VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DAS TECNOLOGIAS
 
Ao longo do tempo, o desenvolvimento do ser humano e do conhecimento permitiram-nos realizar grandes coisas. Em cada época, destacam-se feitos muito diferentes. Um deles é a tecnologia e é deste que eu quero falar hoje. 
Uma tecnologia que envolve muito as pessoas e as apoia no acesso a informações diz respeito a instrumentos como o telemóvel e o computador. Estes são usados pela sua conveniência para comunicar, ver e perceber as novas informações “online”, etc... Mas, pela sua popularidade e uso muito frequente, perguntamo-nos se as tecnologias têm contribuído para facilitar a socialização entre os indivíduos ou para os isolar uns dos outros.
Eu, enquanto aluno, já vi bem que a tecnologia nos ajuda muito na aprendizagem, na comunicação e na diversão. Na realidade, posso dizer que não podemos avançar muito sem telemóvel ou computador. Para mim, enquanto aluno estrangeiro, é ainda mais difícil, pois sem as tecnologias não consigo aceder a nenhum website para estudar nem a nenhuma aplicação que me apoia na compreensão da língua, como o Google Tradutor. Isso é um verdadeiro obstáculo na minha aprendizagem e acho que o mesmo acontece com os outros alunos estrangeiros. 
No entanto, na minha opinião, a tecnologia é muito utilizada e isso tem um impacto negativo na saúde, uma vez que quanto mais tempo passarmos nos telemóveis, televisão ou computadores mais danos causaremos à nossa saúde. 
Ser dependente destes instrumentos é terrível. Aceitarmos ficar viciados e arriscar a nossa saúde física e mental para usar estes aparelhos é muito mau. Alguns efeitos do seu uso excessivo são a miopia, as dores de cabeça, o esgotamento e o cansaço. Estes são só alguns problemas físicos, mas há ainda os problemas mentais, como por exemplo: tornar-se introvertido; viciado em aplicações muito interessantes para jogar e não conseguir dormir. Para além disso, vamos esquecer-nos ou reduzir o tempo para a prática de atividades saudáveis, uma vez que o uso excessivo destes “medicamentos tecnológicos” vai convertê-los numa verdadeira droga. 
No meu caso, sei que o uso das tecnologias me permite estudar mais, mas que a minha saúde vai diminuir. Sei, sobretudo, que isto vai causar muitos danos nos meus olhos. A minha mãe costuma dizer: “A aprendizagem é contínua. Consegues estudar diariamente sem estar sempre a usar as tecnologias. Hoje podes ser mau, mas, com esforço, podes avançar de dia para dia. No entanto, se cansares os teus olhos e a miopia piorar, nunca vais conseguir reverter a situação.” 
Portanto, com base no meu caso, vemos claramente os danos que os aparelhos tecnológicos podem provocar. Então, o meu conselho é: utilize esses aparelhos moderadamente e arranje tempo para garantir um estilo de vida saudável. 
 
Aluno do 10.º ano (nível B1)