EXA859: plano de ensino

EXA859 > Plano de Ensino

EXA 859 – EMPREENDEDORISMO I

Professor

João B. Rocha-Junior

Carga Horária 

60 horas / (T:30; P:30; E:00) 

Pré-­requisitos 

EXA 857 MI - Engenharia de Software, EXA 809 Engenharia de Software, EXA 856 Análise de Sistemas, EXA 810 Banco de Dados, TEC 499 MI - Sistemas Digitais e TEC 402 Arquitetura de Computadores 

Ementa

Empreendedorismo, empresas e mercados, diagnóstico  de mercados, oportunidades de negócios, inovação, noções de propriedade intelectual, planejamento do negócio, plano de negócios, orgãos/instituições de apoio a novos empreendimentos, estudo de casos.

Objetivos, Habilidades e Competências

Capacidades esperadas do aluno ao término do curso

Conteúdo Programático

Metodologia

A metodologia deste módulo será através de Aulas Expositivas e Práticas.  O conteúdo teórico será apresentado nas Aulas Expositivas, enquanto que os alunos terão a oportunidade de praticar os conceitos adquiridos através de atividades práticas que serão parcialmente desenvolvidas dentro do laboratório.  

Material Utilizado

Salas tradicionais de aula, com quadro negro ou branco, kit para escrever nos quadros, computador e  projetor multimídia. Laboratório contendo computadores com acesso à Internet e softwares para edição de conteúdo e planilhas. Google Classroom para gestão do conteúdo produzido pelos alunos.

Avaliação

O módulo será dividido em três unidades.

Unidade I

Unidade II

Unidade III

Média Parcial

A média parcial será a média aritmética das medidas de cada unidade. Obtendo média igual ou superior a 7,0 (sete), o estudante pode ser aprovado, caso cumpra os requisitos de frequência.

Prova Final

Não obtendo média parcial suficiente na avaliação do módulo, o estudante poderá fazer prova final, e a média final será calculada de acordo com o sistema de avaliação vigente na UEFS.

Aprovação no módulo

Para ser aprovado no módulo, o estudante precisa cumprir os seguintes requisitos:

Ter frequência igual ou superior a 75% da carga horária efetiva ministrada no módulo, caso contrário haverá reprovação por frequência; Ser aprovado na avaliação do módulo, caso contrário haverá reprovação por nota.