Jogo das Cores

* In Portuguese only

Jogo das Cores

O jogo Comércio das Cores foi desenvolvido por um grupo de professores das Universidades Federais da Bahia e de Sergipe. A primeira versão do jogo foi gerada no final de janeiro de 2018.

​No Jogo Comércio das Cores os participantes são desafiados a, a partir de uma série de operações comerciais, elaborar duas relevantes demonstrações contábeis: o Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração dos Resultados do Exercício (DRE). Para tanto, será simulada a operação de uma empresa comercial que atua num peculiar segmento: o de Cores!

​Os participantes, que trabalharão em grupos os quais representam empresas concorrentes, precisarão tomar decisões sobre compras de mercadorias para posterior revenda, tal qual uma empresa comercial. O moderador atua, em um momento, como fornecedor e, em outro, como consumidor das mercadorias Cores. As empresas precisam analisar o volume de compra das Cores, decidir as quantidades a serem compradas e, posteriormente, decidir com quais preços irão revender.

​O moderador, ao atuar como consumidor das Cores, o faz através da modalidade pregão. Nessa modalidade as empresas disputam entre si para venderem ao consumidor. O preço máximo de venda de cada cor é informado pelo moderador. O preço máximo é uma referência na qual começam as disputas entre as empresas para oferecerem um preço final, que se espera, mais baixo. As empresas fazem suas análises e disponibilizam a quantidade das Cores que pretendem revender, bem como seus respectivos preços. As empresas concorrentes não têm conhecimento destas informações, apenas o moderador. O volume de vendas vai depender do preço praticado por todas as empresas.

​Com a informação de vendas, as empresas precisam fechar o BP e a DRE do período. Estas duas informações são repassadas ao moderador para auditoria.

​Na sequência, nova rodada de compras é realizada e, em seguida, novo pregão para vendas. O jogo pode ter qualquer número de rodadas, sendo programado previamente um número de quatro.

​O objetivo do jogo não é ter o melhor resultado em termos de Lucro nas rodadas, mas sim ter o menor número de não conformidades na elaboração das demonstrações contábeis (para disciplinas de introdução a contabilidade) ou no cálculo dos índices (liquidez, endividamento, rentabilidade e outros, para disciplinas de Finanças). Ganha o jogo quem tiver o menor número de não conformidades. Em caso de empate, a empresa que tiver o maior Lucro Acumulado (conta Reservas) será a ganhadora.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR MATERIAL DO JOGO (Regras, Fichas e Modelos de Demonstrações)

​Se você é professor e deseja usar didaticamente o jogo, entre em contato comigo por e-mail.

Desenvolvido pelos professores:

​Roberto Brazileiro Paixão - UFBA

Abimael Magno do Ouro Filho - UFS

Antônio Vinicius Silva Caldas - UFS

Pedro Marlus Cavalcante de Albuquerque Estrela - UFS

Rosa Eunice Alves Azevedo - UFS