aobradedeusedenominacoes

A Obra de Deus e Denominações

Obra de Deus

Deus enviou seu único Filho para trazer salvação ao mundo. Até então, a nação de Deus - Israel – O serviu através da Lei e de seus componentes: mandamentos, sacrifícios e tradições.

O Senhor Jesus veio ao mundo para transformar a obra de Deus, de um fundamento baseado na Lei e suas tradições – limitada a determinada nação - a uma obra de fé, salvação e graça – aberta a todos os que crem. Essa obra é realizada nos corações e vidas das pessoas. A Obra de Deus - de acordo com o Novo Testamento - existe e habita nas almas dos seres humanos, e não em organizações ou edifícios.

Podemos verificar que ainda que o Senhor Jesus atendeu e pregou no templo, Êle apresentou os seus ensinamentos e executou a maioria de suas obras fora do Templo. Quando da sua visita à Jerusalem, Êle anunciou que o templo seria destruido e um novo templo seria reconstruido em tres dias, referindo-se a si mesmo, e à obra da resurreição. Êle òbviamente estava relegando o caráter físico e organizacional do templo a um nível inferior, e estabelecendo a Obra de Deus pelo espírito.

Denominações

Por outro lado, "uma denominação, no sentido cristão do termo, é uma organização religiosa que funciona com um nome, uma estrutura e (ou) uma doutrina comuns" (wikipedia.com).

A partir do momento em que um grupo de pessoas se ajunta e forma uma denominação, essa nova entidade estará indubitavelmente sujeita à vaidades, orgulhos, ambições, nepotismos, superstições, e outras fraquezas típicas da natureza humana.

O exemplo mais flagrante desse fenômemo é o caso da denominação que se iniciou com o testemunho dos apóstolos Paulo e Pedro em Roma. Eles anunciaram a salvação por Jesus Cristo, e muitos daquela cidade creram e foram salvos. Êsse grupo de crentes eventualmente formou a denominação que conhecemos como a Igreja Católica Romana. Consideramos desnecessário descrever aqui o desenvolvimento e direcionamento dessa denominação através dos séculos.

Foi êsse um movimento de Deus? Inegàvelmente o foi, pois iniciou-se com o testemunho de dois apóstolos do Senhor. Por que permitiria o Senhor que um grupo de cristãos que se iniciou com o testemunho apresentado por Paulo e Pedro, se transformasse em uma organização que se desviou tão dramàticamente do exemplo deixado por Jesus Cristo? Porque Deus honra o desejo dos homens, seja ele certo ou errado (ver I Samuel 8).

A idéia de que uma denominação - seja ela iniciada por Paulo, Pedro, Lutero, Moody ou Francescon - representa exclusivamente a Obra de Deus na terra é simplesmente absurda. A Obra de Deus por Jesus Cristo é manifestada nos corações e vidas das pessoas, independentemente da denominação a qual pertença (ou não).