1 de outubro
22 a 25 de outubro
Dezassete alunos das turmas do 6.º ano da Escola Básica Fernando Caldeira,
selecionados pelos respetivos professores de Educação Visual, participaram na criação de um mural na semana de 22 a 25 de outubro.
A iniciativa resultou de uma articulação entre o Município de Águeda, no âmbito da promoção dos projetos de capacitação dinamizados pelo Centro de Artes de Águeda, e o Agrupamento de Escolas de Águeda através do Plano de Artes, fortemente implementado neste Agrupamento de Escolas.
Com base na temática “Escola: Que futuro?”, o artista convidado para orientar os trabalhos, Tiago Hesp, começou por dar a conhecer aos alunos a sua atividade profissional. Seguidamente e a partir de um exercício de brainstorming, convidou os alunos a uma reflexão sobre a temática a fim de apresentarem as suas ideias para o mural.
Ao longo das sessões, Tiago Hesp proporcionou aos alunos a aplicação de várias técnicas artísticas e criadoras, tais como o recorte, a pintura e a colagem, para a elaboração do pré-projeto.
Finalmente foi possível concretizar o projeto, que pode ser contemplado por todos, na entrada da escola.
4 de novembro
MOTIVADOS PARA A ARTE
A convite do Projeto Cultural de Escola, alunos da E.B. Fernando Caldeira participaram num “Encontro com…” o caricaturista e professor José Paulo Caetano, no auditório da escola, realizado a 4 de novembro.
Num primeiro momento, os alunos entrevistaram o artista para o conhecerem melhor: início da sua carreira, inspiração para criar, conselhos para novos caricaturistas, reações do público aos seus trabalhos, etc.
Após esta conversa inicial, o caricaturista mostrou como se faz um autorretrato, pedindo aos alunos que, passo a passo, desenhassem o seu próprio rosto. Aos poucos, surgiram, nas folhas brancas, autorretratos e caricaturas.
No final do encontro, os participantes mostraram-se surpreendidos com o resultado das suas produções artísticas.
( Esta notícia foi redigida pelos alunos da TFC04, no âmbito da atividade “Diário de Escritas com a BE”.)
Nesse mesmo dia, as crianças do JI de Águeda interagiram com o caricaturista e realizaram aprendizagens, seguindo as instruções e criando a sua própria caricatura.
Os retratos criados pelos alunos durante o encontro serviram de mote para o "Diário de Escritas com a BE", que resultou no livro digital:
A turma TFC04 juntou as suas caricaturas nesta apresentação:
4 de dezembro
NI FERNANDES VEM À ESCOLA
No dia 4 de dezembro, a atriz Ni Fernandes encontrou-se com alunos da E.B. Fernando Caldeira, no Auditório Professor Carlos Coelho.
Este encontro foi organizado pelo Projeto Cultural de Escola e destinou-se a alguns alunos do 4.º ano e do 2.º ciclo. Durante o evento, a atriz respondeu a questões sobre a sua vida pessoal, profissional e artística.
Ni Fernandes desafiou os presentes a fazer jogos de dramatização, reação, concentração e memorização. Os alunos participaram com muito interesse e alguns demonstraram vontade de seguir o sonho da representação.
(Notícia redigida pelos alunos da turma TFC01, em articulação com a Biblioteca Escolar)
Após o encontro com a atriz Ni Fernandes, os alunos das turmas 5.ºA, 5.ºE e 6.º C foram desafiados, numa sessão de "Diário de Escritas com a BE", a refletir sobre vantagens e desvantagens da profissão apresentada e escreveram textos de opinião subordinados ao tema: "Ator: ser ou não ser".
20 de janeiro
No âmbito do nosso Projeto Cultural de Escola, cujo objetivo primeiro é promover o encontro com artistas de diferentes áreas, valorizando a sensibilidade estética e artística, recebemos, no dia 20 de janeiro, o coletivo viseense A Voz do Rock composto, na sua maioria, por octogenárias/os, contrariando o preconceito da idade e de que o rock não é para todos, e apresentando, desta forma, uma imagem positiva do envelhecimento.
Ao longo dos seus quase onze anos de existência (apesar de ter começado por ser um projeto de apenas seis meses), este grupo, que celebra a vida e a música, já atuou em diversos programas de televisão, na Casa da Música, no Teatro Viriato (não só num concerto especial com o baterista Kalú em tributo aos Xutos e Pontapés, mas também com Beatriz Rodrigues, Katari e Xana, três pesos pesados do rock português no feminino), em comemorações do Dia Internacional do Idoso em vários municípios, e ganharam o prémio Boas Práticas de Envelhecimento Ativo atribuído pela CCDRC, em 2019.
"Viver todos os dias como se fosse o primeiro" e o "rock também é nosso" são os lemas dos A Voz do Rock que deram uma aula diferente e bastante animada a dez turmas do 2.º ciclo da Escola Básica Fernando Caldeira. "Só mais uma" foi um pedido repetido, tanto na sessão da manhã como na sessão da tarde, tendo terminado ambas com sessão de autógrafos, conversas e abraços aos "avós".
O amor, a vida, a alegria e o respeito são temas intemporais e intergeracionais que fizeram do dia 20 de janeiro, sem dúvida, "UM DIA FELIZ"!
22 de janeiro
No passado dia 22 de janeiro, decorreu no Centro de Artes de Águeda, a Cerimónia de Entrega de Prémios de Valor e Excelência relativos ao ano letivo de 2023/2024, conforme o disposto do Art.º 7.º do Estatuto do Aluno e Ética Escolar, consagrando a importância de “tornar patente o reconhecimento de aptidões […] que tenham evidenciado valor e excelência no domínio cognitivo, cultural, pessoal ou social”.
A organização do evento esteve a cargo da Direção do Agrupamento em articulação com a Equipa do Projeto Cultural de Escola e contou com as intervenções da Sr.ª Vereadora da Educação, Dr.ª Marlene Gaio, e do Diretor do Agrupamento, professor Paulo Pimentel, que agradeceu a presença de entidades convidadas e saudou todos os premiados e respetivos encarregados de educação presentes.
A apresentação da cerimónia esteve à responsabilidade dos alunos Guilherme Baptista (6.º A) e Manuel Amaro (6.º J) que, para além de orientarem a entrega dos prémios aos alunos por parte dos seus professores e Diretor, foram também introduzindo os quatro momentos artísticos preparados por alunos e professores do Agrupamento: interpretação dos temas “La Feria” e “Esta cantiga quer viajar” (alunos do professor Luís Gonçalves); a apresentação dos temas “Somente o necessário” e peça em flauta “Love hurts” (coro de alunos das turmas A, B e D do sexto ano da professora Carla Gamboa); a encenação da vida e obra de Luís de Camões, no âmbito das comemorações do 5.º centenário do nascimento do “poeta da epopeia dos Descobrimentos” (alunos do 5.º B e do 6.º D, orientados pelas professoras Marisa Agostinho e Carmo Cupido) e a execução de uma dança com base no tema “Shake it off” (alunas do 6.º D).
23 de janeiro
No âmbito da comemoração do V Centenário do Nascimento de Camões, a Rede de Bibliotecas Escolares está a promover a iniciativa “Camões, Engenho e Arte”. Têm sido propostos às Bibliotecas Escolares alguns desafios, nomeadamente “Ler Camões”.
Em articulação com o Projeto Cultural de Escola do nosso Agrupamento, surgiu a iniciativa “Intercâmbio de Leituras”, que decorreu na Escola Secundária Adolfo Portela, numa parceria entre as 2 Bibliotecas Escolares. Neste âmbito, os alunos das turmas 5.º B e 6.ºD prepararam, nas disciplinas de Português e de Educação Musical, um apontamento cultural que incluiu uma apresentação da vida e obra de Camões, com declamação de poemas e momento musical de “Verdes são os campos”.
28 de fevereiro
Na passada tarde do dia 28 de fevereiro, todas as escolas e turmas do Agrupamento de Escolas de Águeda participaram no desfile de Carnaval Infantil promovido pela Câmara Municipal de Águeda.
A preparação do evento esteve a cargo da Direção do Agrupamento em articulação com a Equipa do Projeto Cultural de Escola e contou com a estreita colaboração dos professores das disciplinas de Educação Visual, Educação Musical, Educação Física e Educação Tecnológica, que orientaram os alunos na confeção de fatos e adereços assim como na execução de coreografias e cantorias.
Os cerca de 1400 alunos participantes vestiram fantasias alusivas à temática “Cinema infantil” e, juntamente com todos os outros participantes do concelho, desfilaram pelas ruas da cidade, trazendo animação à comunidade.
março
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, e inserido no Plano Cultural de Escola, o Agrupamento de Escolas de Águeda celebrou a Mulher Portuguesa Cigana com o projeto "OlhAr-te".
Algumas turmas iniciaram esta articulação nas aulas de Educação Visual, com o estudo do olho humano e desenharam vários olhos a carvão que, posteriormente, foram dispostos na forma de um olho gigante, pronto a olhar todas as pessoas com respeito e dignidade, e aberto, para que nele caiba o conhecimento sobre o outro e não o preconceito.
Os olhos (reais!) de toda a comunidade educativa podem focar a sua atenção na exposição criada pela Ribaltambição - Associação para a Igualdade de Género nas Comunidades Ciganas - "Se mudares o teu olhar, tudo pode mudar", na qual ficamos a conhecer mulheres ciganas que traçaram o seu próprio caminho. Tal e qual fizeram as nossas duas convidadas para uma conversa rica de afetos: as nossas queridas assistentes operacionais, D. Sandra e D. Marta.
Num auditório cheio, e com moderação da psicóloga escolar que iniciou com a explicação da simbologia da bandeira do Povo Roma, responderam às perguntas elaboradas nas aulas de Português sobre elas, mulheres ciganas, e o seu trabalho, sobre preconceitos e discriminações sofridas, sobre tradições ciganas e sobre os seus sonhos. A audiência, sempre de olhos e ouvidos bem abertos, saiu de coração cheio com esta partilha maravilhosa.
A D. Marta e a D. Sandra, para além de uma placa com o logótipo do Agrupamento oferecida pela Direção, receberam cada uma, pela mão de uma aluna e de um aluno, uma planta num vaso, simbolizando o cuidado diário que elas têm com nossas crianças.
Como diz a nossa Dr.ª Rosália "Hoje foi um Dia (muito, acrescentamos nós) Feliz!
ADN no CAA
junho
Numa articulação entre Cidadania, Português e Educação Visual, com o objetivo de promover o pensamento crítico, a expressão artística e o contacto com a criação contemporânea, nomeadamente, a a arte urbana, a turma F do 6.º ano participou na visita-oficina "Pintar a mudança", a partir da exposição ADN Digital, integrada no Projeto de Mediação Cultural do Centro de Artes de Águeda.
Daqui resultou um mural coletivo que será publicado numa galeria online, acessível através de um QR code, para que toda a comunidade possa pensar, em conjunto, sobre o que nos inquieta, o que queremos celebrar ou transformar neste mundo em que todas/os vivemos.
DANÇANDO COM A DIFERENÇA
junho
No âmbito do PCE, a nossa escola recebeu o Projeto "Dançando com a Diferença" que, durante uma semana, trabalhou com o 5.ºF, com o objetivo de promover a Inclusão Social e Cultural através da Dança Inclusiva, modificar a imagem social das pessoas com deficiência e conquistar espaços para a humana no universo profissional das Artes Contemporâneas. Com esta residência, pretendeu-se desenvolver o potencial criativo, produtivo e a valorização profissional dos grupos inclusivos, estimular o trabalho em equipa e a evolução das sociedades no sentido da valorização das capacidades e não discriminação das pessoas com deficiência, com a sua inclusão nos mais variados setores sociais.
O produto final deste projeto foi uma apresentação no auditório Prof. Carlos Coelho, bem como, uma ida à Escola Básica de Aguada de Cima. Parabéns a Todos!