Manual do Aluno

Prezado aluno (a),

Seja bem-vindo à Universidade Católica de Petrópolis.

Organizamos este Manual com o objetivo de fornecer a você, nosso aluno, informações úteis à sua orientação sobre atos e fatos da vida universitária.

Para outras informações, acesse o nosso site www.ucp.br e, em caso de dúvidas, entre em contato com a UCP enviando um e-mail para faleconosco@ucp.br ou ligue (24) 2244-4044.

Conhecendo a Universidade

Fundada em maio de 1953, a Universidade Católica de Petrópolis foi a primeira instituição de ensino superior instalada na cidade de Petrópolis. Começou com a criação da sociedade civil Faculdades Católicas Petropolitanas, por iniciativa do então Bispo Diocesano Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra. O primeiro curso oferecido pela nova instituição foi o de Direito, instalado em 1954 em um imóvel no bairro Retiro. Em 1956, com a aquisição do prédio onde funcionou, durante muito tempo, um dos mais requintados hotéis da região, o  Hotel Orleans , na Rua Barão do Amazonas, foi criada também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e, mais tarde, a de Engenharia Industrial.

Em 1961, a fusão das três faculdades resultou na fundação da Universidade Católica de Petrópolis. A instituição foi reconhecida pelo Decreto 383, de 20 de dezembro de 1961, publicado no Diário Oficial da União em 21 de dezembro de 1961. A universidade foi solenemente instalada em 11 de março de 1962 e, em seguida, experimentou uma forte expansão, com a abertura de novos cursos.

No final da década de 60, a universidade adquiriu as instalações do Colégio Notre Dame de Sion, na Rua Benjamin Constant, e levou para o espaço toda a sua administração e boa parte de seus alunos. No novo campus, fundou o Colégio de Aplicação, que tinha como finalidade propiciar campo de estágio e pesquisa aos alunos da Faculdade de Educação.

No início dos anos 70, a instituição tornou-se cartão postal da cidade com a inauguração do Relógio das Flores, em frente ao Conjunto Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, na Rua Barão do Amazonas. O espaço, criado por ocasião das solenidades de comemoração do Sesquicentenário da Independência, seria, mais tarde, um dos principais pontos de visitação turística da região.

Nessa mesma época, a universidade passou por grandes mudanças, destacando a aquisição do primeiro computador em 1974, com instalação do Centro de Processamento de Dados e a inauguração do Centro de Educação Física, em 1976. Os anos 80 trouxeram a conquista da concessão da Rádio UCP FM e mais tarde, a Fundação Cultural Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra.

A década de 90 marcou o reconhecimento da universidade por toda a comunidade. Entre os importantes projetos que tiveram a participação da instituição estão a assinatura de convênio entre a universidade e a Prefeitura para revitalização do Centro Histórico de Petrópolis e a integração da universidade ao projeto Petrópolis-Tecnópolis.

Ao longo de seus 61 anos de história, a UCP já formou mais de 20 mil profissionais em diversas áreas, e hoje oferece 22 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação, mestrados e doutorado.

Reitoria e Conselhos

A UCP é uma instituição comunitária de ensino superior e a sua gestão é conduzida por uma reitoria, órgão superior executivo, constituída pelo reitor, vice-reitor e pró-reitores (Acadêmico e Administrativo). Os conselhos superiores da Universidade são o Conselho Universitário (Consun) e o Conselho de Administração (Consad).

Regime Disciplinar

Você já verificou os direitos que tem. Desfrute da sua liberdade, mas não se esqueça que o seu direito vai até onde começa o do próximo. Na UCP quem não tiver atitudes adequadas ao ambiente universitário, pode sofrer penas como: advertência, repreensão, suspensão e desligamento. Aqui vão algumas das inflações disciplinares: atentar quanto a dignidade física e moral do corpo docente, discente e administrativo, dentro ou fora do recinto da Universidade; atentar contra o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas da Universidade; impedir o livre acesso de professores, alunos e funcionários às dependências da Universidade; promover ou apoiar indevida interferência na vida universitária, por parte de pessoas ou entidades estranhas à Universidade; utilizar-se de meios ilícitos nos trabalhos escolares e verificações de aprendizagem; violar o compromisso assumido na oportunidade da matrícula.

Todas as suas solicitações junto à UCP deverão ser online ou presencial, por escrito e protocoladas. É sua garantia. A UCP garante o seu direito; use-o dentro das normas escritas e à sua disposição. O Atendimento de Alunos dispõe de todas as normas e regulamentos além dos que lhe são entregues; consulte-os sempre que precisar.

Procedimentos Acadêmicos

Matrícula Inicial

A matrícula inicial vincula o candidato aprovado em processo seletivo. O estudante matriculado passa a fazer parte do Cadastro Geral da UCP e recebe um número (Registro Acadêmico - RA) que o identifica no decorrer de toda a vida universitária. No 1º período, o aluno é matriculado automaticamente em todas as disciplinas desse período, não sendo possível o trancamento de nenhuma delas.


Carteira de Estudante

Atualizamos a Carteirinha de Estudante para uma versão totalmente digital, trazendo mais praticidade de forma rápida, segura e gratuita.

A carteirinha digital da UCP já pode ser baixada na App Store, para iOS, e Google Play, para Android. A novidade é válida para novos alunos e veteranos dos cursos de graduação e pós-graduação (presenciais e EAD) da Universidade.


Virtual Aluno

O Virtual Aluno é o canal oficial de comunicação entre você e a UCP, onde se encontram todas as informações essenciais sobre sua vida universitária, bem como serviços que você poderá solicitar durante o seu curso. É no Virtual Aluno que você tem acesso a avisos da Universidade, de coordenadores e professores. Além disso, permite que você solicite requerimentos virtuais para emissão de declaração de passe, históricos, programas de disciplinas, material didático disponibilizado pelos professores, entre outros documentos. Por ele você faz também a movimentação de sua matrícula: inclusão, exclusão, troca de turma e tem acesso a horários, notas e frequência. Mantenha sempre seus dados cadastrais atualizados para que possamos nos comunicar com você.


Calendário Acadêmico

Todo o ano, a UCP publica no Virtual Aluno e no aplicativo UCP Mobile o calendário acadêmico, para que você organize sua agenda: nele constam os períodos recomendados para pré-matrícula, provas, os recessos e semanas acadêmicas. 


Prazos

Fique atento aos prazos que cada situação exige, observe: 

ATENÇÃO: Uma vez iniciado o semestre,  cessam todos os prazos para reclamação de registros referentes ao semestre anterior.


Componentes Curriculares

Os cursos possuem uma grade curricular onde constam as disciplinas obrigatórias, eletivas, e carga horária de atividades complementares, exigências que você deve atender para formar-se. É ainda um componente curricular obrigatório que deve ser observado, a participação no ENADE, quando convocado. 

Disciplinas:

É um conjunto de aulas, com um conteúdo pré-determinado, às quais os alunos assistem e sobre as quais eles são examinados, podendo ser aprovados ou não. As disciplinas obrigatórias são aquelas que constituem componentes curriculares a serem cumpridos obrigatoriamente pelos alunos matrículados no respectivo currículo. Já disciplinas eletivas são um conjunto de disciplinas não contante da grade obrigatória. Os currículos mais recentes exigem determinados números de créditos em disciplinas eletivas. Procure, quando for realizar sua matrícula, lista com oferta dessas disciplinas. Seu Centro Acadêmico indicará, a cada semestre, algumas destas para você cursar. Caso queira cursar uma disciplina de outro centro acadêmico, você deverá verificar se esta possui pré-requisito e neste caso, você pode ser impedido de cursá-la. Por pertencer ao currículo de outro curso, determinada disciplina, mesmo sem pré-requisito, pode exigir conhecimento anterior de conteúdo programático que você não possui. Procure orientação antes de matricular-se.

Pré e Co-requisito:

Pré-requisito é uma disciplina ou quantitativo de créditos que você tem que ter cursado para matricular-se em outras de períodos seguintes. Fique atento porque se você não passar num pré-requisito sua formatura poderá atrasar já que você não poderá matricular-se em disciplinas que dependam dele nos períodos seguintes. Algumas disciplinas têm que ser cursadas simultaneamente com outras; dizemos que são co-requisitos entre si.

Atividades Complementares:

As atividades complementares são um conjunto de atividades didático-pedagógicas, estabelecidas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que complementam a formação social e profissional do estudante: participação em cursos, palestras, eventos, atividades voluntárias, cívicas, representação estudantil, atividade profissional, participação em grupos de pesquisa, citando algumas práticas. Essas atividades correspondem a um componente curricular obrigatório. Os Coordenadores dos cursos, de acordo com regulamentos próprios, são responsáveis pela avaliação e validação das horas das atividades realizadas para que elas sejam incorporadas nos históricos escolares dos estudantes.

Todos os currículos exigem determinado número de horas a serem cumpridas em atividades complementares. Você poderá verificar e acompanhar o cumprimento da carga horária de atividades complementares correspondente do seu curso por meio do seu Histórico Escolar, no Virtual Aluno.

Estágio Supervisionado:

Correspondem à disciplinas obrigatórias cumpridas na instituição, sob orientação de um professor, e se diferenciam do Estágio in loco, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo dos estudantes. Os Estágios in loco é considerado pela Universidade como atividade complementar. Para isso, deve sempre ser avaliado e validado pela coordenação do curso.

Trabalho Final de Curso:

O trabalho final do curso, também conhecido como Trabalho de Conclusão do Curso, Projeto Experimental, Monografia, entre outros, é um tipo de trabalho acadêmico utilizado para a avaliação final dos Graduandos. O trabalho final do curso deve ser considerado um componente curricular obrigatório a ser realizado sob a supervisão docente e de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e os Projetos Pedagógicos dos Cursos.

ENADE:

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de Graduação, realizada pelo Ministério da Educação com a finalidade de aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais de seus respectivos cursos, suas habilidades e competências.

O Enade é aplicado aos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de Graduação com uma periodicidade máxima trienal, de acordo com o calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É acompanhado de instrumento de levantamento do perfil dos estudantes (questionário socioeconômico) e é considerado um componente curricular obrigatório dos cursos, devendo constar do histórico escolar de todos os estudantes a participação ou a dispensa da prova (Lei n° 10.861/2004 e Portaria Normativa do MEC nº 40/2007, republicada em 29/12/2010).

A identificação e a inscrição dos estudantes dos cursos convocados para o Enade é de responsabilidade da Instituição e a realização do Exame, quando convocado, é requisito obrigatório para a conclusão do curso.

Integralização do Curso:

A integralização do curso é o cumprimento ou a conclusão de todas as exigências curriculares. Os prazos mínimo e máximo para a integralização dos cursos de Graduação estão previstos em seus Projetos Pedagógicos.

O não cumprimento de todas as exigências curriculares dentro do prazo máximo para a integralização do curso acarreta o cancelamento da matrícula do estudante. Neste caso, o retorno ao curso somente é possível com a participação em um novo processo seletivo.


Programas de Disciplinas (Ementas)

Os programas das disciplinas dos vários cursos da UCP podem ser adquiridos no Virtual aluno e servem como instrumento de orientação sobre a matéria a ser lecionada e referencial bibliográfico. Os docentes são orientados a apresentá-lo no primeiro dia de aula. Devidamente autenticado e acompanhado do histórico escolar, o programa de disciplina serve também como comprovante da disciplina cursada.


Limite de Créditos

O crédito acadêmico corresponde a uma hora/aula (50 min) semanal durante um semestre letivo. Por exemplo, uma disciplina de 4 (quatro) créditos acadêmicos possui 4 (quatro) horas/aula semanal.

Os limites de créditos são definidos de acordo com a política de mensalidades da UCP.


Análise de Currículo

É o exame do currículo escolar do aluno, feito pela coordenação do curso ao qual o aluno intenciona cursar, para verificação dos créditos cumpridos e/ou a cumprir. Faz-se a análise do currículo quando algum aluno ingressa na UCP por ser portador de diploma de ensino superior, por transferência ou até mesmo por vestibular (pode ser algum ingressante que já tenha cursado outra faculdade). A análise do currículo pode ser pedida a qualquer época. Recomenda-se aos que cursaram matérias fora dos períodos normais, que peçam análise quando estiverem faltando dois semestres para o fim do curso; essa providência pode evitar graves prejuízos, tais como o de atraso da sua formatura.


Trancamento de Matrícula

É a desistência de cursar uma, algumas ou todas as disciplinas em que esteja matriculado. Se for trancamento de uma ou de algumas, é trancamento parcial, que só pode ser feito até o último dia antes do início das provas finais. Se for de todas as disciplinas, é trancamento total, e este pode ser feito até a data estipulada no calendário acadêmico. No caso de trancamento parcial não há devolução de créditos que terão que ser pagos até o final do semestre, salvo quando efetuado no período estipulado para alteração de matrículas. No trancamento total, você tem o compromisso de pagar a mensalidade até o mês de sua desistência. Fique sempre atento ao calendário escolar divulgado pela SERAC.


Troca de Curso

Se você não se adaptou ao seu curso, poderá solicitar troca para outro curso, sempre no início ou término do semestre eletivo, antes de efetuar a renovação de sua matrícula, desde que atendidas as condições: a) que haja disponibilidade de vaga e b) parecer favorável do CONAC respectivo.

A solicitação de troca deverá ser feita em período próprio divulgado pela Universidade, por meio da Solicitação de Serviço no Virtual Aluno.


Cancelamento de Matrícula

É a desistência do aluno de continuar vinculado à UCP. Nesse caso, você pode retirar toda a sua documentação. Pense bem antes de se decidir pelo cancelamento. Se você quiser retornar, terá que se submeter a novo processo de seleção ou através de requerimento, ter autorização do CONSUN.


Abandono do curso

Se você não renovar a sua matrícula e não comunicar previamente isso à UCP, você será considerado desistente. Se você não puder renovar a sua matrícula, comunique-nos por escrito, para garantir o seu retorno futuro. Lembre-se que a Universidade permite afastamento máximo, até o dobro do tempo normal de integralização do curso (jubilação).


Desligamento

Nos termos da Resolução CONSUN 36/2006, se você, por qualquer motivo, tiver que trancar a matrícula, poderá fazê-lo, mas por um prazo máximo de até o dobro do tempo normal de integralização do curso. Caso contrário, você perde o vínculo com a UCP e só poderá retornar se participar de novo processo seletivo para ingresso. Nesse caso você pode pedir ao Conselho o aproveitamento das disciplinas que já tenha cursado.


Reingresso

Se você ficou afastado, por um período inferior ao dobro do tempo normal de integralização do curso, seu retorno é fácil: basta pedir reingresso nos prazos do calendário; você tem sua vaga garantida. Porém, você será vinculado ao mais novo currículo em vigor à época de seu retorno. Excepcionalmente você poderá vincular-se ao currículo que deixou, desde que este ainda esteja em vigor e que o coordenador do curso examine se histórico escolar e lhe dê autorização.


Renovação de Matrícula

A partir do segundo período você realizará a renovação de sua matrícula pelo Virtual Aluno. A matrícula na Universidade deve ser renovada a cada semestre letivo, conforme calendário divulgado.

No período de renovação de matrícula verifique todas as informações que são disponibilizadas no site e no virtual aluno.


Estudo Dirigido

A matrícula em regime de estudo dirigido é direito do discente quando for indispensável para conclusão do curso no período mínimo previsto pela UCP para a integralização das disciplinas curriculares, eletiva e das atividades complementares.

O regime de estudo dirigido será deferido para disciplinas que totalizem no máximo oito horas/aula, quando:

Compete ao Conselho Acadêmico (CONAC) de cada Centro definir o Regime de Estudo Dirigido, mediante prévia análise curricular realizada pelo coordenador para verificação da condição de integralização do curso. A decisão de deferimento do regime de estudo dirigido deverá conter o horário em que as atividades serão realizadas e deverá ser encaminhado para homologação da reitoria.


Estágios Não Obrigatórios

A UCP tem a preocupação de aliar, desde os primeiros períodos dos cursos, a teoria à prática. Por isso, estimula a prática do estágio entre seus alunos e auxilia nessa relação entre o estudante e empresas. Além de contribuir para o melhor aprendizado dos estudantes, o estágio é o primeiro passo para o futuro profissional se inserir no mercado de trabalho.

Por isso, a UCP tem a política de divulgar as oportunidades de estágios com diversas empresas da cidade e da região para os alunos, por meio do e-mail, murais nos campi e também no Centros Acadêmicos.

Além de divulgar, a UCP faz o acompanhamento com a conferência das informações que constam no contrato, incluindo os aspectos jurídicos, até a assinatura do mesmo.

Avaliação e Frequência

Avaliação

PP/PF:

Em cada período letivo serão programadas duas provas: uma parcial (PP) e uma final (PF); as provas PP e PF serão aplicadas dentro do período estabelecido no calendário acadêmico. A cada uma das provas poderá ser atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), permitindo-se frações decimais. A prova parcial terá peso 1 (um) e a prova final terá peso 2 (dois). 

A nota da PP ou PF poderá ser a soma dos pontos obtidos na prova escrita regulamentar mais os que forem atribuídos aos eventuais trabalhos e participação em aula no limite de 20% da nota, cabendo ao professor discriminar os critérios de avaliação e o percentual de pontos aplicado nas questões em cada avaliação. O somatório de pontos que compõem a nota deve ser publicado por escrito na folha da prova.

No caso de ausência às provas programadas, é assegurada ao discente a oportunidade de uma segunda chamada das provas programadas - PP ou PF - por disciplina.  No caso do discente ter faltado as duas provas programadas, terá direito de fazer uma única 2º Chamada, que terá peso 2 (dois), com conteúdo integral do programa da disciplina.

Avaliação Continuada:

Poderá, o professor, optar pela Avaliação Continuada aplicando as seguintes formas de verificação de aprendizagem: I - prova escrita; II - prova oral; III - seminários; IV - relatórios de aulas práticas e de visitas; V - trabalho prático, pesquisa, desde que sob orientação, supervisão e controle do professor, dentre outras, em quantidade mínima de 3 (três), não se aplicando segunda chamada neste caso.


Vista de Prova

Na "Vista de Prova" o(a) discente terá acesso efetivo ao seu exame para obter esclarecimentos do(a) docente responsável pela disciplina sobre as questões e sobre o resultado da pontuação. No dia da vista de prova, o aluno assinará uma lista onde concorda com a correção e que está recebendo a sua prova. 

Havendo discordância quanto ao resultado da avaliação, o discente deverá: 


Coeficiente de Rendimento (CR)

É a média ponderada de todas as notas finais (inclusive reprovações), atribuindo-se a cada disciplina peso igual ao número de seus créditos. Para melhor compreesão, veja abaixo como ele é calculado: 


Frequência

A frequência exigida para aprovação, em cada disciplina, será de, no mínimo, 75% das aulas previstas. O prazo para reclamações sobre equívocos no lançamento de frequência é de 05 (cinco) dias úteis, a partir da sua publicação no Virtual Aluno. O aluno deverá solicitar correção no virtual aluno - Serviços- Correção de frequência. 

Em alguns casos especiais e amparados por Lei (gravidez e militares) a frequência poderá ser substituída por atividades domiciliares. Igual tratamento poderá ter o aluno portador de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismo ou outras condições mórbidas que caracterizem sua incapacidade física de frequência às aulas regulares, por período igual ou superior a 30 (trinta) dias. Em todos os casos o pedido de tratamento especial deverá ser feito ao início do impedimento. Lembre-se que NÃO HÁ ABONO DE FALTAS.

A frequência é obrigatória a pelo menos 75% das aulas dadas; é exigência legal. Preste atenção e compareça às aulas porque NÃO HÁ ABONO DE FALTAS.


                                                                      Disciplina de                                      Número máximo de faltas

2 créditos ........................................................................... 09 faltas

3 créditos ........................................................................... 14 faltas

4 créditos ........................................................................... 18 faltas

5 créditos ........................................................................... 23 faltas

6 créditos ........................................................................... 27 faltas

7 créditos ........................................................................... 32 faltas

8 créditos ........................................................................... 36 faltas

9 créditos ........................................................................... 41 faltas


Reprovação

A reprovação é por disciplina. Deve-se ficar atento para não deixar estas disciplinas para o final. É comum o aluno, reprovado em uma ou mais disciplinas, matricular-se nos períodos seguintes para continuar seguindo na mesma turma. Evite deixar para trás as disciplinas em que você ficou reprovado. Opte por eliminar sempre que possível suas reprovações. Agindo assim, você elimina também possíveis problemas com coincidência de horário, excessivo número de créditos para concluir o curso, pré-requisitos, etc.

Fique atento: não basta você ter média igual ou superior a 6 para aprovação; antes, você tem que apresentar frequência igual ou superior a 75% das aulas dadas em cada disciplina.


Avaliação e Frequência em EAD 

Para a modalidade a distância, só será registrada a presença do discente à avaliação obrigatória, em que será atribuída pontuação sempre maior que 50% do total de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, permitindo-se frações decimais. O restante das avaliações realizadas na plataforma da disciplina somarão valor inferior a 50%, completando o total de pontos de 0 (zero) a 10 (dez), admitindo-se frações decimais.

Normas Financeiras

Ainda no Virtual Aluno você consulta suas informações financeiras e emite os boletos bancários. O vencimento de sua mensalidade é sempre no dia 05 de cada mês. Lembre-se de pagar a sua mensalidade até o último dia útil do mês anterior ao do vencimento para obter o desconto da política de incentivos.


Regime Financeiro

A Universidade adota o Regime Financeiro semestral de cobrança, sendo a semestralidade paga em até 06 (seis) parcelas mensais sucessivas. As mensalidades, para os ingressantes a partir de 2014, passaram a ter seus valores fixos, atualizados anualmente dentro das normas legais vigentes (atualmente nos termos da Lei 9.870 de 23 de novembro de 1999). Independente da data de matrícula, os estudantes efetuam o pagamento equivalente a 6 (seis) mensalidades por semestre letivo.


Política de Incentivos

A Associação Faculdades Católicas Petropolitanas contempla diversos cursos com descontos especiais desde que o pagamento seja efetuado até o último dia útil do mês anterior ao vencimento, bem como incentivo a funcionários das empresas que firmam acordo de cooperação com a Universidade.


Data de Vencimento

A data de vencimento de cada mensalidade ocorrerá sempre no dia 5 (cinco) de cada mês.


Parcelas Vencidas

As parcelas vencidas serão encaminhadas para Escritórios de Cobrança, ficando a cargo do discente os encargos cabíveis.


Cancelamento de Matrícula

O cancelamento de matrícula inicial dos alunos deverá ser solicitado na SERAC – Secretaria de Registro Acadêmico. A Universidade devolverá o valor da matrícula, retendo 10% para cobrir despesas administrativas, desde que a solicitação formal seja manifestada até um dia antes do início oficial das aulas.

Após o início oficial das aulas, não há a devolução do valor da matrícula, bem como serão devidas todas as mensalidades já vencidas.


Trancamento de Matrícula

O trancamento de matrícula não quita débitos anteriores, devendo o aluno pagar todas as parcelas vencidas, com cálculo proporcional da semestralidade, até a data de sua formalização.


Abandono ou Desistência

No caso de desistência do curso ou abandono das aulas, sem a prévia formalização do trancamento ou cancelamento de matrícula conforme descrito acima, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais não será suspenso, devendo o aluno se responsabilizar pelo pagamento das mensalidades até o final do período letivo, ou até que seja formalizado o trancamento ou cancelamento.


Taxas de Serviços e Biblioteca

As taxas dos serviços solicitados pelo discente por meio do Virtual Aluno, bem como as multas decorrentes do atraso na devolução de livros à biblioteca serão incluídas no boleto referente à mensalidade do mês subsequente. No caso de alunos bolsistas, será disponibilizado um boleto que pode ser impresso no Virtual Aluno, na opção Extrato Financeiro. O não pagamento dessas taxas poderá implicar na não renovação da matrícula.


FIES

A UCP está credenciada para que seus estudantes possam desfrutar do FIES. - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Trata-se de um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. A partir deste ano, o FIES passa a funcionar em um novo formato. Agora, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o novo Agente Operador.


Bolsas de Estudo

Bolsas de Estudo UCP:

A UCP realiza a cada ano um processo seletivo para concessão de bolsas de estudo. Neste processo, os alunos têm avaliadas suas condições socioeconômicas, sendo beneficiados com bolsas integrais aqueles que, comprovadamente, dispõem de menos recursos financeiros, conforme legislação vigente. 

Grupos Musicais:

A UCP possui um coral, um conjunto instrumental de câmara e a Orquestra Universitária, todos formados por alunos dos mais variados cursos. Os participantes dos conjuntos musicais recebem bolsas de estudo enquanto perdurar seu vínculo com o grupo e de acordo com os critérios de renovação estabelecidos.

Desconto Familiar:

São concedidos descontos aos dependentes do mesmo grupo familiar que estudam na universidade ou no Colégio de Aplicação. Para receber o benefício, é preciso requerê-lo por meio de formulário próprio, fornecido pela DIAAC. Este benefício somente será concedido no mês seguinte ao do deferimento do pedido e obedecido os critérios de dependência estabelecidos pela Legislação do Imposto de Renda.

Obs.: Os descontos concedidos estão condicionados ao pagamento em dia, isto é, na data do vencimento da mensalidade. O não pagamento dentro deste prazo, implicará no cancelamento do benefício daquele mês.

Bolsas de Iniciação Científica:

A UCP, em parceria com a Fundação Dom Manuel Pedro da Cunha Cintra e com recursos do Fundo Celso da Rocha Miranda, publica um edital abrindo vagas para alunos que queiram participar do Programa de Iniciação Científica – PIBIC. Para ser beneficiado, o estudante deve estar vinculado a projetos de pesquisa desenvolvidos por professores pesquisadores da instituição. Os alunos recebem uma bolsa de estudos mensal, desde que cumpram as atividades que lhes são conferidas por ocasião do processo de seleção, inclusive participando da Jornada Científica, onde apresentam os trabalhos que estão desenvolvendo.

Colação de grau e Diploma

Colação de Grau

A colação de grau consiste no juramento solene e na imposição do grau acadêmico de Graduação aos formandos (Bacharel, Tecnólogo, Psicólogo ou Licenciado). Trata-se do último ato acadêmico praticado pelos estudantes da Graduação e requisito para a expedição do Certificado de Conclusão do Curso e do Diploma.

A UCP programa duas solenidades: a missa e a colação de grau. Quaisquer outras comemorações ficam por conta dos alunos, inclusive as de placas comemorativas. A UCP não cede becas e capelos, sendo de responsabilidade dos discentes o seu devido aluguel.A colação só é válida para quem, de fato, tenha cumprido todas as exigências para a conclusão do curso. Aqueles que ainda dependam, no ato da colação, de alguma disciplina ou carga horária de atividade complementar para concluir o curso, bem como ter feito o ENADE, devem solicitar colação de grau em data especial ao término da conclusão de todos os pré-requisitos.

IMPORTANTE: quando você estiver próximo de sua formatura, um ou dois semestres antes, peça uma análise de seu currículo e verifique se não há nenhuma pendência, você pode estar devendo alguma disciplina dos primeiros períodos do curso e não voltou a cursá-la, bem como documentações acadêmicas e/ou pessoais. No semestre que antecede a provável conclusão do curso, o aluno deverá solicitar no virtual aluno, em prazo divulgado no calendário acadêmico, a análise interna - para colação de grau com expedição de diploma - para saber se está apto a colar grau e se a sua documentação está toda em ordem. Enquanto o diploma não ficar pronto, peça uma certidão de conclusão de curso; esse documento geralmente é aceito até o seu diploma ficar pronto.


Diploma

A partir de janeiro de 2022, todas as universidades passaram a emitir os seus diplomas exclusivamente no formato digital.

De acordo com o § 1º do Art. 2º da Portaria Ministerial (MEC) nº 544, de 11.03.2019, “o diploma digital é aquele que tem sua existência, emissão e armazenamento inteiramente no meio digital, e cuja validade jurídica é presumida mediante a assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais – PBAD e o uso dos demais dispositivos fixados nesta Portaria.”

Não existe mais o diploma impresso em papel moeda, apenas o diploma gerado e assinado eletronicamente, garantindo assim a correção e validade do seu diploma.

Após a solenidade de colação de grau, você receberá um e-mail com o passo-a-passo para a emissão e validação de seu diploma digital. 

Qualquer dúvida entre em contato com a Secretaria de Registros Acadêmicos através do e-mail formando@ucp.br.

Serviços

Atendimento de Alunos

É o setor responsável por auxiliar o aluno em sua vida acadêmica. Entre suas atribuições estão orientar os alunos nos processos de matrícula e rematrícula bem como outras formas de ingresso na UCP, além do serviço de protocolo e entrega de declarações, certificados, histórico escolar, entre outras.


Pastoral da Universidade

É o órgão da Universidade que oferece aos membros da própria comunidade a ocasião de coordenar o estudo acadêmico e suas atividades voltadas à religião e à moral, integrando assim a vida com a fé e concretizando a missão da Igreja na Universidade. É uma atividade indispensável na formação dos estudantes universitários, onde eles podem ser preparados a partir de atividades na vida da Igreja.

Oferece a você todo o apoio, carinho, amizade e trabalho, exercendo várias atividades voltadas para a comunidade universitária: missas, terços, preparação para os sacramentos, retiros espirituais, campanha de alimentos e agasalhos, entre outros.

Consulte as programações da Pastoral no site da UCP.


Intercâmbio

Núcleo Internacional de Intercâmbio e Cooperação Científica (NIICC) é uma estrutura da UCP criada para facilitar o acesso do corpo discente a cursos em universidades do exterior. O NIICC procura concretizar parcerias com instituições de ensino superior de países amigos que possam atender nossas demandas, sendo que, atualmente, possuímos acordos com os seguintes países: Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai.

Grande parte de nossos alunos, embora se interessem pela possibilidade de um intercâmbio no exterior, desconhecem os passos necessários para atingir tais objetivos. Nesse sentido, o trabalho do NIICC tem como objetivo ajudar os interessados, disponibilizando informações diversas e facilitando os contatos necessários.

Os interessados em intercâmbio poderão entrar em contato pelo e-mail intercambio@ucp.br.


DIAAC – Divisão de Assistência ao Estudante

É o setor presencial, situado no Campus Dom Veloso,  que tem como objetivo informar e orientar  sobre benefícios oferecidos pela UCP aos seus estudantes: bolsas de estudo, de iniciação científica, culturais, descontos familiares e convênios. Estas oportunidades são informadas no site, por meio de editais e coordenadas pelo DIAAC. Para informações sobre esses assuntos, você pode enviar e-mail para diaac@ucp.br.


Tesouraria

A tesouraria da Universidade funciona no Campus Dom Veloso, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.


CPA – Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela coordenação da autoavaliação institucional da Universidade. Foi instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) – Lei Federal 10861/2004 –, que definiu sua criação em todas as instituições de ensino superior do país. Na UCP, a CPA é formada por docentes, estudantes, funcionários e representantes da sociedade civil.

A autoavaliação institucional, como previsto pela referida Lei, é um processo permanente de análise e reflexão sobre todas as dimensões da Instituição, como Ensino, Pesquisa, Políticas de pessoal, Infraestrutura, Organização e Gestão, entre outras.


Ouvidoria

A Ouvidoria  é um órgão de  natureza mediadora, sem  caráter  administrativo  deliberativo, executivo ou judicativo, que exerce suas  funções  de ouvir,  encaminhar  e acompanhar críticas e sugestões para os departamentos administrativos e acadêmicos institucionais,  com  o  objetivo  de  atender  à  comunidade  interna  e externa. Sua comunicação é exclusivamente digital e as manifestações encaminhadas são acompanhadas com isenção, ética e independência.

As reclamações, sugestões ou críticas poderão ser encaminhadas pelo site da UCP.


NPJ – Núcleo de Prática Jurídica

O Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Católica de Petrópolis (anteriormente denominado CPJPF - Centro de Pesquisa Jurídica e Prática Forense) foi criado em 1969 por uma iniciativa pioneira no meio acadêmico do Direito. Em atenção à doutrina cristã, os princípios norteadores de tal iniciativa foram atender sem nenhum custo a comunidade carente, buscando a solução de conflitos, e proporcionar ao aluno uma formação completa, oferecendo, inclusive, a prática jurídica efetiva, por meio da atuação em casos concretos.

O atendimento é realizado visando a prática dos atos da profissão, ao mesmo tempo em que agrega a prestação de serviços de relevante valor social à população carente, que não teria recursos financeiros para arcar com os custos de um processo e de um advogado particular.

Atualmente, o atendimento ocorre nas áreas Cível, Federal, de Família, Trabalhista, Mediação, Empresarial, Juizado Especial Cível e Juizado Especial Criminal. A atuação do NPJ possibilita o acesso à Justiça e à garantia dos direitos dos assistidos, além da orientação jurídica e dos acordos extrajudiciais, notadamente aqueles realizados pelos grupos de mediação. Segundo levantamento feito pela direção da Faculdade de Direito, os advogados e estagiários do NPJ prestam atendimento a mais de 4.500 pessoas todos os anos. 

O Núcleo funciona no Campus Dom Veloso, na Rua Benjamin Constant - 213 e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 16h30min às 20h30min.


Clínica-Escola de Fisioterapia e Psicologia

Os alunos do curso de Fisioterapia têm, na clínica-escola, a oportunidade de conhecer, na prática, os diversos métodos e técnicas profiláticas e terapêuticas  em reabilitação, tudo sob a supervisão de seus professores. A clínica, que mantém convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), atende em média mais de 10 mil pessoas de comunidades carentes do município e de cidades vizinhas como Três Rios, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto e Magé.

O Serviço de Psicologia Aplicada permite que os alunos do curso de Psicologia ponham em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Supervisionados pelos professores, eles acompanham e realizam atendimentos nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Psicologia Empresarial. O trabalho estende-se também a projetos sociais desenvolvidos pela Universidade Católica de Petrópolis. O SPA garante atendimento, em média, a  mais de 600 pacientes por ano.

A Clínica-Escola funciona na Avenida Presidente Kennedy, 784 – Centro.


Laboratórios de Informática

Tanto o Conjunto Dom José Fernandes Veloso como o Conjunto Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra contam com amplos laboratórios de informática onde os alunos, além de terem aulas práticas, tem à sua disposição computadores modernos conectados à internet para que possam realizar seus trabalhos e pesquisas.


Bibliotecas

As bibliotecas da UCP mantém no acervo obras das áreas de conhecimento trabalhadas em cursos ministrados na universidade, como Direito, Pedagogia, Psicologia, Letras, Contabilidade, Administração, Economia, Informática, Engenharia e Fisioterapia, entre outros. O espaço atende a professores, estudantes, funcionários e também à comunidade de Petrópolis, que pode utilizar a Biblioteca da UCP para consultas.

O acervo atual é composto por mais de 100 mil volumes, entre livros, periódicos, folhetos, dissertações e teses, guias, monografias, enciclopédias e dicionários, entre outras publicações. Desde maio de 2000 as duas bibliotecas gerenciam seus serviços utilizando o Software Informa Biblioteca Eletrônica, da Modo Novo Consultoria em Informática Ltda, destinado à automação das rotinas de serviços de bibliotecas. 

O sistema garante uma grande base de dados cadastrais, o que auxilia serviços como controle de livros e títulos de periódicos, entre outros.


Biblioteca Virtual

Uma área exclusiva dos alunos e professores da UCP, a Biblioteca Virtual disponibiliza um acervo composto de cerca de 2 mil livros em formato digital com títulos de 20 áreas distintas. Além da consulta e impressão das obras de temáticas diversas, que são disponibilizadas na íntegra na plataforma Bookshelf, é possível também fazer anotações e marcações no texto que facilitam uma melhor compreensão e aproveitamento da leitura. Para aproveitar o conteúdo é simples: basta inserir a matrícula e senha. 

Acesso Wi-fi no Campus

Google for Education e Office 365 ProPlus

A UCP possui parcerias com empresas como Microsoft e Google para oferecer ainda mais vantagens e facilidades aos nossos discentes. Todos os alunos da Universidade têm acesso ao Google for Education, uma plataforma ampla e com múltiplos aplicativos, e também a uma licença gratuita do Office 365 ProPlus.


Google for Education

O Google for Education é uma solução tecnológica desenvolvida para que professores e alunos aprendam e inovem juntos, dentro e fora das salas de aula. Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais dentre os quais se encontra o Google Sala de Aula (Google Classroom), o Google Documentos (Google Docs), o Google Planilhas (Google Sheets), dentre outros aplicativos que enriquecerão sua experiência acadêmica.

Os aplicativos possibilitam uma maior interação entre os próprios alunos durante tarefas e o desenvolvimento de atividades universitárias, como trabalhos em grupo, por exemplo.

Além disso, o aluno contará com armazenamento de dados através do Google Drive. O aluno terá um e-mail institucional que será a chave para esta série de aplicativos, que poderá ser acessada a qualquer hora e em qualquer lugar.

Para acessar, siga o passo-a-passo abaixo:

Acesse agora o Google for Education e aproveite mais esse benefício que a UCP oferece para você.


Licença Office 365 ProPlus

A Universidade disponibiliza para todos os alunos, enquanto sua matrícula estiver ativa, uma licença gratuita do Office 365 ProPlus. Dessa forma, você poderá baixar os softwares do pacote Office em seu computador, tablet ou smartphone.

O Office 365 inclui todos os aplicativos do tradicional pacote Office, como Word, PowerPoint, Excel, OneNote, entre outros. O pacote inclui ainda acesso ao OneDrive para armazenamento de arquivos e documentos na nuvem.

A licença permite a instalação dos softwares em até 5 dispositivos, para uso offline. Além disso, também é possível a utilização da versão online dos aplicativos, acessados pelo navegador.

Caso não tenha recebido um e-mail com informações para acesso, favor solicitar o mesmo através do e-mail helpdesk@ucp.br, informando seu nome completo e RGU.