Educar: o futuro nas nossas mãos
Que herança?
Educar: o futuro nas nossas mãos
Que herança?
Em 2023, o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque concretizou o sonho de afirmar as Jornadas de Educação da Guarda como um momento de inspiração para pensar a educação "fora da caixa".
Desafiados pela ousadia de servir a comunidade educativa, o distrito da Guarda e a região da Beira Interior, juntamos à oportunidade de formação e partilha de boas-práticas, a reflexão e o debate entre os profissionais de educação que, diariamente, contribuem para a formação de cidadãos conhecedores e competentes, detentores de habilidades e atitudes que lhes permitam enfrentar os desafios da vida de forma consciente, crítica, reflexiva e criativa e construir uma sociedade justa, equilibrada e sustentável.
A Guarda, Cidade Educadora, não poderia deixar de receber, em 2025, as III Jornadas de Educação da Guarda | Educar: o futuro nas nossas mãos. Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre "Que herança?" vamos deixar e qual o contributo para uma sociedade mais humanista, as jornadas de educação pretendem contribuir para aprendizagens "fora da caixa", partilha de ideias e práticas educativas de sucesso. Desejamos que as Jornadas de Educação da Guarda se afirmem como evento educativo de aprendizagem, de convívio entre diversos membros da comunidade educativa e de salutar debate de ideias.
Consolidando o trabalho em rede que estamos a desenvolver, as III Jornadas de Educação da Guarda mantêm o formato de co-organização entre o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, o Agrupamento de Escolas de Trancoso e, a partir do presente ano, com a Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Laços institucionais resultantes de opções de desenvolvimento curricular comum, organização do calendário escolar e partilha de boas práticas das estruturas educativas permitem, agora, avançar com o projeto conjunto das Jornadas de Educação da Guarda.
Damos, assim, continuidade ao compromisso de contribuir para o desenvolvimento do território onde nos inserimos, caraterizado pela interioridade e baixa densidade populacional onde a Educação pode assumir um papel determinante na fixação de pessoas. A Educação no nosso território deve assumir-se diferenciadora e constituir uma prioridade para a população, para os decisores políticos e educativos.
Nesta medida, mantemos a nossa missão de contribuir para a transformação e inovação das práticas pedagógicas da região. Importa pensar nos novos modelos de Educação, nas suas vantagens e desvantagens, no seu contributo para o desenvolvimento dos territórios, na sua atratividade e no seu potencial diferenciador. Uma comunidade com ousadia, com perspetiva de inovação, com planos de autorreflexão e melhoria constantes, contribui para uma sociedade mais dinâmica, confiante, empenhada e respeitadora.
As III Jornadas de Educação da Guarda são acreditadas nos termos do Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio.