O AE Barcelos utilizou a ferramenta SELFIE para encontrar os pontos fortes e necessidades das escolas que o constituem. Foi aplicado um questionário a todos os docentes, por níveis de ensino, para recolher, entre outras, a opinião dos docentes no que diz respeito aos recursos digitais de que dispomos.
O resultado deste questionário foi a base para a elaboração do Plano de Ação e Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), que está a ser implementado no Agrupamento.
A SELFIE (sigla de, «Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies» [Autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz através da promoção da utilização de tecnologias educativas inovadoras]) é uma ferramenta gratuita concebida para ajudar as escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação. A SELFIE tem uma base sólida na investigação e foi desenvolvida com base no quadro da Comissão Europeia para a promoção da aprendizagem na era digital nas organizações educativas.
A SELFIE recolhe, de forma anónima, as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na sua escola. Esta recolha é feita com recurso a breves afirmações e perguntas e a uma escala de resposta simples de 1 a 5. As perguntas e as afirmações demoram cerca de 20 minutos a preencher.
Com base neste input, a ferramenta gera um relatório, ou uma imagem («SELFIE» :-)), dos pontos fortes e dos pontos fracos da escola em termos da sua utilização das tecnologias.
A SELFIE está disponível para todas as escolas, de todos os níveis de ensino, da Europa e não só, em mais de 30 línguas. Pode ser utilizada por qualquer escola e não apenas pelas que tenham níveis avançados de infraestruturas, equipamentos e utilização de tecnologias.
Como funciona?
(veja os passos de funcionamento da SELFIE)