Francisco Maria de Pinho Nunes

O Pe Francisco Maria de Pinho Nunes, nasceu em Válega (Ovar) a 20 de Outubro de 1905.

Frequentou a escola Oliveira Lopes (Válega), conheceu a seguir o Colégio Ovarense e depois, no Porto, o liceu Rodrigues de Freitas e de 1922 a 1928, os seminários de Vilar e da Sé. Aqui ter minou o seu curso teológico, tendo sido ordenado sacerdote na Sé Portucalense em 29 de Julho de 1928. Em 19 de Agosto celebra a sua Missa Nova na Igreja da Santa Padroeira da sua freguesia.

Começou o seu múnus paroquiando em Guetim (Espinho), de 1928 a 1930; Fridão e Rebordelo (Amarante) de 1930 a 1935; Fermedo (Feira) de 1935 a 1938, passando para a sede do concelho, freguesia de São Nicolau entre 1938 a 1949.

Como Capelão da Aguda, Arcozelo, aqui se mantém até 1955, ano em que se recolhe à sua casa da Corga do Norte (Válega), dedicando-se exclusivamente ao apostolado da pregação. Faleceu a 10 de Fevereiro de 1977.

Foi sócio correspondente do Instituto de Etnografia e Ciências Humanas do Porto. Neste instituto proferiu duas Conferências e, duas no Orfeão de Ovar. Foi colaborador da revista "Imuldista" e em vários jornais. Ao longo da sua vida o estudo e a escrita foram uma constante como o revela a sua vasta produção intelectual e, citando o jornal Notícias de Ovar, "... um espírito brilhante e lúcido, com uma cultura fora do comum e um estudioso invulgar por tudo o que dizia respeito à Igreja e tudo aquilo que poderia estar ligado às Artes, que tanto apreciava e adorava."

O seu livro Monografia da Praia da Aguda é sem dúvida um dos mais belos legados oferecidos a este recanto Atlântico da Vila de Arcozelo.

Livros do autor na estratégias criativas

Estudo monográfico sobre uma das mais típicas comunidades piscatórias portuguesas. Dividido em duas áreas. A primeira é uma análise histórica, pesquisando as origens do topónimo. A segunda parte estuda as instituições e os serviços relevantes aqui localizados. Livro bem escrito, de leitura agradável e com (...) »