O evento tem como tema geral “Imagens e práxis urbanas: racismo, desigualdade e ação política”, num esforço de reescrever – a partir de discussões, atravessamentos e compartilhamentos – as estratégias de luta contra o racismo e as desigualdades, legitimando esses espaços de discussão, como espaços de reconciliação e de ação política.  

A Semana de Urbanismo – SEMUR foi criada em 2001, sendo organizada anualmente pelo Curso de Bacharelado em Urbanismo da UNEB.  Já o Seminário Urbanismo na Bahia – urbBA foi criado pelo grupo de pesquisa Lugar Comum, da Faculdade de Arquitetura da UFBA, tendo sua primeira edição em 2011. Ambos os eventos se aproximam no que diz respeito à agenda urbana e ao período de sua realização, uma vez que em 08 de novembro se celebra o Dia Mundial do Urbanismo. Nesse sentido, buscando uma convergência, este ano serão realizados de forma conjunta:  XVIII SEMUR & urbBA[24]

A XVIII SEMUR & urbBA[24] é organizada pelo Curso de Bacharelado em Urbanismo, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET), ambos da UNEB. Para esta edição conjunta, propõe-se discutir o tema Imagens e práxis urbanas: racismo, desigualdade e ação política”.