emanado pela Biblioteca e que diz respeito aos princípios orientadores da constituição daquela coleção específica.

Consulte o documento de Política de Desenvolvimento de Coleções do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, que foi aprovado no Conselho Pedagógico de 28 de maio de 2014.

As nossas sugestões de Leitura

Também recomendamos...