14ª EDIÇÃO: 2016

14 a 16 de Junho

Capa dos Anais do 14º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale

Os anais, em versão eletrônica, estão disponíveis no site da Univale: https://www.univale.br/wp-content/uploads/2018/11/LIVRO-DE-RESUMO-14-SIMPOSIO-UNIVALE.pdf

Meio ambiente e Território

Concomitante à décima quarta edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, a Univale realizou o 3º Seminário Internacional LIGAÇÕES MIGRATÓRIAS CONTEMPORÂNEAS: BRASIL ESTADOS UNIDOS E EUROPA. A junção dos eventos fortaleceu o espaço acadêmico de divulgação da produção científica e tecnológica, testemunhando a importância da UNIVALE como instituição de ensino e pesquisa do Vale do Rio Doce.

Estudantes de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, professores e pesquisadores da UNIVALE e de outras Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa nacionais e internacionais, interessados em conhecer e/ou apresentar trabalhos de pesquisas, ensino e extensão nas diferentes áreas do conhecimento e temas relacionados aos diversos aspectos da mobilidade humana e do meio ambiente participaram dos eventos. Foram contabilizados 616 inscritos, sendo 354 como apresentadores de trabalhos (48 profissionais, professores e/ou pesquisadores e 306 estudantes) e 262 como ouvintes. Também compareceu um público não-pagante, que foi plenamente acolhido pela comissão organizadora e de apoio. Foram aprovados 455 resumos de trabalhos científicos e/ou acadêmicos para compor a programação.

Os eventos, realizados simultaneamente, foram coordenados pela Profª. Dr.ª Sueli Siqueira.

NOVIDADE NA ÁREA: SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

Nas treze primeiras edições do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, os inscritos para apresentações indicavam em seus resumos a área de conhecimento relacionada ao trabalho, que, se selecionados, eram expostos em sessões organizadas a partir de tais áreas. Na 14ª edição, houve a implantação do formato de STs (Simpósios Temáticos), assim, os participantes deveriam direcionar seus resumos ao ST com melhor correspondência, no ato de inscrição. Foram colocados à disposição 31 Simpósios Temáticos nas diversas áreas do conhecimento.

O Seminário Internacional Ligações Migratórias Contemporâneas: Brasil, Estados Unidos e Europa tem como objetivo divulgar os resultados de estudos sobre a temática da migração internacional. Esse fenômeno faz de Governador Valadares um nome mundialmente conhecido. A cidade, com uma cultura emigratória consolidada, foi a primeira a enviar emigrantes para os Estados Unidos. De um contexto de ponto de chegada de imigrantes, o Brasil, na década de 1980, torna-se um ponto de partida.

A criação do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional – NEDER, dentro da linha de pesquisa sobre Migração Internacional, oportunizou a realização de vários estudos sobre o início do movimento e seus impactos. A cidade de Governador Valadares e seu entorno é um dos primeiros pontos do território brasileiro na formação de fluxos emigratórios de longa distância que se direcionam para o exterior.