A Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio de seu Instituto de Geociências, no dia 14 de março de 2023, integrou-se à rede YouthMappers (https://www.youthmappers.org/), projeto internacional, que oferece aos professores e estudantes de terceiro grau, a oportunidade de melhorar suas habilidades em mapeamento colaborativo, em uma gama de áreas temáticas, tais como: desastres naturais, recursos hídricos e saneamento, agricultura, direitos humanos, patrimônio cultural, energia, igualdade de gênero, etno mapeamentos etc.
O capítulo "YouthMappers UFRJ", nome dado ao grupo localmente no projeto, é presidido pela Dra. Raquel Dezidério Souto (https://ivides.org/raquel-deziderio), pós-doutoranda no Laboratório de Cartografia - GeoCart (http://www.geocart.igeo.ufrj.br/), em cooperação com o Prof. Dr. Manoel do Couto Fernandes, professor mentor, responsável junto à UFRJ.
Com a participação do capítulo da UFRJ no projeto YouthMappers, espera-se promover a capacitação de alunos (de terceiro grau do estado do Rio de Janeiro) e outros atores, no mapeamento colaborativo com uso do OpenStreetMap (http://osm.org), a maior base cartográfica digital colaborativa da atualidade.
Nessa via, busca-se também promover a ciência cidadã (Citizen science), partindo do tema da redução dos riscos de desastres (RRD), com a oportunidade de mapear colaborativamente as localidades sujeitas a alagamentos, inundações e desmoronamentos no estado do Rio de Janeiro.