Psicologia e Mediação Escolar

Avaliação Psicológica/Apoio Psicológico e Aconselhamento

A Avaliação Psicológica tem como objetivos identificar e analisar as causas do insucesso ou da desadaptação, bem como explorar os recursos e as potencialidades individuais e do contexto, com vista a traçar respostas educativas mais adequadas. 

O Apoio Psicológico e o Aconselhamento  visam a promoção do bem-estar e da saúde psicológica, contemplando intervenções mais continuadas e sistémicas ou mais pontuais em resposta a uma situação de crise. 

Neste âmbito contamos com recurso a parcerias externas de apoio especializado, em particular na valência de pedopsiquiatria.

Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional tem subjacente o autoconhecimento e o desenvolvimento vocacional dos intervenientes para tomada de decisão no que concerne a carreira.

O processo de autoconhecimento alicerçado em metodologias apreciativas constitui uma aposta facilitadora para que os alunos descubram as suas qualidades, identificando o que é mais importante na sua vida e reconhecendo quais as atividades em que preferem ocupar o tempo ou aquelas em que se sentem profundamente envolvidos. 

De clarificar que o conceito de carreira refere-se ao desenho do projeto de vida  acontecendo num ajustamento dinâmico e contínuo ao ritmo do desenvolvimento pessoal e das oportunidades que se afiguram mais concretizáveis e ajustadas a cada momento. 

Aprende-se ao longo da vida e ao longo da vida se faz a gestão de objetivos, atitudes, habilidades, conhecimentos, interesses que são mutáveis e subentendem não só adaptação, mas sobretudo transformação face ao mundo e aos contextos de interação.

No contexto de intervenção técnica e especializada da Psicologia da Educação no contexto escolar, a Orientação Vocacional beneficia dos paradigmas da Aprendizagem ao Longo da Vida, do Desenvolvimento de Carreira e da Psicologia Positiva. 

Apoio Psicopedagógico e Consultoria

O Apoio Psicopedagógico e a Consultoria assentam no trabalho colaborativo com os educadores, os professores e as equipas pedagógicas no desenho de práticas e na implementação a estratégias de coping face ao ensino-aprendizagem, ao estabelecimento de objetivos, à motivação dos alunos e a outros desafios. 

Cabe também aqui o suporte emocional aos educadores, aos professores e ao pessoal não docente e o apoio ao autocuidado na preservação da sua saúde física e psicológica.

Neste âmbito, inclui-se ainda o apoio aos alunos e às famílias em situação de maior fragilidade, nomeadamente gestão de múltiplas tarefas, situações de stress, manifestações de ansiedade e alterações de comportamento, através da promoção de estratégias psicoeducativas mais ajustadas e eficazes. 

Link's úteis

Portal "eu sinto-me" com informações e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-Estar

eusinto.me/ 

Escola Saudávelmente

escolasaudavelmente.pt/