Este seção tem como principal objetivo apresentar procedimentos e reflexões acerca da segurança digital voltados à comunidade da Escola da Vila. Você poderá acessar procedimentos para rever a estrutura de segurança no acesso à internet em casa, nos equipamentos pessoais e também nos equipamentos usados para trabalhos escolares.
Possibilidades de controle parental em diferentes níveis:
Oficinas e Cafés já realizados sobre o tema na Vila:
Nessa oficina, discutimos a questão do controle parental e do modo como os responsáveis podem acompanhar os acessos à redes sociais e outras plataformas.
Nesse encontro, conversamos sobre os padrões sombrios (dark patterns) das plataformas e sobre a identidade digital que formamos a partir dos dados que são tomados pelas plataformas.
Alguns vídeos produzidos na Vila sobre o tema:
Vila Conversa com Dr. Rodrigo Nejm / Setembro 2021
Assista à conversa com o Dr. Rodrigo Nejm sobre segurança na internet em meio à pandemia. Clique aqui para acessar os materiais recomendados nesta live.
Tecnologia, segurança e disciplina / Junho de 2017
Sobre a segurança no acesso à internet: vídeo gravado em 2017 com depoimentos dos alunos que começaram a usar equipamentos pessoais no 6º ano, no Ensino Fundamental.
Algumas leituras sobre o tema:
Guia de Controle Parental por Kelli Angeli. Disponível para download em: <https://kelliangelini.wixsite.com/angelini-neves--cons/baixe-nosso-ebook> Acesso em 22 jun. 23
Nesse e-book, a palestrante, educadora parental e advogada Kelli Angeli discute que cuidados os responsáveis devem tomar em relação ao uso dos recursos digitais que crianças e adolescentes acessam, problematizando a questão da proibição e discutindo diferentes formas de controlar os conteúdos acessados.
[7º Simpósio] Painel 1: Práticas manipulativas na Internet e seus impactos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=htUFKmGpoRY> Acesso em 02 jun. 23. 3min25seg - 17min34seg
Nesse registro em vídeo do 7º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, organizado pelo Instituto Alana, as especialistas - Inês Victorino (UFC), Maria Mello (Instituto Alana) e Renata Tomaz (UFF | FGV DAPP) discutem práticas manipulativas na internet. Destacamos a fala de Maria Mello sobre os padrões sombrios (dark patterns) na internet e os recursos de indução utilizados com crianças e adolescentes em algumas plataformas.
“Ser criança no mundo digital”. Conversa entre Rodrigo Nejm e Vera Iaconelli - “Crianças no ambiente digital: oportunidades e desafios” Disponível em: <https://youtu.be/L8nCrV_Px3U> Acesso em 13 jun. 23
Nessa conversa, o psicólogo Rodrigo Nejm e a psicanalista Vera Iaconelli discutem as limitações e desafios propostos a crianças e adolescentes nos ambientes digitais contemporâneos, tendo em vista as desigualdades no acesso aos recursos digitais no Brasil e também as diferenças entre as experiênciais presenciais e digitais que crianças e adolescentes podem viver com a mediação dos adultos.
3ª Edição Mestres do Consumidor - LGPD - Rafael Zanatta. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HqiM5IMRR-0&t=1s> Acesso em 02 jun. 23
Nesse vídeo, o pesquisador de dados Rafael Zanatta discute a importância da Lei Geral de Proteção de Dados, associando-a às leis que protegem os direitos do consumidor e explica a diferença entre dados cedidos, tomados e inferidos.
Dever geral de cuidado das plataformas por Ana Frazão. Cap. 3 - Propaganda infantil abusiva nas plataformas digitais, p. 159 - 164 Disponível em: <https://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2021/11/dever-geral-de-cuidado-das-plataformas.pdf> Acesso em 15 jun. 23
Nesse documento, temos acesso ao parecer da advogada Ana Frazão, a pedido do Instituto Alana com um parecer jurídico para responder sobre a extensão da responsabilidade das plataformas digitais em relação a violações de direitos de crianças e adolescentes.
Your digital identity has three layers, and you can only protect one of them. Disponível em: <https://qz.com/1525661/your-digital-identity-has-three-layers-and-you-can-only-protect-one-of-them> Acesso em 13 jun. 23
Esse infográfico mostra as três camadas de nossa identidade digital, formada pelos conteúdos que compartilhamos, pelo que nosso comportamento nos recursos digitais informa para as plataformas e também que interpretações elas podem fazer sobre nós a partir desses dados.
Curadoria de pares no compartilhamento online de fotos por crianças. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2794> Acesso em 02 jun. 23
Esse artigo investiga os potenciais da formação de uma cultura de pares entre crianças e adolescentes que podem acessar os espaços digitais junto de colegas da mesma faixa etátia na escola, sob mediação de adultos.
FUCUTA, Brenda. Hipnotizados: O que os nossos filhos fazem na Internet e o que a Internet faz com eles. Objetiva, 2018.
Nesse livro, a jornalista Brenda Fucuta usa uma linguagem clara e acessível para sugerir orientações e encaminhamentos de mediação para pais e educadores a respeito da mediação sobre uso de recursos digitais como videogames e redes sociais.
PRIOSTE, Cláudia Dias. O adolescente e a internet: laços e embaraços no mundo virtual. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Nesse livro, a psicóloga, psicanalista e doutora em Educação Cláudia Dias Prioste analisa o contexto contemporâneo da cibercultura digital e discute seus impactos sobre saúde psíquica de adolescentes, desconstruindo o mito dos nativos digitais.
SIBILIA, Paula. O show do eu.: A intimidade como espetáculo. Rio de janeiro: nova fronteira, p. 158-174, 2008.
Nesse livro, a ensaísta argentina Paula Sibilia discute as limitações e potencialidades das interações digitais no mundo contemporâneo, considerando as cisões e limites entre público e privado, realidade e ficção.