[página de uso dos monitores e dos interessados em atuar como monitores]
Forma de ingresso: pode ser através do Programa de Monitoria da UFCG/CEEI/UASC (como bolsistas ou voluntários); ou através das disciplinas de Prática de Ensino em Computação 1 e 2.
As regras do programa de monitoria são definidas por edital. Por outro lado, para a participação em prática de ensino, considera-se o rendimento do aluno na disciplina alvo (da qual pretende ser monitor) e a demanda (quantidade de candidatos x quantidade de vagas).
Atuar na monitoria é uma atividade muito enriquecedora para o aluno, pois estudar para ensinar é muito diferente de estudar para passar !
Fixar/relembrar/amadurecer os conceitos de estruturas de dados e algoritmos aprendidos através de prática de dar assistência aos alunos;
Desenvolver competências de didática através da assistência aos alunos;
Aprender/aprofundar os conhecimentos em novas ferramentas;
Desenvolver senso crítico sobre a atividade de tutoria/acompanhamento de alunos;
Ter oportunidade de aprender novas tecnologias na atuação como monitor desenvolvedor;
Desenvolver competência de gerenciamento de equipe (monitor gerente).
Os monitores atuantes são classificados em categorias (e suas atividades principais):
Monitor Corretor - atuar na correção de roteiros: executando testes; reportando os erros do plugin de teste; inserindo comentários coerentes e construtivos para cada correção de forma a prover um feedback de qualidade para o aluno; explicar ao aluno (caso solicitado) do porque de sua correção; e entregar as correções no prazo estabelecido.
Monitor Desenvolvedor - esta categoria de monitor só existe quando há uma quantidade significativa de monitores. Estes são responsáveis por desenvolver, modificar, testar e entregar artefatos de software usados na disciplina (melhoria de material, recurso didático novo implementado em ferramenta, melhoria de testes, etc.);
Monitor Gerente - esta categoria de monitor pode existir ou não, a depender da quantidade de monitores. Este é responsável por gerenciar as atividades os demais monitores; manter a página da disciplina (no que concerne aos disponibilização dos roteiros, alocação dos monitores e atualização dessas informações); garantir que as correções sejam feitas com qualidade pelos outros monitores e que sejam entregues no tempo correto. É uma atividade de alta responsabilidade porque precisa de acompanhamento constante do andamento da disciplina. Normalmente o monitor gerente já foi monitor em outro período letivo.
As obrigações dos monitores
Desenvolvedores e Corretores: estar presente para atendimento nos laboratórios no horário nas aulas e provas de LEDA (em pelo menos um dia na semana).
Desenvolvedores e Corretores: ter horário disponível para atendimento aos alunos (em laboratório, e-mail ou grupo da disciplina).
Corretores: Corrigir os roteiros sob sua responsabilidade, provendo comentários com qualidade e entregando no prazo estabelecido para evitar atrasos na disciplina.
O processo para participar da monitoria através da disciplina de Prática de Ensino é simples: o professor da disciplina alvo (que o aluno deseja ser monitor), capta os alunos interessados, faz sua seleção, monta um projeto (com o escopo do trabalho) e informa a lista dos alunos aprovados à Coordenação de Graduação e ao professor responsável pelas disciplinas de Prática de Ensino 1 e 2. Feito isso, a matrícula dos alunos selecionados é autorizada pela coordenação.
Os interessados em atuar na monitoria de LEDA através de Prática de Ensino devem contactar um dos professores antes do período de matrículas. Quanto mais cedo, melhor.
Os monitores devem participar do workspace Slack da disciplina, onde há um canal específico para comunicação com os monitores. Caso você ainda não faça parte, solicite sua inscrição agora mesmo!
Os monitores devem fornecer seus horários de atendimento de forma que em todas as turmas de LEDA exista pelo menos um monitor disponível no laboratório. Exceto o monitor gerente, todos os demais monitores devem ter um horário de atendimento de pelo menos duas horas em algum laboratório.
É sugerido que o material aqui exposto seja visto de forma sequencial para subsidiar a atividade dos monitores.
Atendimento nos laboratórios;
Preenchimento da adequação do código com relação às restrições da atividade.
Noções básicas de Maven. A página do cronograma contém na primeira aula uma sequência de vídeos interessantes sobre o Maven. É recomendado que o monitor ainda não familiarizado assista aos vídeos e pratique um pouco.
Critérios usados na avaliação dos monitores:
Presença nos laboratórios (desenvolvedores e corretores)
Qualidade no atendimento aos alunos (desenvolvedores e corretores)
Qualidade da correção dos roteiros (corretores)
Conclusão das atividades de implementação desenvolvedores)
Qualidade e eficiência no gerenciamento dos monitores (gerente)