6. Culturas de Urbanismo e Mobilidade

Documentos das sessões de formação em ANEXO:

- Planificação da UFCD de CLC_6;

- Ficha de trabalho nº 1 - turma ES1.2;

- Ficha de Trabalho nº 1 - turma EC1.2;

- Ficha de Trabalho nº 1 (RA 1) - curso escolar;

- Ficha de Trabalho nº 2 (RA 2) - curso escolar. 

    Resultados de Aprendizagem:

A PERMACULTURA

    O termo Permacultura surgiu de Permaculture - Permanent Agriculture (culture) e é um sistema de planificação e criação de habitats humanos em harmonia com a Natureza.

 O conceito foi desenvolvido há 30 anos por Bill Mollison e David Holmgren, como resposta alternativa às agressões do homem ao meio ambiente e consequentemente a si mesmo. Implica um retorno às práticas ancestrais de observação, respeito e trabalho em colaboração com a Natureza.

   É uma atitude de vida positiva que visa a sustentabilidade social, ambiental e económica através de métodos de planificação e concretização apropriados, eficientes e produtivos cujos padrões respeitam a Natureza.

  Constitui um método holístico de integração global de vários componentes da actividade humana, tais como agricultura, piscicultura, silvicultura, arquitectura, engenharia, paisagismo, ambiente, economia, sociologia, cultura, etc.   Implica uma atitude ética que envolve três aspectos essenciais: cuidar da Terra; cuidar das pessoas; aplicar limites ao consumo e partilhar os recursos.

ECOVILAS: "TAMERA", um caso em Portugal. disponível em: http://www.tamera.org

CURADORES DA TERRA: Arte, Arquitectura e Sustentabilidade, 

em http://www.curadoresdaterra.com.br/

                               

     Para saber mais: veja o documento sobre os Fundamentos da Permacultura na secção de Anexos

UNIVERSALIDADE e DIVERSIDADE DA ARQUITECTURA EM TERRA

      Casas tradicionais: o caso do povo Dogon (Mali)

   «Os Dogon habitam a região de Mopti, localizada no planalto central do Mali. As suas aldeias, implantadas nas escarpas de Bandiagara, a leste do Rio Níger, são sobejamente conhecidas pela sua arquitectura, que, juntamente com a paisagem e a geologia, constituem uma das maiores atracções turísticas do Mali. A paisagem foi classificada com Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1989.

    Os Dogon possuem conhecimentos seculares muito aprofundados acerca do sistema solar de Sirius, a estrela "semente", para eles responsável pela criação e início de todas as coisas.

A arquitectura das suas aldeias reflecte de forma inequívoca - através de orientações, formas, lógicas compositivas e organizações funcionais -, os vários aspectos desse mito cosmológico, constantemente referenciado através de simbolismos que remetem para conceitos como o centro sagrado, entre outros, ou crenças relaccionadas com o culto dos antepassados.»

   Fonte: Wikipedia - Dogon People

Imagens: Unesco/Martin Gray, disponível em http://whc.unesco.org/en/list/516/

- Veja ainda a Apresentação denominada "Arquitecturas de Terra" da arquitecta Maria Fernandes na secção de Anexos

» FRANK GEHRY

Visita virtual ao Museu Guggenheim em Bilbau disponível em: http://www.guggenheim-bilbao.es/visita_virtual/visita_virtual.php?idioma=es