O médico hematologista trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos) e baço, bem como atua na prevenção de certas condições como anemia em pacientes veganos ou vegetarianos. Também trata de doenças malignas oncológicas, como leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, entre outras, que são um grupo de cânceres das células do sistema imunológico.
Sempre deve ser procurado na presença de qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto nos exames de rotina. As alterações mais comuns são: aumento ou queda em componentes como hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas.
Na presença de alguns sinais e sintomas como o aparecimento de manchas roxas pelo corpo que demoram a sair, infecções de repetição, aumento e inchaço de gânglios em regiões próximas ao pescoço, axila e virilha, sangramentos intensos, dificuldade em cicatrizar lesões, dentre outros deve-se sempre procurar o especialista. Nesses casos, quanto antes o médico hematologista for consultado, haverá mais probabilidade de tratamento e cura.
Abaixo as principais condições clínicas e doenças tratadas pelo hematologista:
Anemias (por qualquer etiologia);
Hemofilia e outras coagulopatias;
Púrpura trombocitopênica idiopática (PTI);
Enfermidades malignas hematológicas, como linfomas. leucemias, mieloma múltiplo;
Hemoglobinopatias;
Tromboembolismo arterial;
Tromboses venosas;
Policitemia ou excesso de produção de glóbulos vermelhos;
Mielofibrose;
Doença de Von Willebrand;
Síndromes mielodisplásicas;
Hemoglobinopatias, como talassemia e doença falciforme;
Linfomas malignos;
Transplante de células-tronco da medula óssea;
Transfusão de sangue.