A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação ou movimento, podendo ter as mais variadas formas possíveis. A energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo e a que talvez mais conheças. Ela é causada pelo movimento de cargas elétricas no interior de materiais condutores. Já notaste a quantidade de coisas ao teu redor que funcionam com eletricidade?
Coloca a pilha entre os terminais do LED e aperta bem entre dois dedos. Se colocares o terminal positivo (Ânodo) na face negativo da pilha o LED não acende. O LED só acende quando existe um contato entre ambos os positivos e os negativos da pilha e do LED.
Coloca o terminal positivo do LED em contato com o pino positivo da pilha. Depois, por breves segundos, coloca o terminal negativo do LED em contato com o pino negativo da pilha.
Sentes o LED a diminuir de luminosidade e a aquecer? Quebra o contato com a pilha. De outra forma vais acabar por queimar o LED.
Numa folha de papel, desenha com um lápis de grafite um pequeno retângulo (2cm x 0,5 cm) e preenche-o totalmente. É importante que seja um lápis de grafite ou carvão.
Com um cabo ficha de crocodilo, liga uma pinça ao positivo da pilha de 9V e a outra pinça ao positivo do LED.
Com um outro cabo ficha de crocodilo, liga uma pinça ao negativo da pilha.
Coloca o terminal negativo do LED sobre o retângulo, perto de uma extremidade. Com a outra pinça do cabo ficha de crocodilo coloca-o na extremidade oposta do retângulo.
Vai arrastando o cabo sobre o retângulo. O LED vai aumentando de luminosidade à medida que se aproxima do seu terminal positivo e perdendo luminosidade sempre que se afasta. O retângulo está a funcionar como uma resistência à passagem da corrente elétrica.
Alunos do 5ºC a realizar a experiência 3 (simular uma resistência).
Vamos criar um circuito semelhante ao apresentado no esquema. Para isso usamos uma placa de ensaio (breadboard), que é uma placa com furos (ou orifícios) e ligações condutoras para a montagem de circuitos elétricos experimentais.
A breadboard consiste numa base de plástico, tendo na parte superior centenas de orifícios onde são encaixados os componentes. Na parte inferior estão instalados contactos metálicos que interligam eletricamente os componentes inseridos na placa. Os orifícios das partes exteriores (linha azul e vermelho) estão ligados verticalmente e é onde decidimos qual será o positivo ou o terra. Os da matriz do meio estão ligados horizontalmente, apresentando dois grupos distintos separados por uma fenda.
Consegues usando o LED e a resistência, ligados com os jumper wires, criar o circuito?
Este é o "desenho" final do circuito com um LED e resistência. Conseguiste-te?