6ª EDIÇÃO: 2008

22 a 24 de Setembro

Capa dos Anais do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale

O 6º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, promovido pela UNIVALE, ocorreu no período de 22 a 24 de setembro de 2008. A programação científica do evento se estruturou em torno de duas Conferências Magnas; duas sessões de Exposição de Trabalhos sob a forma de Pôster; seis sessões de Comunicação Oral, divididas em 18 grupos de apresentação; e cinco sessões de mesas redondas divididas em 12 mesas de discussão. As conferências foram proferidas pelos professores Dr. Haruf Salmen Espindola, versando sobre o tema “A importância da pesquisa interdisciplinar”, e Dra. Alda Maria Soares Silveira, versando sobre o tema “A pós-graduação stricto sensu na Univale".

O evento contou com 247 participantes inscritos, sendo 140 na qualidade de expositores de trabalhos, na forma oral ou pôster, e 107 na qualidade de ouvintes. Dos 166 trabalhos apresentados, 159 (95,8%) foram produzidos na UNIVALE e sete (4,2%) nas demais Instituições de Ensino Superior que se fizeram aqui representar, a saber: Universidade Federal do Espírito Santo, União de Ensino de Caratinga, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Universidade Presidente Antônio Carlos, Universidade Federal de Viçosa, Faculdade de Direito de Governador Valadares. Após análise do perfil dos expositores, observou-se que 113 (80,7%) eram estudantes de graduação e pós-graduação, e 27 (19,3%) eram profissionais.

A sexta edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação científica da Univale teve como coordenadora, a Profª. Dr.ª Fabíola Alves dos Reis. Os anais, em versão física, estão disponíveis na Biblioteca da Univale.

"Cada indivíduo ou grupo social se valoriza pelo desenvolvimento contínuo de suas potencialidades, na medida em que se abre a todos os outros, neles reconhecendo o complemento necessário de si próprio."

(COMPARATO, 2006, P. 699)