Clarao no ceu assusta moradores do Acre

Clarão no céu assusta moradores do Acre

Infraero descarta queda de avião e acredita se tratar de um meteorito. Já pesquisador da Ufac, acredita que seja lixo espacial.

Por Luan Cesar, G1 AC, Rio Branco

28/01/2018 00h22 Atualizado há 9 horas

clarão foi visto por moradores de Rio Branco, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Rodrigues Alves (Foto: Assis Lima/Arquivo Pessoal )

Um forte clarão que surgiu no céu chamou atenção dos acreanos no início da noite deste sábado (27). A população ficou assustada com a luminosidade e diversos registros em vídeos e fotos se espalharam rapidamente pelas redes sociais e aplicativos de mensagem.

O clarão foi visto por moradores de Rio Branco, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Rodrigues Alves.

A dona de casa Aline de Souza, que vive em Cruzeiro do Sul, chegava em casa com os dois filhos quando viu o brilho intenso que vinha do céu.

"Inicialmente nas redes sociais estavam falando que era um avião, eu cheguei a ficar apavorada, com muito medo, mas depois falaram que era um meteoro. Mesmo assim, também fiquei com medo porque nunca tinha visto um", disse.

José Dávalo Mota, que mora em Marechal Thaumaturgo, também no interior do Acre, conta que estava conversando com um amigo no Centro da cidade quando viu a forte luz em movimento. Segundo ele, todos acreditavam que um avião estava em queda e pegando fogo.

“A luz estava muito clara no céu para o horário. Era uma luz muito intensa e que tinha uma velocidade muito alta. Além dessa luz muito rápida, eu percebi que havia formato de fogo ao redor. Conforme essa luz passava, um rastro de fumaça muito branca ficava para trás. Além de assustados, todos ficaram muito admirados com isso”, afirmou Mota.

Moradores de várias cidades do Acre registraram momento em que clarão surge no céu

Infraero descarta queda de avião

Ao G1, o superintendente da Infraero em Cruzeiro do Sul, Carlos Augusto, informou que o órgão descartou a queda de uma aeronave, já que não houve nenhum registro no espaço aéreo da cidade.

“Não temos nenhuma indicação de aeronave na região. O que pode ter acontecido é a ação de algum meteorito, que quando entra na atmosfera pega fogo e causa um clarão. Mas isso não é oficial”, explicou.

Procurado pela reportagem, o meteorologista Alejandro Fonseca, da Universidade Federal do Acre (Ufac), disse que nenhuma atividade de meteoro ou cometa estava prevista para acontecer no espaço aéreo do Acre. Segundo ele, o clarão pode ter sido ocasionado por lixo espacial.

“Quando o lixo entra na atmosfera sofre um atrito muito grande e isso causa incêndio no objeto. O que pode ter acontecido é isso”, declarou.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitão Rômulo Barros, também descartou a queda de uma aeronave.

""Entramos em contato com a nossa equipe que fica no aeroporto e a equipe da Aeronáutica ligou para Manaus que é quem faz o monitoramento do espaço aéreo aqui e não eles disseram que não teve nenhum chamado de emergência do tipo. Suspeita-se que tenha sido um meteorito que caiu entre o Acre e o Peru, mas ainda não podemos confirmar", disse o militar.

Uma moradora de Rodrigues Alves, que pediu para não se identificar, disse que quando viu o clarão pensou que fosse realmente um avião. "A comunidade toda viu e ficou assustada, fiquei com tanto medo que não deu tempo nem de tirar foto, corri para dentro de casa”, conta.

Beija-Flor terá alegoria com rato gigantesco para representar os maus políticos

Rato gigantesco virá na frente do segundo carro da Beija-Flor Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo

Igor Ricardo

Tamanho do textoA A A

Animal que deu nome a um dos enredos mais significativos da história da Beija-Flor, o rato estará na Avenida este ano pela agremiação de Nilópolis. Não se trata de uma reedição de “Ratos e urubus, larguem a minha fantasia”, de 1989, mas a crítica presente na época dará o tom da apresentação da Azul e branco neste carnaval. Desta vez, o bicho estará na frente do segundo carro da escola em proporções gigantescas.

A alegoria, desenvolvida pela comissão de carnaval, faz uma crítica direta aos “maus representantes do povo”, e traz ainda um prédio da Petrobras que se transformará em uma favela na Sapucaí.

Azul e branco de Nilópolis alertará sobre a intolerância religiosa Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo

— O rato faz essa referência aos péssimos políticos. Tanto que ele vem com dentes humanos e de um jeito bem raivoso para a Avenida — explica Laíla, diretor geral de carnaval e harmonia da Beija-Flor.

O desfile também guarda outras críticas sociais. Uma mensagem contra a intolerância religiosa, sobretudo dirigida às denominações de origem africana, virá no encerramento da apresentação.

Laíla mantém segredo, mas afirma que o último setor da agremiação será uma grande passeata de reivindicações. Em um ano de enredos politizados no carnaval, a Beija-Flor aposta em uma nova forma de interação com o público para chegar ao título. Todas as alegorias da escola terão surpresas, coreografias e movimentos para passar uma mensagem.

Comissão de carnaval da Beija-Flor sonha com título Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo

EM COPACABANA

A escola faz hoje, às 14h, ensaio técnico na Praia de Copacabana. A concentração é no Posto 6. A ideia é que o samba vire grande ato cívico.

CONVOCAÇÃO

A Azul e branco convida todos os cariocas e turistas que estão insatisfeitos com algo para participar do desfile. Podem levar cartazes, camisas, bolas de gás. A escola só pede que a manifestação seja pacífica e ordeira.

COREOGRAFIAS

Os carros terão a coreografia de Anderson Muller. A parte cênica é de Marcelo Misailidis.

DESFILE

A Beija-Flor será a última a desfilar na segunda-feira de carnaval, com o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar — Os filhos abandonados da pátria que os pariu”.