imagem de apresentação

Centro de Recursos para as Tecnologias da Informação e Comunicação
Agrupamento de Escolas Raul Proença - EBI Sto Onofre
Morada: EBI Sto. Onofre, Bairro das Morenas, 2500 - 205, Caldas da Rainha
tel.: (+351) 262 840 690 | fax.: (+351) 262 840 691 | email: crticonofre@gmail.com
 
 _____________________________________________________________________

BOAS FESTAS

    Nesta quadra festiva, o CRTIC das Caldas da Rainha quer desejar a todos os cidadãos especiais, nomeadamente os que se sentem mais sós quando todos os outros parecem festejar, um Santo Natal e um Ano Novo em que se realizem os seus anseios mais prementes.
  Ana Paula António/Carlos Ferreira

Iluminações de Natal - Caldas da Rainha: Árvore de Natal

Iluminações de Natal - Caldas da Rainha: Praça da República.

                                                                                                                                                                                                                   

ANO LETIVO 2016/2017

Iniciamos este ano letivo de forma diferente, deslocando-nos aos Agrupamentos/Escolas que responderam positivamente ao nosso desafio de nos proporcionarem a oportunidade de esclarecer a missão e o funcionamento dos CRTIC, apelando à utilização deste serviço em prol do superior interesse das crianças C/ NEE.


AE D. Luís de Ataíde









Agradecimento


Imagens de ações de formação do CRTIC das Caldas da Rainha 2015/16

No final do ano letivo 2015/16, o CRTIC das Caldas da Rainha vem por este meio agradecer a todos os que connosco de alguma forma colaboraram durante este intenso ano de trabalho. De facto, pelo segundo ano consecutivo, ultrapassámos as quarenta avaliações técnicas, em que nos deslocámos a cerca de vinte localidades diferentes e contactámos realidades educativas muito distintas.
De salientar que, até ao momento, todas as prescrições de Produtos de Apoio relativas ao ano anterior deram azo à efetiva atribuição desses produtos aos respetivos alunos, o que constitui uma enorme mais valia para os alunos com NEE, suas escolas e famílias.
Continuámos a dar prioridade à formação com uma série de ações de curta duração para pequenos grupos, uma ação acreditada pelo CCPFC e ainda algumas abertas a todos os interessados.
A progressiva renovação do nosso acervo de equipamentos e a divulgação do CRTIC foram, entre outras, algumas das vertentes a que prestámos mais atenção e em que notámos progressos sensíveis.
Por tudo isto, bem hajam.




Dias 7/8 e 9 de julho de 2015 no CCC (Caldas da Rainha)

Com a participação do CRTIC das Caldas da Rainha


Está disponível no Youtube, Facebook e no nosso Blog, o vídeo produzido pelo CRTIC das Caldas da Rainha alertando para a necessidade de respeitar a sinalética sobre acessibilidades. Pretende-se de forma ligeira falar de um assunto muito sério, no qual todos temos muitas responsabilidades, pois,   
Comportamentos
seguramente,
 já alguma vez
infringimos estas regras (ou
 vimos outros fazerem-no, sem intervir) e com isso prejudicámos aqueles que deveríamos proteger.  

Para aceder a este vídeo, clique aqui.



"O difícil é assentar regras" - Uma panorâmica sobre a disciplina e a escola.
Por motivos de força maior, e posteriores dificuldades de agenda, foi necessário proceder à reordenação das sessões desta ação de formação. Assim, apresentamos o seu programa devidamente atualizado:

1.ª sessão – 8 de abr. 2015

17.00h - Apresentação da ação (1 h)

2.ª Sessão - 15 de abr. 2015

17.00h – “A indisciplina: do ser ao estar”Dr. Luís Paulo Batista/Dra. Inês Alves (3,5h)

3.ª Sessão - 22 de abr. 2015

17.00h – “CPCJ - Identificação e prevenção do risco”Dra. Patrícia Miranda (Presidente da CPCJ de C. da Rainha)/Professora Teresa Mendes (3 h).

4.ª Sessão - 29 de abr. 2015

17.00h – “Orfeu, a mulher de Ló e o castelo do Barba Azul”Dra. Isabel Baptista (3,5 h)

5.ª Sessão - 6 de mai. 2015

17.00h – “As boas práticas-testemunhos”  (Painel) – professores: Gabriela Bonacho/Carlos Hermínio/Clara Botelho/Carlos Pires (3,5 h)

6.ª Sessão - 13 de mai. 2015

17.00h – “Diz-me Espelho Meu, Há Alguém Mais Indisciplinado Do Que Eu?” Dra. Paula Carvalho (3,5h)

7.ª Sessão - 20 de mai. 2015

  17.00h – “Que podem as lideranças das escolas fazer quanto à indisciplina?”Professor José Pimpão (3,5 h)

8.ª Sessão - 27 de mai. 2015

17.00h – “Criação de respostas face a situações tipo de indisciplina”/Avaliação –  (3,5 h)

Encerramento das Jornadas.


















_________________

Abriram, no portal do CFAE-Centro Oeste, as inscrições para a Ação de 
Formação promovida pelo CRTIC das Caldas da Rainha, a iniciar no dia 8 de abril de 2015 (data sujeita a confirmação):

"O difícil é assentar regras" - Uma panorâmica sobre a disciplina e a escola.

Para mais informações clique aqui


___________________________________________________



CANDIDATURAS GULBENKIAN
«Estão abertas de 2 de Fevereiro a 5 de Março 2015 as candidaturas de apoio a atividades e ações destinadas a promover a educação, no âmbito da intervenção precoce, reabilitação e integração escolar e social de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, contemplando, especialmente, as seguintes iniciativas:

a) Ações de formação para professores, educadores e outros profissionais ligados à educação;

b) Ações de formação para pais e encarregados de educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, promovidas por Associações de Pais, ou outras instituições, preferencialmente ligadas a instituições de ensino.

c) Aquisição de equipamentos para melhoria da qualidade do atendimento e da aprendizagem do público-alvo.


Nota: 
Depois serem reencaminhados para o site da Gulbenkian, clicar em 'Bolsas e Apoios'/'Apoio a projetos'/ e em 'Apoios a decorrer' clicar em 'Educação Especial'.



28 de janeiro de 2015




O
 C
RTIC das Caldas da Rainha deseja a todos os elementos da comunidade educativa um feliz ano de 2015!







Ano Letivo 2014-15

No início deste ano letivo queremos, como sempre, saudar todos os que seguem o sítio do CRTIC das Caldas da Rainha e a comunidade educativa em geral, desejando que este seja um período enriquecedor e profícuo, sobretudo para as pessoas com necessidades educativas especiais.

Uma vez que, face à aposentação do anterior Diretor, o Agrupamento de Escolas Raul Proença se encontra em pleno processo concursal, fazemos votos de que a nova direcção do AERP tenha uma atenção particular aos problemas da Educação Especial e manifeste uma sensibilidade e diligência para os resolver, pelo menos, na linha do que tem vindo a acontecer.

Informamos que poderão ainda ocorrer alguns ajustamentos formais e de imagem nos nossos canais na internet, para concretizar um dos nossos desígnios que continua a ser o da melhoria das acessibilidades web para todos os utilizadores.

            Para podermos dar uma resposta adequada aos nossos utentes, temos um horário de atendimento ainda mais alargado e mantemos as avaliações na área das tecnologias/produtos de apoio concentradas nas manhãs das quartas e quintas-feiras.

            A propósito, e apesar de apenas em dois meses já termos mais deslocações realizadas do que em todo o ano letivo anterior, continua a haver Agrupamentos de Escolas da nossa zona de influência que nunca nos pediram uma avaliação. Se isso significa que não têm alunos com NEE para os quais tal avaliação seria útil, ficamos muito felizes, caso contrário, apelamos a que disponham de um serviço que existe para vós e nos contactem.

          Como sempre contamos com o vosso apoio e colaboração para ajudar a minorar as dificuldades dos alunos NEE, das suas famílias e de todos os que de alguma forma lidam com eles.

 

Ana Paula António
Carlos Ferreira


MagicKeyboard
(Instituto Politécnico da Guarda)
Vantagens do Magickeyboard (clique aqui)


 
_____________________________________________________________________
 
Guia para directores sobre educação especial
 
Encontra-se disponível para descarga a publicação (18 MB) Educação Inclusiva e Educação Especial: Um guia para Directores.
Elaborado com base nos contributos de diversos profissionais que se disponibilizaram a partilhar as suas práticas, e fruto de uma aprofundada reflexão sobre as mesmas, este Guia pretende constituir um suporte à acção dos directores de agrupamentos de escolas e de escolas.
Pode descarregar o livro aqui ou solicitar um exemplar impresso.