roteiros

As Rotas de Cicloturismo

São sete rotas passando pelo litoral e interior, onde se encontram extensas áreas de mata atlântica, cachoeiras, piscinas naturais, parques aquáticos, mirantes, estradas cénicas, casas típicas estilo enxaimel, maravilhosos jardins, pontes de madeira cobertas, pequenas fábricas de cachaça, sítios de produtos orgânicos e coloniais e plantações de flores. E ainda atrativos urbanos importantes como a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, os museus da Bicicleta, de Arte, Instituto Juarez Machado, do Sambaqui, entre outros. Na parte de compras, lojas com a tradicional produção de malhas e chocolates de Santa Catarina, além de inúmeras opções de restaurantes, cervejarias, cafeterias e docerias.

A área do município de Joinville é bem grande, abrange mais de 1 milhão de km, proporcionando esta ampla rede de rotas. Ao todo são cerca de 300 km mapeados e sinalizados para o cicloturismo.

As rotas partem e retornam a Joinville, assim, os pernoites são feitos todos no mesmo local. Esta característica permite que os percursos sejam feitos sem necessidade de se levar carga na bicicleta, podendo ser conveniente para quem quer ter sua primeira experiência no cicloturismo, para quem pedala de forma mais esportiva ou para famílias que procuram uma logística mais prática de viagem.

É uma ótima opção para as crianças, como várias alternativas de visitas a propriedades rurais, com criação de abelhas, passeio de trator, além de parques aquáticos e passeios de barco. Também será atraente para quem está acompanhado por outras pessoas que não vão

pedalar, já que Joinville oferece inúmeras opções do que fazer na cidade e seu entorno.

Com acesso fácil por aeroporto ou estradas, Joinville está localizada entre os três principais circuitos de cicloturismo de Santa Catarina, podendo ser utilizado como base para quem parte para estes roteiros.

São 4 os pontos de partida para as rotas: Mercado Público, Museu da Bicicleta, Pórtico da XV e Garten Shopping. Deste modo, pode-se optar pelo início num local já mais afastado, evitando trechos que tenham maior fluxo de veículos dentro da cidade e diminuindo

a quilometragem final da rota. Neste caso, o desloca- mento do hotel até o ponto de início escol hido pode ser feito de carro próprio ou pela contratação de um serviço. Este deslocamento em carro pode ser feito também para deslocamentos mais longos em alguns

casos como a Rota Rio do Julio e Rota Quiriri, no trecho identificado como Rota de Acesso.

Todas as rotas estão classificadas conforme os aspectos de Esforço Total e Nível Técnico, alertas para intensidade de trânsito e algumas dicas.

No geral, para todas as rotas, é necessário ter algum costume de pedalar no trânsito, que por vezes é rápido. E apesar do respeito aos ciclistas estar crescendo, alguns motoristas a inda não se conscientizaram, exigindo cuidado.


Características Gerais

Clima

Apesar de ser no sul do Brasil, a região tem dias bem quentes, principalmente no verão. Nesta época planeje-se de forma a não pedalar nas horas mais quentes do dia. As chuvas são distribuídas ao longo do ano todo, por isso carregue sempre uma capa de chuva e embale bem seus pertences em plásticos ou utilize equipamento impermeável.

Nível de Dificuldade

De modo geral, com exceção do Rio do Júlio, as rotas são consideradas de nível fácil a médio, portanto podem ser recomendadas como primeira experiência no cicloturismo, desde que se tenha costume de pedalar no trânsito ou que os trechos mais movimentados sejam feitos de carro.

Estradas de Terra

Em geral estão em boas condiçóes na região de Joinville, sem muitas pedras grandes nem erosões e com colocação frequente de cascalho. Como em qualquer estrada de terra, a dificuldade será maior se houver obras de manutenção em alguma parte, ou em caso de muita chuva.

Bicicletarias

A prática do mountain bike é bastante difundida na região, há bicicletarias bem completas na cidade.

Pontos de Apoio

Em geral as áreas rurais são habitadas, eventualmente com algum tipo de comércio, com exceção da Rota do Rio do Júlio, onde o isolamento é maior.

Reservas e Agendamentos

Os estabelecimentos rurais, como parques aquáticos, pesque-pagues, propriedades do turismo rural, restaurantes e outros, funcionam geralmente nos finais de semana de verão. Fora destes períodos é importante fazer um contato prévio para se informar sobre horários de funcionamento de cada um.

Cuidados Especiais

  • Atenção ao trânsito, não pedale distraído, nem com fones de ouvido ou celular.
  • Evite acidentes, ande sempre em baixa velocidade.
  • Respeite as leis de trânsito. Exceto nas ciclovias e ciclofaixas, nunca ande na contra mão, mesmo nas estradas de terra.
  • Sempre dê preferência aos pedestres, tenha especial atenção nas calçadas compartilhadas.
  • Sinalize com o braço e mão suas intenções ao mudar de direçáo, virar a esquina ou parar.
  • Utilize os equipamentos de segurança para ciclistas: capacete, óculos, luvas e retrovisor.
  • Para pedalar à noite na cidade esteja equipado com farol, pisca traseiro e refietivos. Fora das rotas urbanas evite pedalar à noite, por questão de visibilidade.
  • Sempre que houver ciclofaixas ou ciclovias utilizeas, para sua segurança e bom funcionamento do trânsito em geral. Nos cruzamentos pode ser necessário subir na calçada e cruzar pela faixa compartilhada com pedestres. Nunca atravesse na diagonal.

O que levar

Para maior conforto, carregue seus pertences numa bolsa de guidão ou numa top rack (bolsa específica que vai afixada acima do bagageiro). Leve Caramanholas ou Mochila de Hidratação, Filtro Solar, Capa de Chuva, Celular, Máquina Fotográfica, Farol e Pisca, GPS (opcional), Dinheiro, Cadeado, Kit de reparo de câmara, Bomba de ar, Câ mara reserva, Kit de Chaves e o Guia das Rotas.

Bicicleta

Com exceção da Rota do Rio do Julio, que exige uma bicicleta tipo mountain bike com marchas leves e pneus com cravos, as demais podem ser feitas em bicicleta tipo passeio, com marchas e pneus mistos para terra e asfalto.

Credencial ou passaporte

A cada rota o cicloturista passa por pontos de carimbo da Credencial, que ao final dão direito a um certificado Rotas Joinville de Cicloturismo. As rotas podem ter sido percorridas em épocas diferentes, não necessariamente de uma só vez, mas desde que se conserve a mesma credencial.