Tipos

Tipos de linguagens individuais

• Línguas vivas

• Línguas extintas

• Línguas antigas

• Línguas históricas

• Línguas construídas

Na tabela de códigos para ISO 639-3, as línguas individuais são identificadas como sendo de um dos seguintes cinco tipos:

Línguas vivas

A linguagem é listado como viver quando há pessoas ainda vivas que aprenderam como primeira língua.

Línguas extintas

Esta parte da ISO 639 também inclui os identificadores para as línguas que não estão mais vivas. A linguagem é listada como extinta, se tiver sido extintas em tempos recentes. (Por exemplo, os últimos séculos). Os critérios para a identificação de línguas distintas nestes caso são baseados em inteligibilidade (conforme definido para línguas individuais).

Línguas antigas

A linguagem é listado como antiga se foram extintos nos tempos antigos (por exemplo, mais de um milênio atrás). No caso de línguas antigas, um critério baseado na inteligibilidade seria o ideal, mas na análise final, os identificadores são atribuídos a línguas antigas que têm uma literatura distinta e são tratados distintamente pela comunidade acadêmica. Para se qualificar para a inclusão na norma ISO 639-3, a linguagem deve ter uma literatura atestado ou ser bem documentada como uma linguagem conhecida por ter sido falado por cerca de determinada comunidade, em algum momento na história, não pode ser uma língua reconstruída inferida histórico-comparativa de análise.

Línguas históricas

A linguagem é listada como histórico, quando considera-se ser distintos de quaisquer línguas modernas que são descendentes dele, por exemplo, Inglês antigo e Inglês Médio. Aqui, também, o critério é de que a linguagem tem uma literatura que é tratada distintamente pela comunidade acadêmica.

Línguas construídas

Esta parte da ISO 639 também inclui identificadores que denotam a linguagem construída (ou artificial). A fim de qualificar para a inclusão da linguagem deve-se ter uma literatura que deverá ser concebida com o propósito da comunicação humana. Especificamente excluídos são as línguas reconstruídas e linguagens de programação de computador.