Leitura Orientada
Leitura Orientada
A "Leitura orientada em sala de aula" tem o propósito de apoiar a progressão da leitura e escrita por parte dos alunos, utilizando obras escritas por diversos autores e que podem ser encontradas nas bibliotecas escolares.
1.º ano
Uns óculos para a Rita de Luísa Ducla Soares
O rouxinol e a sua namorada de Sidónio Muralha
Ler é divertido de Todd Parr
Olá, eu sou o Marvin e não tenho medo de nada de Dominique Mertens
O coelhinho branco de António Torrado
2.º ano
Conversas com versos de Maria Alberta Menéres
O macaco com rabo cortado e outras historias de António Torrado
A menina que detestava livros de Manjusha Pawagi
A bruxa Esbrenhuxa de Margarida Castel-Branco
3.º ano
A menina gotinha de água de Papiano Carlos
O aquário de João Pedro Mésseder
O gigante egoísta de Oscar Wilde
O menino eterno de José Jorge Letria
4.º ano
Rafaela de Margarida Fonseca Santos
Um ladrão debaixo da cama de Alice Vieira
Histórias do arco da velha de António Botto
Poemas da mentira e da verdade de Luísa Ducla Soares
O beijo da palavrinha de Mia Couto
A professora Vânia do 2º ano, turma B, do Centro Escolar de Meia Via utilizou a obra "A bruxa Esbrenhuxa", de Margarida Castel Branco, para fazer a leitura orientada em sala de aula. As bibliotecas do agrupamento disponibilizaram vários exemplares e os alunos foram lendo e explorando a obra na disciplina de português, utilizando a leitura e escrita. Na disciplina Teia de Saberes, os alunos fizeram a sua bruxa Esbrenhuxa utilizando a dobragem do chapéu de bruxa, a pintura e o recorte.
A professora Vânia do 2º ano turma B do Centro escolar de Meia Via, explorou o poema " NOMES" do livro " Conversas com Versos" de Maria Alberta Menéres. Cada aluno tentou encontra uma rima para o seu nome. Os alunos adoraram ler e aprender o poema e no fim gravaram o vídeo " porque é que me chamo...".
A turma do 4ME da professora Isabel Alves trabalhou a obra “Um ladrão debaixo da cama“ de Alice Vieira, nas disciplinas de Português e Teia de Saberes (com expressão plástica). O trabalho foi feito individualmente pelos alunos.
A turma do 4ME da professora Isabel Alves trabalhou a obra “O beijo da palavrinha“ de Mia Couto, nas disciplinas de Português e na Teia de Saberes (com expressão plástica). O trabalho foi feito individualmente pelos alunos.
A turma 2/4MF da professora Ana Pedro trabalhou as seguintes obras: “Um ladrão debaixo da cama “; “ A bruxa esbrenhuxa “ e ” O macaco de rabo cortado”, nas disciplinas de Português e Teia de Saberes (com expressão plástica), utilizando fichas de leitura. Este trabalho foi feito individualmente pelos alunos.
Os professores do 2º e 3º ciclos têm à sua disposição conjuntos de livros para fazer leitura, a pares, em sala de aula.
Os alunos do 6.º ano do agrupamento assistiram, no Teatro Virgínia, à apresentação do espetáculo de teatro "Os Piratas", numa encenação do Teatro da Meia Via. Um espetáculo que aliou o teatro e a literatura, num feliz encontro com o currículo escolar. Esta atividade serve de motivação à leitura da obra "Os Piratas", de Manuel António Pina, planificada para leitura orientada, no 2.º semestre. Este foi um espetáculo promovido pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE).
Os alunos do 9.º ano do agrupamento assistiram, no Teatro Virgínia, à apresentação do espetáculo de teatro "O Auto da Barca do Inferno", numa encenação da companhia Momento - Artistas Independentes. Um espetáculo que aliou o teatro e a literatura, num feliz encontro com o currículo escolar. Este foi um espetáculo promovido pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE).
As turmas de 5º ano do agrupamento foram convidadas a assistir à peça de teatro “O Príncipe Nabo”, protagonizada por uma dupla de atores sob a chancela da editora Areal, no contexto da disciplina de Português. Os alunos puderam contactar com uma forma diferente de abordar uma história, que terá continuidade na aula, com a leitura desta obra de Ilse Losa.
Trabalho interdisciplinar do conto tradicional Os Quatro Músicos, da coletânea de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete “Contos e Lendas de Portugal".
É através dos contos, das lendas e dos mitos... que entendemos o mundo em que vivemos e conhecemo-nos a nós próprios, enquanto pessoas singulares e inseridos numa comunidade.
Turma - 5F
Disciplinas envolvidas: Português, Tecniarte, Cidadania Digital e Educação Musical
Tarefas:
-Disciplina de Português: Leitura do conto “Os quatro músicos”, Criação do diálogo entre as personagens e dramatização;
-Disciplina de TecniArte: Construção das personagens;
-Disciplina de Educação Musical: Seleção do tema musical e performance musical em instrumental Orff;
-Disciplina de Cidadania Digital: Construção de um vídeo em Stop Motion, com digitalização das personagens e respetivos diálogos e integração da música.
Mantendo a sua aposta no domínio basilar que é a leitura, as bibliotecas escolares apresentam uma proposta para melhorar a fluência e a compreensão leitora dos alunos do 5º ano, através da criação e dinamização do Ginásio de Leituras. Este funcionará nas bibliotecas da ESAG (2ª feira) e CB (3ª feira e 5ª feira), com um máximo de 2 alunos por turma.
Curso Breve, Os Maias, ler, compreender e pensar o país, coordenado pelo professor António Carlos Cortez e organizado pela Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. Foi divulgado em reunião SABE e destinou-se aos professores do Ensino Básico e Ensino Secundário, O curso foi certificado pelo CFAE A23 como uma ação de curta duração.
O percurso da Literatura para a Infância e Juventude (LIJ) escreve-se em ligação com a História da sociedade e da civilização. Nesta oficina pretendeu-se explorar a evolução desta literatura e refletir sobre tendências contemporâneas, numa altura em que o mundo se tornou imprevisível.