A avaliação será baseada em diferentes tipos de exercícios escolares:
Roteiros
São exercícios individuais sobre determinado assunto visto em Estrutura de Dados e Algoritmos (EDA).
Provas Práticas
As provas práticas são exercícios individuais realizados em laboratório em datas pré-determinadas de acordo com o cronograma.
As provas práticas terão duração de 2 horas.
A ideia é que os alunos resolvam um problema envolvendo assuntos vistos em EDA. As provas normalmente propõem aplicações das estruturas e algoritmos vistos em EDA ou a implementação de variações dessas estruturas.
A média de LEDA é calculada da seguinte forma:
Provas (75%)
Roteiros (25%)
Os roteiros são exercícios individuais sobre determinado assunto visto em Estrutura de Dados e Algoritmos (EDA) e terão seu tempo máximo definido dependendo de sua natureza. O tempo de execução será informado para cada roteiro.
Os arquivos deverão ser enviados através da execução de um script Maven e possuem uma nota de testes (NT, com peso de 0 até 4) e uma nota de inspeção (design) do código fonte (ND, com peso de 0 até 6). A nota de cada roteiro (i) é dada por NRi = NTi + NDi.
ERRO MÉDIO. Problemas mais graves de legibilidade e erros na implementação da estrutura e nos algoritmos. Penalização de 0,5 até 2,5.
ERRO GRAVE. Erros na escolha das estruturas de dados e algoritmos apropriados. Pequenos problemas de codificação (uma pequena modificação no código é suficiente para corrigir o programa, cuja lógica geral é razoável). Compreensão deficiente/incompleta do problema. Problema no domínio do exercício. Programa Incompleto. Mal uso de lógica / algoritmo / design. Programa com estrutura confusa. Uso de variáveis globais quando desnecessário. Penalização de 2,5 até 6,0.
ERRO GRAVÍSSIMO. Programa não executa (porque não compilou ou porque coisas que foram modificadas sem recomendação). O programa não faz nada relacionado à questão. Utiliza APIs já prontas da linguagem para realizar funções que deveriam ser implementadas. Penalização de 6,0 até 10,0.
As reposições serão realizadas em uma sessão única no final do semestre
As reposições serão referentes às provas práticas apenas.
Cada aluno tem direito a fazer apenas uma reposição e será uma prova prática sobre o assunto de um determinado estágio.
É preferível que o aluno faça os roteiros e provas práticas nas datas pré-estabelecidas. As reposições representam um potencial problema para o aluno devido a uma série de fatores:
É assumido que o aluno teve mais tempo para estudar então as reposições são provas mais bem elaboradas;
Final de semestre é normalmente sobrecarregado, o que pode prejudicar o rendimento do aluno;
O tempo usado para estudar para uma reposição poderia ser aproveitado para provas normais de outras disciplinas.
Não existe reposição de roteiros. O período padrão de envio dos roteiros é 7 dias. Dentre os roteiros que valem pontos podem existir os roteiros curtos (provas anteriormente aplicadas) que possuem tempo de envio de 2 horas. O tempo dos roteiros é mais que suficiente para o envio!