A formação, dirigida pelo nosso Embaixador Digital, na qual participaram os elementos que integram as equipas de desenvolvimento digital dos vários Agrupamentos de Escola / Escolas Não Agrupadas (AE/ENA) dos Concelhos de Barcelos e Esposende, foi o ponto de partida para a conceção do PADDE.
Cada AE/ENA elaborou o seu PADDE, com base nas nos resultados do relatório da SELFIE, tentando colmatar as necessidades e reforçar os pontos fortes.
As inúmeras sugestões, que todos os participantes fizeram e o trabalho colaborativo que se verificou nas várias sessões da formação, foram fundamentais para a adequada criação deste documento orientador, que estará em constante remodelação à medida que outros resultados sejam apurados.
Na tarde do dia 27 de outubro de 2021, decorreu no Auditório do Campus do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), a apresentação oficial de todos os PADDE, junto da comunidade educativa e dos restantes parceiros.
Infraestrutura, equipamento e apoio técnico
Existência de infraestruturas adequadas, fiáveis e seguras (como equipamentos, software, recursos de informação, ligação à Internet, apoio técnico ou espaço físico), que podem permitir e facilitar a inovação no ensino, na aprendizagem e nas práticas de avaliação.
Recursos digitais
Seleção, criação, e utilização de recursos digitais para apoiar práticas pedagógicas adequados aos objetivos dos processos de ensino e de aprendizagem. Gestão, proteção e partilha responsável de recursos respeitando direitos autorais.
Ensino e aprendizagem
Utilização das tecnologias digitais para melhorar as estratégias de ensino e de aprendizagem.
Práticas de avaliação
Utilização de tecnologias digitais na avaliação das aprendizagens, na análise dos resultados e consequente feedback para os alunos, de forma eficaz e com resultados diretos na sua aprendizagem.
Promoção da competência digital dos alunos
Conjunto de aptidões, conhecimentos e atitudes que permitem a utilização eficaz, criativa e crítica das tecnologias digitais por parte dos alunos.
Envolvimento e desenvolvimento profissional contínuo
Analisa se a escola facilita e investe no desenvolvimento profissional contínuo, que pode apoiar o desenvolvimento e a integração de novas formas de aprender e de ensinar, que exploram as tecnologias digitais para obter melhores resultados de aprendizagem.
Liderança
Papel das lideranças na integração das tecnologias digitais na escola e na sua utilização eficaz no trabalho desenvolvido na organização.
2021-2023
2023-2025