2023.3 - DCC130 - Computação Móvel, Ubíqua e Pervasiva

Horários

Quintas 16:00 às 18:00 L 107

Atendimento: enviar e-mail ao professor com 24h de antecedência alocando 1 slot de 30 minutos.

Ementa

O aluno deverá ser capaz de entender os conceitos e tecnologias de Computação Móvel, Ubíqua e Pervasiva, passando por redes de computadores e sem fio, sensores, IoT e termos relacionados. Além disso, veremos a ciência de contexto e possível utilização de ontologias. A segurança na comunicação é sempre um tópico tratado transversalmente, uma vez que é requisito básico na comunicação em Redes.

Visão Geral

Com a expansão da cobertura à rede das redes, a Internet, e com o avanço de dispositivos móveis, vestíveis e integrados, é natural o interesse crescente pelos tópicos da computação móvel, ubíqua e pervasiva.

Mas o que são cada um desses termos, e como esses se relacionam?

Computação Móvel

As redes sem fio, sejam locais (e.g., IEEE 802.11, Bluetooth) e pessoais, assim como as redes de telecomunicações em larga escala, ganharam seu espaço. Como uma área consolidada, temos os avanços dos mais diversos padrões, como àqueles para cobertura de longas distâncias com baixo consumo energético em troca de baixas taxas de dados (e.g., LoRa), outros para ambientes densos e com altas taxas (e.g., IEE 802.11ax/Wi-Fi 6, IEEE 802.11be/Wi-Fi 7). Mas mais do que isso, no contexto da computação móvel, além da cobertura e taxas, estamos preocupados com a conectividade a qualquer hora, em qualquer lugar e com o roteamento (como um pacote chegará de uma fonte a um destino) quando esses dispositivos se movem. Como serão os tratamento de desconexões, as topologias dinâmicas de rede, o processamento distribuído envolvendo nós móveis e a adaptação dinâmica ao contexto de execução?

Assim, focaremos na computação móvel analisando as características de redes móveis sem fio, e como algoritmos de roteamento, cientes de contexto e com suporte à interrupção e desconexão se comportam.

Computação Ubíqua ou Pervasiva

Já para a computação ubíqua, ou pervasiva, podemos considerar como um novo paradigma de interação homem-computador. Seu objetivo é possibilitar a criação de espaços inteligentes. Já está se tornando natural se utilizar de assistentes virtuais, como Google Assistente, Alexa, e integrar dispositivos móveis ou vestíveis, com a intenção de tornar a experiência do usuário com a tecnologia o mais transparente possível. Nesse contexto, a computação ubíqua ou pervasiva é a área que busca exatamente criar essa transparência entre homem-computador. A tecnologia, portanto, deve reconhecer o usuário e apoia-lo em suas atividades/tarefas, deve auxilia-lo (de forma mais transparente possível), na interação, coordenação e cooperação entre inúmeros dispositivos embutidos no ambiente físico. Então a computação ubíqua deve ser centrada no usuário, e com interfaces naturais (gestos, voz, etc.), invisível e totalmente incorporada ao ambiente. Neste ponto buscamos algo inovador. Transformar a interação entre homem-computador natural, com o mínimo de interação ativa do usuário com a tecnologia possível.

Cronograma

Mapa de Atividades - DCC130 2023.3

Avaliações

Práticas - 30

Seminário - 30

Trabalho Final - 40