NOTÍCIAS EE ARNO HAUSSER

Mostra Cultural Anos Dourados traz EE Arno Hausser de volta os anos 40, 50, 60 e 70


Reportagem: Cleber Medeiros

Aconteceu na EE Arno Hausser de Ilha Solteira, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro de 2023 uma mostra cultural intitulada Anos Dourados, que trouxe de volta todo o cenário político-cultural dos anos 40, 50, 60 e 70 e buscou aprofundar o conhecimento sobre as fatos, personalidades e aspectos socioculturais do período.

O início do projeto se deu através da apresentação, aos alunos do nono Ano C, de um apanhado sobre esse momento histórico, de forma expositiva e dialogada, a seguir, esses estudantes iniciaram as pesquisas sobre as biografias das principais personalidades da época, as principais invenções do período e os fatos marcantes delimitando uma linha do tempo.

Em seguida, iniciou-se a elaboração de trabalhos relacionados à linha do tempo, cartazes, e maquetes sobre as invenções da época e do muro de Berlim. Foi realizado ainda, junto aos professores um levantamento de peças antigas usadas na época para serem expostas na mostra e para um desfile de personalidades históricas.

Concluídos os trabalhos, dia 31/08 foi apresentado o desfile para os oitavos e nonos anos do ensino fundamental, onde foram apresentadas breves biografias de personalidades históricas importantes na época e representados pelos alunos, como os artistas internacionais Jhon Lenon, John Travolta, Olivia NewtonJhon, Bob Marley, Marilyn Monroe, Brigite Bardot e Michael Jackson e nacionais como Carmem Miranda, Luiz Gonzaga, Clara Nunes, Elis Regina e o ícone Silvio Santos, bem como personalidades políticas internacionais como Marthin Luther King e nacionais como Getúlio Vargas e os ditadores Marechal Castelo Branco e Ernesto Geisel, além de retratar o contexto da Guerra fria apresentando dois soldados, sendo um norte-americano e outro soviético.

No dia 31 de agosto foi realizado o desfile para o sexto e sétimo ano e visitação da exposição com a presença das PEC’s da Diretoria de Ensino da área de Ciências Humanas de Andradina e algumas turmas de alunos. Por fim, no dia 31/08, os pais foram recebidos na escola e puderam presenciar os trabalhos feitos por seus filhos e as turmas, não contempladas puderam aprender visitando a mostra.

Exposições e estudantes durante a Mostra

Estudantes da EE Arno Hausser produzem radionovela

Reportagem: Yeda Medin

Na escola Arno Hausser, os alunos do 9° ano C, desenvolveram o projeto “Mostra Cultural Anos Dourados”, ministrado pelo professor Cleber Medeiros, que leciona a disciplina de história, o qual teve a colaboração da professora Yeda Medina que leciona a disciplina de Língua Portuguesa. Com o objetivo de reconhecer os elementos da narrativa, a professora Yeda propôs aos estudantes produzirem uma radionovela.

Radionovela é um tipo de drama produzida e divulgada em rádio, principalmente na América Latina, na era de ouro do rádio, entre as décadas de 1930 e 1950. As radionovelas foram fundamentais para a história do rádio brasileiro. Elas estimulavam a imaginação dos ouvintes (fundamentalmente mulheres, as senhoras e senhoritas que acompanhavam o enredo) e possibilitaram o surgimento de uma série de rádio atores e autores que, posteriormente, migraram para a televisão.

O roteiro foi produzido pelos alunos do 9°ano C e mediado pela professora Yeda Medina, trazendo situações relacionados à escravidão, a preconceitos, ao assédio, entre outras, tendo intertextualidade com a obra "A escrava Isaura” que é um romance regionalista do escritor mineiro Bernardo Guimarães, de caráter abolicionista. Isaura era uma escrava branca, e foi assediada incessantemente por Leôncio, seu dono por herança e proprietário de uma fazenda".

Professores e estudantes durante a Mostra

Escola Arno Hausser promove roda de conversa sobre a Constituição Brasileira

Por: Camila Camargo

Aconteceu no dia 30 de agosto uma roda de conversa sobre a constituição brasileira de 1988 com as advogadas do projeto OAB nas escolas Fabiana e Karina, o bate-papo contou também com a presença da advogada e professora da 2° série integrada ao curso técnico em Serviços Jurídicos, Grayce Kelly. Participaram os alunos do 2°SJ e os alunos que integram o itinerário Cultura em Movimento da 3° série A, acompanhados da professora Camila que ministra a disciplina “Direitos que transformam”, que compõe o itinerário. A proposta da roda de conversa foi dialogar com os educandos sobre os principais direitos previstos na nossa constituição com o objetivo de debater e aprofundar o conteúdo trabalhado em sala sobre a história das constituições brasileiras e a luta por direitos.

Palestrantes e participantes durante a roda de conversa