Renda Turca

Pelas pesquisas foram descobertos de 3 a 4 modos de confecção e nomes diferentes como:

  • Renda Turca de Bicos de Sabará (MG),

  • Renda Singeleza em Marechal Deodoro (AL) e Jaguapitã (PR), e

  • Renda Turca em Bauru (SP), sendo esta a mais conhecida, porem o resultado final de todas elas são similares.

Em cada estado tem um nome diferente, mas são todas parecidas.

Para confeccionar a renda as pessoas usam como base uma agulha de tapeçaria ou agulha de costura número treis.

As demais agulhas que servem como suporte são improvisadas e vão desde palitos de sorvete, pitulito, churrasco, bambu fino, lápis e até ferrinho da armação de sombrinha. Em alguns casos utiliza-se "navetes" de ferro ou de plástico, sendo que as de ferro já não são vendidas a muitos anos e a de plástico são encontradas em casas de caça e pesca ou agulhas adaptadas em casas de "ferramentarias".

Em paises como Estados Unidos e Itália, também encontra-se pessoas que desenvolvem esta arte.

Existem poucas revistas sobre o assunto, bem como não existem agulhas específicas para venda (e se existe é muito dificil de encontrar) e quem desenvolve a arte improvisa as agulhas.

A Renda Turca é uma arte antiga e rara, feita com agulha e linha, e seu processo é semelhante ao utilizado para fazer redes de pesca. Criatividade e técnica é o que direciona essa arte que pode ser usada para desenvolver acessórios, vestidos, casacos, bolsas, toalhas, artigos de decoração, aplicações, e o que mais a sua imaginação permitir. O design do entrelaçar dos fios é o que a diferencia das demais rendas, e até mesmo do crochê e do tricô, servindo também como referência para estampas, impressões, texturas, e demais artes visuais.

Com um pouco de paciência é possível produzir muitos artigos em Renda Turca com desenhos variados. Vale a pena frisar que como em qualquer arte feita com exatidão, o tempo é um elemento demorado na fabricação, e uma peça como uma toalha leva cerca de 30 dias para ficar pronta. A regra é simples, quanto mais complexo mais demorado.

Colaborador: Solange Oliveira

Procedencia: Bauru (interior do estado de São Paulo), Brasil

Solange Oliveira vem dedicando a arte manual Renda Turca a mais de 35 anos, sendo que nos últimos anos tem procurado inovar com a criação de novas peças que vão desde boleros, bolsas, customização em roupas, alem de fazer muitas pesquisas em busca da origem desta arte ( (Brasil, Argentina, EUA, Itália, Croácia, França, Finlândia e outros) e ainda descobrir grupos ou pessoas isoladadas existentes no Brasil e fora dele que confeccionam Renda Turca.

Seus trabalhos que foram divulgados na Itália e França