*Período de Inscrições de 23 de Maio a 05 de Junho

Clique sobre o Simpósio Temático desejado
para ser encaminhado para a inscrição

Simpósio Temático 1 - Usos e contra usos da imagem no espaço público  

Jordanna Fonseca
João Brancato

 

Uma pintura histórica sobre a formação da nação exibida em um museu nacional. Um monumento equestre celebrando um “herói” na praça principal da cidade. Um grafitti dando rosto a figuras historicamente silenciadas, tornando-se ponto turístico. Uma fotografia de uma estátua celebrativa sendo queimada por ativistas. Um pixo nos arranha-céus. Os exemplos anteriores têm em comum a expressão artística no espaço público como veiculação de posicionamentos políticos de grupos sociais diversamente posicionados em suas relações frente ao poder público. Tal fenômeno tem um passado longo que revela a estreita relação da produção artística, imagética, da criação e reprodução de imagens, com o poder político e econômico, mas também de sua contestação por outros agentes sociais. Interessa-nos discutir os papeis exercidos pelas imagens presentes no espaço público, concebidas como fenômeno de construções discursivas social e historicamente delimitáveis. Nesse sentido, propostas de trabalhos que analisem casos específicos de imagens (fotografias, monumentos, caricaturas, pinturas, esculturas, gravuras, cinema, grafitti e outras manifestações visuais) inseridas na dinâmica própria de suas “vidas” – criação, recepção, apropriação, realocação, alteração e, eventualmente, extinção – sem restrições temporais ou espaciais, são bem-vindas. 


Palavras-chave: Arte e poder, Iconoclastia, Cultura visual.

Simpósio Temático 2 - (In)conveniências em processos de patrimonialização em Goiás: estudos de casos

Yussef Daibert Salomão de Campos

 

À partir da evidente condição política do patrimônio cultural, essa proposta de Simpósio Temático visa proporcionar um espaço de debates para estudos de casos sobre processos de patrimonializações no Estado de Goiás, propiciados em quaisquer dos entes federativos e por quaisquer de seus poderes. Ou seja, pretende-se discutir processos de tombamento ou registro que tenham ocorrido em Goiás, como delimitação espacial, mas não de competência, em registros e tombamentos, aceitos ou negados, feitos nos municípios goianos, no Estado de Goiás ou em âmbito federal, com impacto no território de Goiás. Sejam casos que exponham os conflitos inerentes ao patrimônio, como disputas identitária, territoriais, especulativas, sejam processos legislativos que apresentam verdadeiros aos processos administrativos de reconhecimento do patrimônio. Ou ainda omissões, como os casos dos sítios quilombolas frente à recente Portaria do IPHAN (nº 135, de 20 de novembro de 2023) que regulamenta o procedimento para a declaração do tombamento de documentos e sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos, conforme art. 216, §5º da Constituição Federal, e que cria o Livro Tombo de Documentos e Sítios Detentores de Reminiscências Históricas de Antigos Quilombos.


Palavras-chave: Disputas pelo patrimônio em Goiás, patrimonializações legislativas, tombamento constitucional.

Simpósio Temático 3 -  Patrimonios do Cerrado e Mudanças Climáticas

Fernando Lobo Lemes

Raul Amaro de Oliveira Lanari

  

O domínio do Cerrado foi palco de transformações estruturais, decorrentes da exploração econômica de seus recursos naturais, de projetos políticos de intervenção, da migração e da urbanização. Além disso, no domínio do Cerrado, surgiram expressões culturais e saberes dos diferentes grupos sociais nele estabelecidos. Pela sua dimensão espacial, singularidade ambiental, peso demográfico e econômico, diversidade de manifestações culturais e de saberes, o Cerrado brasileiro necessita de um estudo verticalizado no âmbito das ciências humanas e sociais aplicadas que permita abarcar questões mais abrangentes e críticas. Nesta perspectiva proposta, o significado do Cerrado vai além de um mero “bioma” ou de um “recurso natural”, sendo visto como um “domínio” onde se entrecruzam natureza, sociedade, história, cultura e saberes. Partindo desta chave de compreensão, o objetivo do Simpósio Temático é reunir pesquisas a respeito de manifestações do Patrimônio Cultural associadas ao Cerrado, com foco nos arranjos sociais e produtivos locais, nos saberes e conhecimentos tradicionais, nas culturas agroflorestais e seus atravessamentos culturais, as relações com os rios, com as formações vegetais, o clima e o relevo. Interessam também comunicações que abordem propostas e processos de patrimonialização nos níveis municipal, estadual e federal envolvendo patrimônios associados ao cerrado, bem como análises de debates públicos e especializados que atravessam a temática do patrimônio cultural frente às mudanças climáticas observadas neste domínio da vida humana. Interessam estudos que analisam os impactos acarretados pela Crise Climática às comunidades e formas de vida estabelecidas no cerrado bem como as potencialidades as práticas decorrentes destes modos de vida para mitigar os efeitos das alterações climáticas causadas pela supressão do cerrado para o desenvolvimento de atividades produtivas extensivas. Os debates realizados no âmbito deste Simpósio Temático visam congregar informações que permitam contribuir com os diferentes fóruns de discussão a respeito das mudanças climáticas em curso ou a acontecer, especialmente a COP30 a ser realizada no Brasil em 2025.


Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Mudanças Climáticas; Modos de Vida; Sustentabilidade.

Simpósio Temático 4  - Conhecimento histórico em disputa: extrema direita e os negacionismos

Lucas Pires Ribeiro

Valtuir Moreira da Silva

 

Nos últimos anos, com a ascensão da extrema direita, temos acompanhado a implementação de um projeto ideológico que procura ocupar todos os setores da sociedade: político, midiático, sindical, religioso, educacional, entre outros. No espaço educacional, além da construção de uma ideologia que se volta contra a prática docente, se valendo de uma retórica do ódio, resultando na perseguição de professores/as de instituições públicas e privadas, a extrema direita tem disputado, frequentemente, tanto o processo de construção quanto a divulgação do conhecimento histórico. Além de livros e produções audiovisuais permeadas por teses negacionistas, setores conservadores têm-se utilizado do negacionismo como um instrumento para ressignificar o passado, principalmente na questão dos regimes totalitários e práticas violentas contra segmentos da sociedade. Utilizando-se de uma interpretação distorcida sobre o passado, procuram pautar o presente a partir da naturalização da violência, estabelecendo as diretrizes autoritárias para o futuro. Nesse momento, entendemos que o conhecimento histórico está em disputa. Diante da compreensão, apresentamos essa proposta de Simpósio Temático no intuito de reunir pesquisadores e pesquisadoras que têm trabalhado com essa relação da extrema direita tanto com o ensino de História quanto com o conhecimento histórico.


Palavras-chave: Negacionismos, História, Conhecimento.

Simpósio Temático 5 - Gênero, sexualidades e História

Rhanielly Pereira do Nascimento Pinto
Ana Carolina Eiras Coelho Soares


Desde o fim do século XX, uma série de transformações historiográficas vem possibilitando o reconhecimento de personagens, temas, problemas e abordagens até então pouco discutidos no campo disciplinar da história profissional. O surgimento da área da História das Mulheres, a incorporação do gênero como uma categoria analítica a partir dos feminismos, a crítica à cisheteronormatividade proveniente dos estudos queer e do transfeminismo, e a concepção da análise interseccional como uma forma de ampliar as interpretações historiográficas das diferentes problemáticas que envolvem a experiência histórica das pessoas no tempo e no espaço. Este Simpósio Temático baseia-se nessas transformações refletindo sobre a lente dos estudos de gênero e sexualidades em a partir da escrita da história. Esperamos debater e dialogar sobre trabalhos que abordem diferentes temas de análise inscritos nas fronteiras dessas transformações: feminismos, movimentos de mulheres, História das Mulheres, maternidades plurais, masculinidades, Histórias das Sexualidades, História e Teoria Queer, Teoria da História e Gênero, Temporalidades Queer, Interseccionalidades, Ensino de História e Diversidade, entre outras temáticas que recortam as transformações deste fazer historiográfico.

Palavras-chave: Gênero, Sexualidades, Interseccionalidades, Diversidade,

Simpósio Temático 6 - Desafios e estratégias para ensinar História diante dos negacionismos - GT Ensino de História e Educação

Marcia Santos Severino

Patrícia Maria Jesus da Silva

Geraldo Witeze Júnior

 

 

O ensino de história desempenha um papel fundamental na transmissão de conhecimento e na promoção da compreensão crítica do passado. No entanto, o surgimento de negacionismos representa uma ameaça significativa à integridade acadêmica e à compreensão da história. Este simpósio temático propõe explorar as complexidades envolvidas no ensino de história em meio ao negacionismo, destacando desafios e estratégias para educadores enfrentarem essa realidade. Propomos a seguinte questão: como combater o negacionismo e promover o diálogo entre alunos e professores, evitando que a sala de aula se torne um ambiente tenso e conflituoso? Assim, esperamos que este simpósio promova a colaboração entre educadores, pesquisadores e profissionais da área, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias eficazes para enfrentar o negacionismo histórico e promover educação histórica.

 

Palavras-chave: Ensino de história, Negacionismos, Educação Histórica

Simpósio Temático 7 - Religiões africanas e afro-americanas

Clarissa Adjuto Ulhoa

Leo Carrer Nogueira

 

Os estudos sobre as religiões africanas e afro-americanas têm ganhado destaque na medida em que são reconhecidas como fenômenos importantes para se compreender as realidades do sul global. Nesse sentido, este simpósio tem o objetivo de reunir os trabalhos de pesquisadores(as) interessados(as) em refletir sobre as mais diferentes dimensões relacionadas às religiões africanas e às religiões que se formaram no continente americano a partir da diáspora, dentre as quais se encontra o Candomblé, a Umbanda e a Quimbanda no Brasil, bem como o Vodu e a Santeria no Haiti e em Cuba, respectivamente. Além disso, o presente simpósio tem o intuito de debater aspectos teóricos que têm servido como base para as pesquisas sobre as religiões africanas e afro-americanas, o que significa discutir conceitos como sincretismo, hibridismo, transculturação, magia, religião e cura. Por fim, este simpósio tem o objetivo de reunir estudos dedicados a pensar os termos a partir dos quais o racismo religioso se manifesta em diferentes contextos e localidades, bem como refletir sobre estratégias de combate à discriminação religiosa.

Palavras-chave: Religiões africanas e afro-americanas, Conceitos e categorias, Racismo e resistência.

Simpósio Temático 8 - História urban, Patrimônio cultural, Territórios e Identidades

Sandra Catharinne Pantaleão Resende

Paulo Afonso Tavares

 

Este simpósio temático volta-se ao debate do patrimônio cultural associado à ocupação territorial, destacando, por meio da história urbana, a formação de territórios e identidades, reportando-se aos discursos de memória coletiva e territorialidades. Desse modo, buscamos reunir pesquisadores, profissionais e demais interessados em discutir a complexa relação entre cidade e patrimônio cultural, ampliando-a à medida que incorporam-se também o conceito de patrimônio urbano e conservação integrada. Interessam abordagens que versem sobre a relação entre apropriação do território, formação de identidades e tensões entre diferentes territorialidades, tendo em vista dinâmicas urbanas, transformação, disputas e construção de narrativas que apontem desafios de conservação, salvaguarda e constituição de memórias coletivas face às aceleradas transformações urbanas e rurais das cidades brasileiras, independente se ocorram em grandes centros urbanos, metrópoles, cidades médias ou pequenas, além das experiências e práticas que apresentem a ampliação dos discursos de preservação e valorização do patrimônio cultural e urbano.

 

Palavras-chave: História urbana, Goiânia, Patrimônio cultural.

Simpósio Temático 9 - História da Saúde e das doenças: conhecimento científico e trajetórias de sujeitos e instituições

Leicy Francisca da Silva

 Éder Mendes

Sônia Maria de Magalhães

 

Este Simpósio Temático tem por objetivo principal reunir estudiosos e pesquisadores que analisam a história da saúde e das doenças. Busca congregar interessados em compreender o fenômeno da saúde e das doenças e a construção de conhecimento/saber sobre o tema em âmbito social e cultural, e possibilitar o diálogo sobre o processo de constituição de instituições, trajetórias de sujeitos e grupos em distintos contextos históricos.  Partimos da perspectiva de que as experiências do adoecimento percebido de modo individual ou coletivo conferem significados particulares à experiência histórica e produzem impactos sobre a organização e a percepção do meio social, sobre as relações entre os sujeitos e desses com seu contexto. Desse modo, as propostas a serem apresentadas podem tratar sobre: o conhecimento e práticas médicas, os saberes e terapêuticas tradicionais, as relações entre a medicina acadêmica e outros saberes e práticas de cura, as políticas de saúde pública, os tratamentos e ações para contenção de determinadas enfermidades, a história das epidemias, entre outras abordagens.

 

Palavras-Chaves: História, Saúde, Doenças.

Simpósio Temático 10 - História e Historiografia da imagem

Ivan Lima Gomes

 

O campo dos estudos visuais se encontra plenamente consolidado no interior das Humanidades. Em articulação aos debates conceituais ligados a noções como memória e representação, a História foi capaz de desenvolver uma reflexão original acerca da historicidade das imagens, sem perder de vista a perspectiva interdisciplinar. Refletir sobre seus usos, apropriações e articulações sociais em torno delas e em perspectiva histórica implica em atentar para questões relacionadas a debates bastante específicos. Alguns temas são: as políticas das imagens desenvolvidas numa determinada época, apontando para as estratégias de (in)visibilidades de sujeitos e corpos; as materialidades da imagem, a partir dos procedimentos técnicos que orientam a sua produção em contextos variados, bem como a sua circulação e recepção; a história do olhar e das sensibilidades do que se vê ou deixa de ser visto; e as políticas de memória e arquivamento que, por sua vez, podem apontar para novos agenciamentos políticos suscitados pelas imagens. Por sua vez, questões contemporâneas se impõem sobre a pesquisa histórica das dinâmicas próprias de circulação e apropriação visual, O presente ST pretende mapear trabalhos que assumam a dimensão visual como problema histórico e historiográfico central, seja através de fontes diversas ligadas a recortes variados, bem como trabalhos dedicados às reflexões teóricas ligadas ao campo dos estudos de imagem e cultura visual.

 

Palavras-chave: Imagem; Cultural Visual; Teoria da História; Arte.

Simpósio Temático 11 - Emancipações e Pós-Abolição em Goiás e no Distrito Federal: outras histórias da escravidão e da liberdade negra no Brasil 

Murilo Borges Silva 

Tales Damascena de Lima

 

O campo de pesquisa nomeado de emancipações e pós-abolição tem se ampliado na historiografia brasileira, permitindo-nos conhecer e debater sobre as experiências de sujeitos negros que, mesmo durante a vigência da escravidão, viveram em liberdade ou, por meio de estratégias diversas, a conquistaram. Do mesmo modo, os estudos deste campo preocupam-se em discutir as configurações sociais estabelecidas no pós-abolição, destacando os processos de construção, ampliação e significação da liberdade e da cidadania. Apesar dos avanços, os desafios deste campo de pesquisa persistem e se atualizam, a exemplo do verificado para regiões como Goiás e Distrito Federal, cujas narrativas históricas em grande medida ainda privilegiam as experiências de pessoas e grupos sociorraciais brancos ou se restringem aos enquadramentos da história regional. Este Simpósio Temático, vinculado ao GT Nacional Emancipações e Pós-Abolição da Anpuh, visa, portanto, congregar pesquisadoras/es interessadas/os nas lutas por e nas experiências de liberdade, estudos de trajetórias, abolicionismos negros, fluxos migratórios, redes de sociabilidade, associativismos e ativismos, territórios negros rurais e urbanos, práticas culturais, entre outros temas e aspectos que contribuam para os debates relacionados a história social da escravidão, da liberdade e do pós-abolição na região, bem como em outras partes do país.

 

Palavras-chave: Emancipações; Pós -Abolições; História da escravidão.

Simpósio Temático 12 - História, religião e saberes no Mundo Medieval: possíveis reflexões,  interações e conexões

Armênia Maria de Souza

Cleusa Teixeira de Sousa

 

Este simpósio visa abarcar estudos relacionados às crenças e aos saberes em suas possíveis integrações e relações entre o Mundo Antigo e o Medieval. Visto que nesses períodos era improvável diferenciar com exatidão os limites entre as diversas esferas de saberes devido ao caráter conectado e relacional da cultura ocidental. As esferas religiosas, os saberes (médico, popular, universitário) e os fazeres eram interligadas às demais esferas que compunham a sociedade. Sabendo que a religião possui uma gama conceitual bastante complexa, exposta por vários teóricos especialmente, a partir do século XIX, é preciso abordar como ela se constituiu uma ferramenta de entendimento das manifestações do sagrado na Antiguidade e Medievo. Pensar a história de modo a considerar os diversos elementos que a compõe, com destaque a política, a religião, os poderes, os saberes, dentre outros aspectos, nos possibilita contemplar a gravitação e a movimentação desse conjunto que dá forma a inúmeras possibilidades reflexivas.

 

Palavras-chave: História, Religião, Saberes

CHAVE PIX (CNPJ): 13426742000125
Associação Nacional de Historia - Se