Critérios de avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1. Componente Presencial

Participação e assiduidade (40%)

Critérios:

Participação correspondente ao número mínimo de horas presenciais, equivalente a ⅔ do total de horas de formação.

"Check List" das evidências produzidas: Aceder aos sumários e verificar as atividades propostas.


2. Componente de trabalho: Site e Relatório de aplicação de conteúdos e reflexão (60%)

a. (10%) Colaboração

Elaboração de intervenções escritas nos diferentes locais digitais (site, Drive, lista de distribuição (fórum), etc. disponíveis na área criada especificamente para a ação de formação.

b. (40%) Trabalhos + Site (Portefólio digital)

Construção de um site (portefólio digital) pessoal com as actividades propostas e trabalhadas ao longo das sessões de formação.

c. (10%) Reflexão crítica

Pretende-se que realize um relatório final de reflexão escrita sobre a sua experiência formativa.

Este relatório deve ser objetivo e de carácter pessoal.

Toda a informação sobre o relatório em Sobre o relatório de Reflexão Critica


Frases retiradas aleatoriamente a partir dos relatórios de reflexão crítica:

A ação de formação foi concretizada com sucesso e foi além das expetativas que tinha definido inicialmente. Volto a salientar que o êxito desta ação deve-se fundamentalmente ao perfil do formador e à disponibilidade evidenciada ao longo das sessões.

Em termos pessoais, a frequência desta ação de formação, foi sem dúvida uma experiência extremamente enriquecedora e desafiante.

O desenvolvimento das sessões foi muito positivo, sendo os conteúdos compreendidos e aplicados devido às qualidades do formador, que classifico de excelentes, nomeadamente, o poder de comunicação, relação estabelecida com os formandos, nível de conhecimento demonstrado, fomento e troca de experiências.

O formador conseguiu manter um clima de descontração, tendo muitas vezes comentários agradáveis para aligeirar quaisquer medos de errar, ou de não saber fazer.

Criar um site e utilizar o Google Meeting foram os pontos altos de uma formação em que as horas passaram sem se dar por isso.

O trabalho dos formandos foi sempre partilhado em grupo o que se torna enriquecedor.

Gostei muito desta formação. Durante o processo foi duro e apelativo. No final fica uma sensação de trabalho desenvolvido e realizado.

O ambiente em cada sessão foi descontraído e motivador. Os formandos puderam intervir sempre que tinham dúvidas e questões e o formador foi solícito e facilitador.

A partilha de experiências e saberes entre colegas foi também determinante para esse enriquecimento.

O formador teve em consideração a heterogeneidade do grupo, quer em relação à origem dos formandos quer do seu conhecimento em relação aos assuntos abordados, o que permitiu que a ação fosse do agrado de todos.

Foi bom percebermos que os nossos receios são os receios dos nossos colegas, que as nossas angústias e frustrações, são partilhadas por todos.

O ambiente de descontração e simpatia que incutiu entre todo o grupo de formação foi efetivamente uma mais-valia e refletiu-se no próprio relacionamento entre os formandos.

Antes de frequentar a acção as minhas expectativas iniciais não previram que este curso viesse a ter tanta utilidade para mim e que viesse a proporcionar uma melhor preparação para construir um projeto de escola (site) que terá como propósito difundir as Artes Visuais no meu Agrupamento.

Considero que todo o material/documentos de apoio fornecidos pelo formador foram bastante importantes para a compreensão de todos os conteúdos da acção e que houve uma boa adequação entre os objetivos, os conteúdos e a metodologia utilizada.

Conseguiu chegar a todo o grupo, esclarecendo todas as dúvidas que iam surgindo, bem como nos ia aliciando para irmos um pouco mais além nos nossos conhecimentos e prática.

As sessões on-line foram para mim uma novidade. O formador, tanto nas sessões online como nas presenciais, apelou e motivou para a pesquisa sobre outros conhecimentos do mundo da imagem; soube despertar a curiosidade...

Conseguiu transmitir imensos conhecimentos sobre a arte de fotografar e sobre os benefícios e a eficiência das ferramentas colaborativas através uso do G Suite for Education.

Relativamente aos recursos didáticos disponibilizados pelo formador, considero que foram fundamentais para o bom funcionamento da ação de formação.

O formador fez um trabalho de qualidade. Conduziu a acção com experiência e conhecimento. Tenciono voltar, caso o formador seja o mesmo.

O ambiente em cada sessão foi descontraído e motivador. Os formandos puderam intervir sempre que tinham dúvidas e questões e o formador foi solícito e facilitador.

Vivian Maier - Um documentário muito interessante de 2013 candidato aos Oscares: