Danyel Guerra

Danyel Guerra (aka Danni Guerra) nasceu na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, na 'mátria' amada Brasil, no mês de novembro, num dia de Vênus, sob o signo de Escorpião. No ano em que a advogada Hilda Hilst abandonou o Direito para ser torta na vida, se transtornando numa fabulosa escritora, a obscena Senhora HH.

Radicado em Portugal há vários anos, é licenciado em Ciências Históricas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Após ter lecionado História em colégios e escolas secundárias, dedicou-se posteriormente ao Jornalismo, tendo trabalhado como repórter e redator efetivo nos diários 'Jornal de Notícias' (Porto) e 'Correio da Manhã' (Lisboa).

A sua cinefilia levou-o a colaborar em diversos jornais e revistas, escrevendo críticas, comentários, entrevistas e reportagens sobre a arte cinematográfica. Em paralelo, foi também animador radiofónico em algumas emissoras locais, regionais e nacionais portuguesas.

Perfilhando uma opção preferencial pela escrita recriativa, Danyel Guerra é também autor das obras ‘Em Busca da Musa Clio’, um ensaio biográfico sobre o poeta arcádico Tomás Antônio Gonzaga (edição Armazém Literário, 2004) e das coletâneas de crônicas e cronicontos, 'Amor, Città Aperta' (Armazém Literário, 2008) e 'O Céu sobre Berlin' (Aleph, 2009).

Livros do autor na estratégias criativas

Neste seu quarto registro - uma ficção que mescla os gêneros erótico e fantástico -, Danyel Guerra desafia o leitor a entrar no quarto das adolescentes Maria Ana e Daniana e enovela uma onírica estória de amor e desamor, num cenário de caos e delírio, onde a pintura flamejante de Gustav Klimt refulge como (...) »