Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1978), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (1982) e doutorado em Literaturas Hispânicas - Indiana University Bloomington (1990). Professor Sênior do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, morte na literatura, teoria literária, literatura digital, história literária.
Possui graduação em Letras Português e Inglês (2008), Mestrado em Letras - Estudos Literários (2011), ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Doutorado em Literatura (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista da CAPES-DS durante o mestrado e doutorado. Desenvolveu atividades como editor-chefe da revista Texto Digital (UFSC) de 2011 a 2014. Como bolsista do CNPq, na modalidade Doutorado Sanduíche (SWE), desenvolveu atividades no âmbito dos cursos de Doctorado en Estudios Literarios de la Facultad de Filología na Universidad Complutense de Madrid, em 2014. Desenvolveu atividades como Professor Pesquisador II e em atividades de apoio pedagógico no curso de Educação a Distância - Letras Espanhol, da Universidade Aberta do Brasil e da Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2016 atuou como professor substituto no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atualmente, desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado como bolsista da CAPES (PNPD), no Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC (PPGLit), integra o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL), vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Vernácula (DLLV) e ao PPGLit, segue com seus estudos na área da Literatura Brasileira Contemporânea e de Teoria Literária sob a perspectiva da figura do intelectual das Letras.
Doutora em Letras (2020), na área de Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (FFLCH- USP). Mestra em Letras (2013) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) , cujo estudo investigou questões de Pragmática e Argumentação. Bacharela em Letras com habilitação em Português e Alemão (2007) pela Universidade de São Paulo (USP). Possui licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (FEUSP-USP) . É professora de Língua Portuguesa do ensino Fundamental II e Médio (SME) e atua como conteudista e elaboradora de material didático de Língua Portuguesa para os níveis: Fundamental I, II e Médio, tendo colaborado para as editoras: S.M. Edições, Editora Moderna, Aymará Educação e SOMOS. Possui experiência em correção de simulados (Cursinho Etapa) e vestibulares. Atuou como colaboradora do CENPEC na correção de avaliações (foi membro da banca julgadora das Olimpíadas de Língua Portuguesa). Apresenta experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes âmbitos: Análise da Conversação, Descortesia Verbal, Pragmática, Sociolinguística Interacional, Retórica e Teorias da Argumentação, Oralidade e ensino de Língua Portuguesa.
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo na área de Filologia e Língua Portuguesa. Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (2013) , bacharel em Letras com habilitação em Português e em Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo(USP). Possui Licenciatura em Letras Português e em Francês pela Faculdade de Educação da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Análise da conversação, Sociolinguística Interacional, Pragmática, Análise Crítica do Discurso e Ensino/ Aprendizagem de Língua Portuguesa e de Língua Francesa. Fez vários cursos complementares, entre eles com os professores Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau e Gunther Kress.É integrante do grupo de pesquisa Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural vinculado ao CNPq.
Pós doutora em estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com área de atuação em Linguística Teórica e Descritiva (Linguística da Enunciação ou Semântica da Enunciação). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de concentração: Estudos de Linguagem, período de 2010-2012. Especialização em Linguística da Libras pela FAEMA. Formada em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí, concluído em 2009. Atualmente atua como professora na Uninassau - Teresina e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2001) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2011). Participa do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos, Atualmente é professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão/UEMASUL e do Ensino Médio do Estado do Maranhão. Pesquisadora de educação e literatura indígena, tem experiência na área de Letras e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, educação, antropologia da educação e da saúde, metodologia da pesquisa científica.
Mestre em Letras/Linguística - (UFPI, 2020l). Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (2008); especialização em Língua Portuguesa (UEMA, 2009), Especialização em Formação de Professores pela Faculdade de Ciência e Tecnologia do Maranhão (FACEMA, 2010). Atua na área de formação de professores de Língua Portuguesa e na área de alfabetização e produção de textos, desde 2009.
Natural de Silveiras, SP. Possui graduação em engenharia eletrônica, pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Estudos Literários pela Université Paris VII (1993). Desde 1994, é professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, a partir de 1995, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL, núcleo de pesquisa de excelência do CNPq, financiado pelo edital PRONEX entre 2008 e 2016). Foi pesquisador convidado na Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (2000-2001) e na Universidad Complutense de Madrid (2009-2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente com teoria do texto, literatura e filosofia, hipertexto e texto digital, poesia. É também poeta, romancista e ensaísta. Autor dos livros "Leitura de nós" e "Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada" (ensaio e poema digital respectivamente; Prêmio Transmídia - Instituto Itaú Cultural), "Rios Imprestáveis"; (poemas; Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da Revista Cult); "Ao que minha vida veio..." (romance; Prêmio de romance Salim Miguel), "Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada" (poemas; menção honrosa no Prêmio de Poesia Cruz e Souza), além de outros. Foi homenageado como pesquisador-destaque da UFSC em 2011. É atualmente professor-titular do Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina.
Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019), com área de concentração em Estudos Históricos Latino-Americano. Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno (1999). Mestre em Letras com área de concentração em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Possui Especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Especialização em educação a Distância - SENAC-CE. É Licenciada em Letras, com habilitação em Português e Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1988). É professor Adjunta I da Universidade Estadual do Maranhão e Assistente Pedagógica da - Secretaria de Estado de Educação. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, texto literário, aspectos expressivos da língua, produção de texto, memória sob a perspectiva da imagem fotográfica.
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1993), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Professor do Ensino Médio, da Secretaria de Estado da Educação e professor Adjunto III, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, no Centro de estudos Superiores de Caxias - CESC. Atualmente Chefe do Departamento e professor da Pós-graduação em Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa e Educação, com ênfase em Sociolinguística, Semiótica, Literatura, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: atitudes, crenças, variação, mudança, discurso, gênero, raça, leitura, ensino, EJA e formação de professor. Líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Discurso e Ensino GELDE/CNPq, Consultor da Revista de Letras Juçara - UEMA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5752-0280
Possui graduação em Letras pelo Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA (1998), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí (2006) e Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2019). Atualmente é professor Adjunto I do CESC/UEMA, professor de Língua Portuguesa da educação básica da rede estadual de ensino. |Escritor de peças teatrais; publicou dois livros no âmbito da literatura infantojuvenil: Contrarecer (2008); Riso adotado, viver transformado (2011). Coordenador do projeto de extensão "Transpondo a Literatura Caxiense para a linguagem teatral". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ficção Brasileira, atuando principalmente nas vertentes: literatura infantojuvenil, leitura e ensino, literatura e história, teatro e ensino.