Estamos recebendo propostas para o evento que iremos sediar na UFS, em parceria com University of Glasgow e Goucher College. As inscrições para apresentação de simpósios estarão abertas até o dia 31/05/22. Delimite um subtema relativo a “comunicando a sustentabilidade” e reúna mais 2 ou 3 participantes para 2 horas de apresentação.
As propostas devem ser enviadas para cscufs@gmail.com, contendo o eixo temático, o nome do/a coordenador/a e os resumos de cada apresentação. Cada pessoa inscrita terá oportunidade para apresentar apenas uma proposta de simpósio, mas poderá participar como apresentador/a também em outro simpósio.
Venha dialogar conosco!
Eixos temáticos
Mulheres e agroecologia: soluções brasileiras
Comunicação, sustentabilidade e consumo
Comunicação, saberes e fazeres para a sustentabilidade
Iniciativas institucionais para a sustentabilidade
Normas para o envio de resumos
Os resumos devem seguir as seguintes normas:
Título em caixa alta e centralizado
Nome(s) do(s) autor(es), seguido(s) da titulação e instituição
Resumo contendo entre 200 e 300 palavras
Palavras-chave: 3 a 5, separadas por vírgula
Texto justificado, com fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço simples
Arquivo nos formatos .doc, .docx ou .odt
Os resumos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. A apresentação do trabalho deverá ser feita na mesma língua usada no resumo.
Os resumos que não estiverem dentro das normas ou apresentarem redação inadequada serão recusados.
Modelo de resumo
ÉTICA, CONSUMISMO E SUSTENTABILIDADE: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA
Vanderlei J. ZACCHI (UFS)
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem desenvolver ao longo de suas etapas e modalidades (BRASIL, 2018, p. 7), tem por objetivo assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Das dez competências gerais estabelecidas pela BNCC como dimensões de desenvolvimento que asseguram os direitos à aprendizagem, este trabalho tem por foco a competência geral número 10, em que se espera do aluno “Agir pesssoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários” (p. 10). Ao olhar para publicações de livros didáticos em língua inglesa, este projeto analisa três pontos importantes: ética, consumo e sustentabilidade. Sustentabilidade socioambiental é um dos temas mais discutidos nas escolas e tem presença garantida nos livros didáticos. De acordo com o Guia Digital do PNLD 2020 de língua inglesa, a temática da sustentabilidade “é muito presente nas obras, tanto como tema central de unidades/capítulos como em discussões específicas sobre realidades locais e globais” (BRASIL, 2019, p. 29). A sustentabilidade compõe um dos “princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano” (BRASIL, 2019, p. 13). Levando-se em conta o que propõem a BNCC e o PNLD, essas questões podem ser abordadas em todas as disciplinas do ambiente escolar. O ensino e aprendizagem de língua inglesa certamente é parte importante desse processo, principalmente por estar inserido na área das linguagens. Isso se reflete nas várias atividades propostas nos livros didáticos de inglês e as quais analisaremos para demonstrar como os temas da sustentabilidade, consumismo e ética são abordados.
Palavras-chave: ética, livro didático, sustentabilidade, ensino de língua inglesa.