O capítulo YouthMappers UFRJ tem seu início com ações que consistem na promoção de capacitação em mapeamentos colaborativos, com a utilização da base cartográfica digital OpenStreetMap (http://osm.org/).
A temática escolhida para desenvolvimento das atividades de mapeamento do capítulo YouthMappers UFRJ é a redução dos riscos e desastres (RRD), com foco nas áreas de risco do estado do Rio de Janeiro. Tal iniciativa visa contribuir com o suporte informacional para a pesquisa e a tomada de decisão (e outras finalidades), no referido estado.
Assim, as mapatonas (maratonas de mapeamento), promovidas pelo capítulo YouthMappers UFRJ, abrangerão especificamente as áreas sujeitas a desastres (riscos de deslizamento de encostas, enchentes e alagamentos), segundo o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2id, https://s2id.mi.gov.br/) e outras fontes de dados oficiais.
As atividades do capítulo YouthMappers UFRJ ocorrerão de modo remoto ou presencial, a depender dos objetivos da atividade e da disponibilidade dos pesquisadores e alunos integrantes do capítulo, tendo a Internet como principal veículo de comunicação.