TECNOLOGIA DA ARQUITETURA

 LINHA 1

Pesquisas fundamentadas na técnica e no conhecimento científico aplicados a etapas da produção do ambiente construído, contribuindo para o desenvolvimento e inovação de materiais, produtos e processos construtivos.

Temas:

Participantes

Projeto de pesquisa: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM MATERIAIS, TÉCNICAS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS 


O projeto de pesquisa busca investigar e analisar as inovações em materiais, técnicas e sistemas construtivos com foco na sustentabilidade, novos materiais e técnicas de construção sustentáveis visando minimizar o impacto ambiental das edificações e promover o uso eficiente dos recursos naturais. Considerando o cenário atual de crescente preocupação ambiental e a necessidade de reduzir a pegada ecológica, a pesquisa visa identificar soluções sustentáveis e inovadoras na área da arquitetura e da construção civil.

A incorporação de tecnologias sustentáveis nos processos e projetos arquitetônicos pode reduzir o consumo de energia, água e materiais, além de melhorar o conforto térmico e acústico dos ambientes e dos edifícios. Isso inclui a utilização de materiais reciclados e renováveis, técnicas de construção mais eficientes, sistemas de energia renovável, dentre outros. Além disso, a implementação de sistemas construtivos eficientes e o uso de tecnologias avançadas de construção promove construções rápidas, com menos desperdício de material, mais duráveis e de fácil manutenção.

O estudo abordará tópicos sobre (a) Materiais sustentáveis: análise de materiais reciclados, de fontes renováveis e de baixo impacto ambiental, como bioconcreto, tijolos ecológicos e isolantes térmicos naturais; (b) Técnicas construtivas: investigação de métodos construtivos que promovam a eficiência energética e a redução do consumo de recursos naturais, como construção modular, sistemas pré-fabricados e técnicas de bioconstrução; (c) Sistemas construtivos: estudo de sistemas integrados e inovadores que otimizem o uso de energia e recursos, como construções passivas, edifícios de energia quase zero (nZEB) e sistemas de automação predial e (d) Desempenho e avaliação: análise do desempenho e eficiência dos materiais, técnicas e sistemas construtivos, considerando critérios de sustentabilidade, como redução do consumo de energia, emissões de gases de efeito estufa e gestão de resíduos.

Temas:

Participantes

Projeto de pesquisa: TECNOLOGIA EM BLOCOS DE TERRA COMPACTADA (BTC) DE SOLO-CIMENTO COM INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS


Nos cenários da arquitetura, do urbanismo e da construção civil no que diz respeito à tecnologia da habitação e moradias, a pesquisa reside em identificar os motivos que caracterizam o déficit habitacional na região metropolitana (RM) de Goiânia, investigando principalmente o período posterior à extinção do BNH. A partir daí, os principais objetivos englobam a sugestão de mudanças que comportem a adoção de técnicas de construção sustentáveis como alternativa amenizadora à falta de moradias (decorrência do alto custo das edificações) e contribuição, com estudos sobre a aplicação de resíduos (outrora despejados em locais inadequados), na fabricação de materiais de construção, e, consequentemente, na preservação ambiental.

Esta carência de moradias, e principalmente moradias de qualidade, no Brasil requer a busca constante de métodos alternativos de construção, o que gera o desenvolvimento de novas concepções e de processos construtivos inovadores. E, além de sua busca, sua consolidação. Sendo assim, a construção de moradias para a população de baixa renda pode aliar processos construtivos adequados, bons materiais, baixo custo e que ainda estejam inseridas nos ideais da preservação ambiental.

Pretende-se avaliar se o tijolo de solo-cimento adicionado de resíduos de argamassa de cimento e areia atende à solução dos dois problemas abordados: alternativa viável economicamente para construção de moradias de baixo custo (em comparação ao tijolo cerâmico convencional) e destino correto ao resíduo que anteriormente seria despejado em locais inadequados e contrários à ideia da preservação ambiental (com estudo de suas propriedades mecânicas e térmicas). Pretende-se analisar ainda, questões relacionadas à certificação do material como componente e, também, como sistema construtivo, de forma que se contribua para a efetiva inserção desta nova alternativa no mercado voltado à construção civil, de forma acessível e eficaz.

Impacto

Norteado pela necessidade de boas alternativas para mitigar ou, ao menos, amenizar a agressão ao meio ambiente, o alto custo das edificações e a falta de moradia; além de contribuir na ampliação de conhecimentos tecnológicos acerca dos estudos sobre a aplicação de resíduos na fabricação de materiais de construção.

Sua relevância reside em apontar tendências e sugerir mudanças que comportem a adoção de técnicas de construção sustentáveis, juntamente com a preservação ambiental.