A temática geral do Seminário “TRABALHO E MEMÓRIAS DE RESISTÊNCIAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA” deve ser contemplada nos trabalhos nos quatro eixos a seguir:
EIXO 01: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMÉRICA LATINA
Coordenadora: Aline Souza da Luz - Unipampa
Análise da formação docente na América Latina a partir da indissociabilidade entre teoria e prática (práxis) como ferramenta de resistência e transformação social. Discute o trabalho docente e as memórias de lutas pela democratização do ensino, investigando como as abordagens educacionais críticas, incluindo as marxianas, fundamentam um trabalho interdisciplinar que conecta natureza, sociedade e tecnologia no processo formativo. Aborda as políticas de formação inicial e continuada, o desenvolvimento profissional e as estratégias de cooperação Sul-Global como campos de disputa e resistência para a construção de uma educação pública, popular e democrática.
EIXO 02: POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO
Coordenador: Dilmar Luiz Lopes - UFRGS
Análise dos processos de formulação, planejamento, implementação de políticas públicas educacionais na educação básica e ensino superior; avaliação de políticas educacionais e seus impactos na formação docente; gestão democrática da educação; espaço público, cidadania e educação laica; reformas educacionais e as políticas de formação docente; financiamento e acesso à educação; privatização do ensino público; (des)militarização das escolas públicas. Analisa temas centrais como acesso, equidade e permanência, com foco nas intersecções de classe, gênero e relações étnico-raciais. A gestão dos programas e projetos governamentais nas instituições de educação básica; políticas de formação de professores e exigências contemporâneas, no novo contexto da profissionalização docente; educação e a influência de agendas teocráticas.
EIXO 03: TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
Coordenador: Miguel Orth - UFPEL
Análise do papel das tecnologias na formação de professores; limites e possibilidades da educação à distância; impacto das novas tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e na formação continuada; desenvolvimento das habilidades para utilização de ferramentas digitais no ensino; estratégias para superar desafios tecnológicos na educação; recursos tecnológicos para a formação docente; uso de metodologias de ensino e aprendizagem à distância; plataformização da educação; relação entre tecnologias e educação para o desenvolvimento profissional dos educadores no século XXI. A inteligência artificial e a ética na formação.
EIXO 04: EDUCAÇÃO E TRABALHO
Coordenadora: Carla Burigo - UFSC
Relação mediada entre trabalho, educação e projeto histórico; as políticas públicas relacionadas ao trabalho e a educação; as interfaces do capitalismo; a divisão social e internacional do trabalho; nacionalização e globalização do trabalho; o mundo do trabalho e sua dinâmica, a organização, a gestão e as condições de trabalho; assédio moral; violência; subjetividade/objetividade, identidade e saúde do(a) trabalhador(a); ações formativas ocorridas em espaços escolares e não escolares; as profissões e ocupações; movimentos sociais, sindicalismo e partidos políticos; as relações de raça, classe, gênero e etnia; intergeracionalidade; resistência para a democratização da educação pública.