Exposição baseada na pesquisa do núcleo de Mafra da URAP (União dos Resistentes Antifascistas Portugueses) sobre ex-presos políticos do concelho de Mafra, a partir da qual os alunos, do 2.º Ciclo (HGP), elaboraram fichas biográficas por freguesias.
O ex-preso político Eugénio Ruivo, residente no concelho de Mafra, partilhou a sua experiência aquando da sua prisão, pela PIDE, com os alunos da escola sede, da EB Malveira e da EB S. Silvestre.
Nestas sessões, as turmas puderam ouvir relatos sobre o regime da ditadura que vigorava antes da Revolução dos Cravos (a ausência de liberdade de expressão, a proibição de direitos fundamentais, a pobreza excessiva e as regras sociais demasiado restritivas); conhecer o motivo que levou à prisão de Eugénio Ruivo e pormenores da tortura a que os presos eram sujeitos. Foram apresentadas diversas imagens representativas de momentos importantes, tanto para o povo português como para todos aqueles que foram libertados após a revolução.
Alguns alunos do 12.º Ano realizaram entrevistas, a partir de um guião, elaborado na disciplina de História, sobre a vivência e as memórias associadas ao período da ditadura e ao 25 de Abril.