A objetivo deste curso é inserir a computação na engenharia. Para tanto, o curso se baseia em estudar uma ferramenta computacional e aplicá-la em algum problema de engenharia. Sendo assim, o curso não privilegiará uma ferramenta computacional, ou seja, serão utilizadas planilhas eletrônicas com programação VBA, computação numérica usando FORTRAN, Scilab e Lindo, computação algébrica usando Maxima, geração de gráficos usando Gnuplot e elaboração de fluxogramas usando DIA. Todas as ferramentas computacionais tratadas aqui são opensource, exceto o Lindo.
Nesta página os alunos terão informações sobre a disciplina CAE
A disciplina está organizada em 4 módulos, CAE1, CAE2, CAE3 e CAE4.
Ao longo do curso usaremos os seguintes programas:
O que se encontra em azul são hipertextos.
Atividade de estudo:drive.google.com/file/d/1EyH13zzXcbZi8nzWJ9UztxVsK89UK9jw/view?usp=drive_link
1 - Programa de editoração e planilha eletrônica livre (LibreOffice): https://www.libreoffice.org/
2 - Programa livre para criação de fluxogramas (DIA): http://dia-installer.de/
3 - Programa utilizado na otimização. É um programa proprietário (LINDO): https://www.lindo.com/index.php/ls-downloads/try-lindo-api
4 - Programa utilizado na otimização, estatística e em soluções numéricas. É um programa livre (Scilab): http://www.scilab.org/
5 - Programa utilizado na manipulação de expressões simbólicas e numéricas (MAXIMA): http://maxima.sourceforge.net/
6 - Programa Gnuplot é muito útil e livre para fazer gráficos: https://sourceforge.net/projects/gnuplot/files/gnuplot/5.2.4/ . Um tutorial para usar o gnuplot, https://riptutorial.com/gnuplot.
7 - Instalar o Force( programação em FORTRAN), acesse http://force.lepsch.com/p/download.html
ou online https://www.jdoodle.com/execute-fortran-online/.
8 - A bibliografia básica está disponível em Notas Didáticas de Computação Aplicada à Engenharia
Sobre o plano de aula, acesse: Plano de aula CAE-2021-2
O curso se baseia em 4 módulos:
Informações gerais sobre o curso, acesse: Informações Gerais
Acesso as aulas remotas síncronas: https://meet.google.com/tap-nvew-zpv
Arquivos de apoio são encontrados abaixo: