Tem como objetivo envolver ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano. Integrar a comunidade local nas ações e interagir com os parceiros. Incentivar os alunos a terem uma maior consciência em relação ao oceano, estimulando-os a criar laços afetivos com o mar e a traduzir os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas que sirvam de impulso à construção de uma sociedade mais azul. Promover o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos, bem como uma visão integrada e holística do oceano. Cruzar diferentes áreas do saber, numa aprendizagem transversal, inovadora e criativa.
Integra outros projetos como por exemplo "O mar começa aqui" e "Do Mar para a Terra".
São competências do eco-delegado de turma:
a. Ser porta-voz dos alunos da turma, representando a mesma;
b. Dar a conhecer problemas que afetem a escola, nomeadamente no que se refere ao ambiente e colaborar com os professores coordenadores dos Ecodelegados na resolução dos mesmos;
c. Transmitir à turma informações referentes aos projetos ambientais desenvolvidos na escola e incentivar a turma a participar nos mesmos;
d. Sensibilizar a turma para a adoção de hábitos que promovam a sustentabilidade.
Integra outros projetos como o "Programa Ecovalor" a "Escola Eletrão" e o "Sarah Trading Projet".
O lugar onde vivemos é o modo universal de nos localizarmos todos na Terra que é só uma e que temos de preservar para o futuro. Um Agrupamento de escolas é um sistema composto por factos diversos que interagem entre si e se alteram constantemente, mas cuja vivência conjunta é dificultada pela coexistência em espaços física e geograficamente distintos. O principal objetivo deste projeto é unir toda a comunidade escolar do Agrupamento. Para tal, vão ser dinamizados projetos que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tal como vêm sendo realizado através de atividades das diversas áreas disciplinares, com grande ênfase na inclusão, envolvendo de forma muito próxima os alunos da Unidade de Multideficiência que funciona na EBS da Bemposta. A carrinha também será uma forma de divulgar e incentivar à participação nos vários projetos do Agrupamento.
Desenvolver projetos com escolas de outros países.
Rede de escolas associadas da UNESCO: Participar, através de várias iniciativas e sua divulgação (no site do projeto e na plataforma ASPnet) na Rede de Escolas Associadas da UNESCO e nas prioridades da UNESCO - projetos que expliquem o funcionamento da ONU e da UNESCO/ As preocupações mundiais e o papel das Nações Unidas: Objetivos de Desenvolvimento. Divulgar a UNESCO e o património mundial. Desenvolver parcerias (escolas da rede UNESCO, cátedras UNESCO) e participar em projetos.
O Erasmus+ é o Programa europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027 e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.
A Acreditação do Agrupamento como "Escola Acreditada Erasmus no domínio escolar" tem por base 3 objetivos:
Objetivo 1 - Promover o desenvolvimento profissional docente no âmbito da capacitação digital, inovação metodológica, trabalho colaborativo, domínio de línguas estrangeiras e avaliação pedagógica;
Objetivo 2 - Promover a mobilidade internacional dos alunos para uma participação inclusiva no Espaço Europeu de Educação e fomento de uma cidadania ativa;
Objetivo 3 - Transversalidade das artes no currículo: desenvolver um pensamento cultural, estético e educacional na comunidade educativa.
Os alunos e professores envolvidos em projetos de mobilidades Erasmus+ dispõem de sessões de preparação linguística em inglês. Nestas sessões são realizados os testes de proficiência linguística da plataforma OLS.
Online Language Support (OLS) é o serviço gratuito disponibilizado pela Comissão Europeia para apoio linguístico aos participantes em mobilidade.
Conscientes da importância que as artes e a potencialização dos processos criativos e participativos podem assumir na formação estética, crítica e social dos nossos alunos, surge o Projeto Cultural do Agrupamento de Escolas da Bemposta em parceria com o Plano Nacional das Artes. Este projeto tem como objetivo promover novas experiências culturais na comunidade e dar visibilidade às atividades/projetos dinamizados pelo Agrupamento, criando espaços e momentos de partilha, fruição e vivência estética.
Valorizando-se a arte, a cultura e o património cria-se uma aproximação ao contexto territorial, social e cultural, estabelecendo-se uma aproximação à comunidade.
Atualmente existem 897 clubes de Ciência Viva na Escola e 4 deles são nossos!
Pretende-se implementar uma metodologia de construção coletiva do conhecimento numa abordagem flexível e integrada do currículo, promovendo competências socioemocionais nos alunos, relacionando os conteúdos com o quotidiano da escola e fora dela; na nossa visão o currículo não é algo estático mas pelo contrário é algo em contínua construção e interação com o mundo real e complexo; pretende-se criar uma abordagem multifacetada do conhecimento promovendo uma maior interdisciplinaridade, contextualização e transdisciplinaridadeassegurando a livre comunicação entre todas as áreas.
O Plano Nacional de Cinema 2021-2030 é uma iniciativa das áreas governativas da Cultura e da Educação ao abrigo do Despacho 65/2022, de 5 de janeiro, operacionalizada por uma equipa de trabalho que integra elementos da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP-MC), do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Direção-Geral da Educação (DGE).
É missão do PNC criar junto do público escolar as condições para que possa desenvolver-se o gosto pelo cinema, valorizando-o enquanto forma de arte, e promover um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais.
«O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus+ da União Europeia e tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às TIC.
A ação eTwinning foi criada para dar às escolas a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos. Pretende-se promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.»
in http://etwinning.dge.mec.pt
Nova página eTwinning: https://www.etwinning.pt/site/
O Desporto Escolar é uma atividade de complemento curricular, está definido no Decreto-Lei n.º 95/91, de 26 de fevereiro, na sua atual redação, como o conjunto das práticas lúdico-desportivas e de formação com objeto desportivo desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade de participação e de escolha, integradas no plano de atividade da escola e coordenadas no âmbito do sistema educativo, desenvolvendo as suas atividade nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e nas escolas do ensino secundário.
A Promoção de Educação para a Saúde do Agrupamento aborda áreas ligadas à saúde mental e prevenção da violência, educação alimentar e atividade física, comportamentos aditivos e dependências e afetos e educação para a sexualidade, promovendo o desenvolvimento nos alunos de competências que lhes permitam adotar estilos de vida saudáveis, conscientes e responsáveis.
O projeto será implementado em articulação com o Projeto Educativo do Agrupamento, numa lógica de transversalidade e transdisciplinaridade adequada aos diferentes níveis etários.
DECOJovem é um programa de educação do consumidor promovido pela DECO, dirigido às escolas, do qual a nossa escola faz parte.
"Os professores das escolas aderentes podem contar com a DECOJovem enquanto estrutura de apoio, fonte de informação e formação, centro de recursos e um sítio para divulgar os projetos na área da Educação do Consumidor. Podem, ainda, usufruir do enquadramento técnico e institucional da DECO e com as vantagens do trabalho interdisciplinar e em rede: para trocar de ideias e práticas, para partilhar informação e para se envolverem em projetos. Pretende-se que as Escolas DECOJovem promovam e partilhem projetos inovadores e transdisciplinares no âmbito da temática da defesa do consumidor.
Todas as escolas aderentes têm a possibilidade de desenvolver atividades e projetos na área do consumo, de acordo com o curriculum escolar e dos diferentes níveis de ensino e cujo objetivo seja o de promover a formação de crianças e jovens esclarecidos, críticos e responsáveis nos seus atos de consumo."
No site do projeto é possível encontrar as atividades que são desenvolvidas ao longo do ano bem como os concursos propostos.