O Comitê Organizador do XXXI Curso de Verão do PPGMAT/UFPB convida a comunidade matemática a submeter propostas de minicursos a serem oferecidos durante o evento. Os minicursos são parte fundamental da Escola de Verão, proporcionando um espaço de formação e de difusão de diferentes áreas da Matemática, tanto em nível de Graduação quanto de Pós-Graduação, bem como promovendo a interação entre pesquisadores e estudantes.
As inscrições para submissão de propostas já estão abertas e podem ser realizadas através do seguinte formulário online:
👉 Formulário de submissão de minicursos
Professores: Wallace Sousa e Jacqueline Arancibia (UFPB)
Monitor: Antonio Fred Castro
Nível: alunos de pós-graduação e anos finais da graduação
Carga horária: 12 horas
Data: de 26 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026
Horário: 2a, 4a e 6a das 10h00 às 12h00
Local: Bloco didático do Departamento de Matemática
Ementa: Apresentaremos noções básicas de geometria algébrica (no caso complexo) com foco no plano projetivo, visando estudar a ação do grupo dos automorfismo do plano projetivo em curvas planas (tais como retas e cônicas).
Professores: Jamilson Ramos Campos (UFPB)
Nível: alunos de pós-graduação
Carga horária: 6 horas
Data: dias 2, 3 e 4 de fevereiro de 2026
Horário: em breve
Local: Bloco didático do Departamento de Matemática
Ementa: Neste minicurso apresentaremos uma construção do produto tensorial entre espaços de Banach e estudaremos suas propriedades algébricas e topológicas, quando munido com as normas projetiva e injetiva. Um breve estudo sobre a estreita relação entre a teoria de produtos tensoriais e a teoria de ideais de operadores entre espaços de Banach será também apresentado. Um curso introdutório ou regular de Análise Funcional é um pré-requisito necessário, mas não obrigatório, para uma melhor compreensão do minicurso.
Professor: Artur de Aquino Blois (UNICAMP)
Público-alvo: alunos de pós-graduação, pesquisadores
Carga horária: 8 horas
Data: 19 e 20 de fevereiro de 2026
Horário: em breve
Local: Bloco didático do Departamento de Matemática
Ementa: Dinâmica linear é um ramo da análise funcional que se dedica ao estudo do comportamento das órbitas de operadores lineares em espaços vetoriais de dimensão infinita. Neste mini-curso iremos apresentar definições básicas de dinâmica linear e iremos focar em dinâmica linear de operadores de composição para o espaço de Hardy-Hilbert de funções holomorfas do disco e apresentar algumas técnicas recentemente utilizadas na pesquisa atual.
Professor: Willian Hans Goes Corrêa (USP)
Público-alvo: alunos de pós-graduação, professores do ensino superior, pesquisadores
Carga horária: 6 horas
Data: 23 e 24 de fevereiro de 2026
Horário: das 14h às 16h
Local: Bloco didático do Departamento de Matemática
Ementa: Uma propriedade P de espaços de Banach é dita de 3 espaços (3SP) se sempre que
1) X for um espaço de Banach,
2) X possuir um subespaço fechado Y com P, e
3) o espaço quociente X/Y tiver P,
seguir que X também tem a propriedade P. Veremos alguns exemplos iniciais de 3SPs: separabilidade, reflexividade, ser isomorfo a ℓ1, a c0 ou a ℓ∞, e veremos um exemplo surpreendente de propriedade que não é 3SP: ser isomorfo a um espaço de Hilbert.
Professor: João Victor Araújo Pinto (UFRJ)
Público-alvo: alunos de pós-graduação, professores do ensino superior, pesquisadores
Carga horária: 4 horas
Data: 23 e 24 de fevereiro de 2026
Horário: das 16h às 18h
Local: Bloco didático do Departamento de Matemática
Ementa: Operadores de composição com peso constituem uma importante classe de operadores lineares que aparecem naturalmente em diversos contextos da Análise Funcional e Sistemas Dinâmicos Lineares. Neste minicurso, estudaremos aspectos dinâmicos desses operadores quando atuando sobre os espaços Lp(μ) e C0(Ω). Nosso foco será apresentar e discutir resultados de caracterização de propriedades dinâmicas, tais como caos distribucional e caos Li-Yorke. Além disso, apresentaremos problemas em aberto e possíveis direções futuras a se estudar nesse ramo.
Professor: Felipe Chaves-Silva (UFPB)
Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior, pesquisadores
Carga horária: 8 horas
Data: 2 a 13 de março de 2026
Horário: em breve
Local: Bloco didático do Departamento de Matemática
Ementa: As desigualdades de Carleman foram introduzidas em 1939 pelo matemático sueco Torsten Carleman como uma ferramenta para estabelecer propriedades de unicidade em EDPs Elípticas. Desde então, essas desigualdades têm desempenhado um papel fundamental em várias áreas da análise matemática, com aplicações que vão desde teoria qualitativa de EDPs até problemas de controle para EDPs.
A força das desigualdades de Carleman reside no uso de estimativas com peso que exigem hipóteses de regularidade muito fracas sobre os operadores envolvidos, em contraste com o famoso teorema de unicidade de Holmgren, que requer analiticidade das funções envolvidas. Essa flexibilidade tornou a técnica introduzida por Carleman uma das mais poderosas e versáteis na análise moderna.
Neste minicurso, apresentaremos as ideias fundamentais por trás das desigualdades de Carleman, discutiremos exemplos e aplicações clássicas e abordaremos, ao final, uma introdução ao uso dessas desigualdades no estudo de problemas inversos, em particular sua aplicação ao problema de Calderón, um problema inverso clássico que busca determinar a condutividade de um meio a partir de dados na fronteira.
Professor: Kennerson Nascimento de Sousa Lima (UFCG)
Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior, pesquisadores
Carga horária: 6 horas
Data: em breve
Horário: em breve
Local: Bloco didático do Departamento de Matemática
Ementa: A proposta desse minicurso é introduzir o conceito formal de simetria de um conjunto e, através de exemplos, abordar estas noções no contexto da Teoria de Lie, ferramenta bem consolidada em diversas áreas da Matemática, em especial, na Geometria Diferencial. Neste sentido, abordaremos de forma resumida, alguns conceitos preliminares envolvidos com o intuito de preparar as definições e exemplos de Grupo e álgebra de Lie, ação diferenciável de grupos, espaços quocientes e espaços homogêneos. Por fim, apresentaremos algumas propriedades geométricas importantes desses últimos espaços, dando uma noção de sua relevância na Geometria Riemanniana.
Professor: Geivison Ribeiro (UNICAMP)
Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação, professores e/ou pesquisadores do ensino superior
Carga horária: 7,5 horas
Data: 19 e 20 de fevereiro de 2026
Horário: em breve
Local: Bloco didático do Departamento de Matemática
Ementa: A Propriedade de Daugavet e suas variantes ocupam um lugar central na geometria dos espaços de Banach, conectando perturbações rank-one do operador identidade a fenômenos geométricos fortes. Entre essas variantes, a super Propriedade de Daugavet, introduzida recentemente, refina a teoria clássica ao exigir comportamento extremal em abertos relativamente fracos da bola unitária, produzindo consequências estruturais marcantes.
Este minicurso apresentará uma visão dos principais conceitos, resultados recentes e métodos ligados à super Propriedade de Daugavet. Serão discutidas as técnicas e os argumentos centrais desenvolvidos pelo autor em colaboração com Daniel Rodríguez-Vidanes (Universidad Complutense de Madrid) para resolver negativamente o problema da existência de espaços de Banach com base 1-incondicional que satisfaçam a super Propriedade de Daugavet, combinando geometria local bidimensional com resultados de representabilidade finita do tipo Odell-Schlumprecht. O minicurso será concluído com a apresentação de outros problemas em aberto e direções atuais de pesquisa na área.