PhD em Economia, é professora na Escola de Nutrição da Toronto Metropolitan University, Canadá, e pesquisadora do Centre for Studies in Food Security na mesma universidade. Cecilia é autora de diversos trabalhos acadêmicos e relatórios sobre a abordagem inovadora de políticas públicas e programas para segurança alimentar e nutricional no Brasil. Membro do Painel Internacional de Especialistas em Sistemas Alimentares Sustentáveis (IPES-Food) desde 2014, Cecilia foi a autora principal do relatório Unravelling the Food-Health Nexus: Addressing practices, political economy, and power relations to build healthier food systems (2017).
É funcionário público federal, como professor do Departamento de Letras Estrangeiras e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Possui doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP e pós-doutorado em Estudos Literários pela UFMG. Foi pesquisador adjunto do Centre for Globalization and Cultural Studies da Universidade de Manitoba, no Canadá, e coordenador do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL no biênio 2014-2016. Tem livros publicados tais como A enxada e a caneta (Humanitas, 2016 – como autor), Letramentos e mídias (Edufal, 2015 – como organizador) e Quem canta o Estado-nação?, de Judith Butler e Gayatri Spivak (Editora UnB, 2018 – como tradutor).
Filha e neta de Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, possui bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo e Relações Publicas) e Licenciatura em Letras. Doutora em Educação (Universidade Federal de Sergipe) e Mestre em Comunicação e Cultura (Ryerson University, Canadá). Atualmente é analista do Sesc em Sergipe. Documentarista, realiza videos participativos com mulheres indígenas, quilombolas e extrativistas, resgistrando o Bem Viver indígena [Sumak Kawsay], soberania alimentar, natureza, saberes e fazeres tradicionais. Integra os grupos de pesquisa do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (UFS), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Exclusão, Cidadania e Direitos Humanos (UFS), Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas e Núcleo de Estudos dos Marcadores da Diferença (USP), certificados pelo CNPq.
Filha de pais do sertão paraibano, onde também nasceu e recebeu seus primeiros ensinamentos de amor, coragem e resiliência. Há 36 anos em Sergipe onde vem contribuindo com pesquisas em Educação Ambiental, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, e projetos socioambiental em comunidades diversas. Possui formação em Administração de Empresas e Gestão de Empreendimentos Turísticos. Realizou o mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pesquisando educação ambiental, identidade e comunidades tradicionais. Atualmente coordena o projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe. É feminista, antirracista, mãe de três pessoas boas e avó da Amora e Violeta.
Nutricionista, doutora e Mestre em Saúde Pública pela USP, foi consultora internacional do Programa Mundial de Alimentos/ ONU na Colômbia. Trabalhou como consultora no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no tema de Direito Humano à Alimentação Adequada. Atualmente é docente do Departamento de Nutrição da UFS, coordenadora do Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Sergipe (OSANES) e subcoordenadora do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar.
Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2006), com Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2008) e Doutorado em Biotecnologia pela UFRN (2017). Docente do Departamento de Nutrição da UFRN na graduação e Pós-Graduação em Nutrição (PPGNUT). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Alimentação Coletiva (GPAC), atuando nas seguintes áreas e linhas de pesquisa: Nutrição em Alimentação Coletiva, com ênfase em Sustentabilidade na produção de alimentos/Refeições e Ciência de Alimentos.
Carioca, graduado em Comunicação Visual, pela Faculdade da Cidade, pós-graduado em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Planejamento e Gestão Ambiental, pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e mestre em Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), trabalha desde 2002 no Departamento Nacional do Sesc, atualmente como especialista em sustentabilidade.