Clube MAR - Mentes Felizes
Sessões de Mindfulness
Professora Alexandra Campas
Quartas-feiras
14H25 - 16h00
A criação de uma sala multi sensorial dirigida a toda a comunidade escolar, que visa o bem estar de cada um, funciona como um GPS para encontrar o equilíbrio emocional de acordo com cada momento. Tem um espaço que estimula a calma, outro que ajuda a libertar a tensão, outro que estimula os vários sentidos (com luzes, cheiros, música...)..
Com esta valência pretendemos aglutinar várias ações no desenvolvimento das competências sociais e emocionais (com alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos), em torno de um conceito amplo de bem-estar.
O objetivo unificador vai permitir que esta proporcione atividades de promoção do sucesso psicossocial (diminuição da ansiedade, minimização de níveis de stresse) e educativo (motivação para o ensino/aprendizagem e melhores resultados académicos e laborais).
Fundamentando-nos em relatórios de anos anteriores, assim como em instrumentos de recolha de dados, qualitativos e quantitativos, como por exemplo: atas dos Conselhos de Turma, registos do gabinete disciplinar, dados fornecidos pela Direção do Agrupamento, entre outros.
Esta ideia é reforçada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quando estima que cerca de 20% de crianças e adolescentes apresentam, pelo menos, uma perturbação mental antes de atingir os 18 anos de idade e que muitas das dificuldades ao nível da aprendizagem, da atenção, da instabilidade psicomotora, do comportamento, da indisciplina e da violência, auto ou heterodirigida corresponderão a manifestações de um sofrimento emocional acentuado (Programa Nacional de Saúde Escolar, 2015).
O refletir globalmente e o agir localmente para transformar a educação num propósito de bem-estar, com qualidade de vida e saúde integral, ajuda a compreender a vida que merece ser vivida e pode vir a ajudar alunos, professores e funcionários a viverem melhor, a serem mais resilientes e felizes, com a consequente catálise positiva ao seu redor.
De forma a responder aos desafios da saúde escolar e atendendo ao problema que pretendemos dar resposta, este projeto baseia-se numa abordagem holística da saúde na escola, através de uma intervenção biopsicossocial no indivíduo (aluno, professor, funcionário).
As ações propostas incidem numa resposta de inovação através, por exemplo, da criação de um ambiente otimizado que ajude a melhorar a comunicação, as relações (rede de afetos) e as aptidões para a vida (soft skills) na escola (criação da sala “GPS Bem-estar”).