Museus

Essa incrível rota urbana concentra, em apenas 7km, atrativos culturais suficientes para um dia inteiro. Ao todo são 11 pontos de interesse cultural, artístico, histórico e também gastronômico.

São 5 museus, todos muito interessantes e bem cuidados. Em nenhum deles se paga ingresso, com a particularidade que no Instituto Juarez Machado a entrada só é gratuita para quem vai de bike.

Além do acervo, alguns museus se destacam também pela beleza arquitetônica, como no caso do Museu de Arte e do Museu da Imigração. Em frente ao Museu da Imigração fica a Alameda Brüstlein (Rua das Palmeiras), um dos símbolos da cidade. Suas imponentes palmeiras foram plantadas na mesma época da construção da casa que abriga o museu.

O Museu do Sambaqui é um dos únicos do gênero no país e mostra como viviam os primeiros povos do litoral. Apresenta um acervo de objetos e utensílios de milhares de anos, alguns bastante raros.

Outro ponto de destaque é a Escola do Teatro Bolshoi, a única fora da Rússia. Na visita guiada pode-se conhecer de perto as instalações e o dia a dia dos alunos desta escola (todos com bolsa integral), e que promove o maior festival de dança do mundo, o Festival de Dança de Joinville.

O Instituto Internacional Juarez Machado tem um museu com obras do multi artista joinvilense de fama internacional. Parte da exposição inaugural "A bicicleta na Vida e Obra de Juarez Machado" integra o acervo fixo do museu.

Também estäo na rota importantes monumentos que ajudam a entender melhor a história da cidade. Um deles está na Praça dos Suíços, e traz os nomes de todas as famílias deste país que vieram colonizar Joinville. Outro é o Monumento à Barca, que representa a Barca Colon, a primeira de imigrantes alemães, e outras referências à identidade cultural da cidade (entre elas uma bicicleta, descubra onde está!).

A instituição Bombeiros Voluntários de Joinville, foi fundada em 1892, sendo o primeiro do Brasil. O local é sede dos bombeiros desde o inicio do século passado.

A Catedral de Joinville, inaugurada nos anos 70, tem forte influência da arquitetura modernista e é famosa pelos vitrais em seu interior. Para matar a sede e a fome há a Via Gastronômica, uma rua com dezenas de restaurantes e bares de vários tipos, além de outras opções de paradas em cervejarias e cafeterias ao longo do percurso.

O Mercado Público, ponto de partida e chegada da rota, abriga restaurantes, cervejaria, produtos integrais, loja de artesanato e cafés especiais além de programação de shows na parte externa.

Instituto Internacional Juarez Machado




Museu de Arte de Joinville - MAJ

GUIA de bike

Museu do Sambaqui

Arquivo GPS

Rota dos Museus