25 de Abril/74

Um Golpe de Estado da iniciativa do Movimento das Forças Armadas, que desde a primeira hora apelou ao povo para se recolher em suas casas. - Primeiro Comunicado do Movimento das Forças Armadas

PROGRAMA DO MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS - 3 D's: Descolonizar, Democratizar e Desenvolver

Saber não era suficiente. Era preciso ver, testemunhar para acreditar e contar a história. Marcelo Caetano entregou-se a António de Spínola no Quartel do Carmo. - Reportagem com locução off de Fialho Gouveia sobre os acontecimentos no Quartel da GNR, Arquivos da RTP

Cronologia do 25 de Abril - Centro de Documentação do 25 de Abril, Universidade de Coimbra

Outras datas importantes

16 de Março de 1974

28 de Setembro de 1974

11 de Março de 1975

25 de Novembro de 1975

Otelo Saraiva de Carvalho

Comando o Golpe de 25 de Abril. Sonhou com uma sociedade sem classes, onde o poder popular fosse exercido em democracia directa, pelo povo, com o apoio dos militares. Por ingenuidade política, a sua utopia não considerou o contexto internacional em que o país se integrava, retalhando o Mundo em duas esferas de influência: URSS/EUA.

Bastidores do 25 de Abril

Entre a sorte e o improviso do Golpe de Estado

Do Golpe de Estado à Revolução e normalização da Democracia

Da unanimidade no Golpe de Estado do 25 de Abril ao ensaio da caminhada para o socialismo, após 11 de Março de 1975, começando pela nacionalização da banca e dos seguros. Uma vanguarda revolucionária e extremista desenvolvia o Processo Revolucionário Em Curso, pretendendo impor uma ditadura socialista.

O Golpe de 25 de Novembro travou o PREC, e reiniciou a normalização do regime, respeitando o modo de produção capitalista e os valores democráticos do sistema político.

A Associação 25 de Abril, organizada pelos intervenientes no Golpe de Estado, reúne, conserva e trata material informativo e documental para a história do 25/4 e do processo histórico que o precedeu e se lhe seguiu.

Tarefa:

Escreva uma reflexão com 500 palavras, descrevendo o papel do 25 de Abril na construção de uma sociedade plural e tolerante, e mais justa, enfatizando a importância da democracia.