Universidad de Granada: Granada, Andalucía, ES
Com dupla formação teórico-criativa, é Licenciado em Belas Artes (UGR, 2010), Licenciado em História da Arte (UGR, 2015) e Mestre em Estudos Avançados de Museus e Património Histórico-Artístico (UCM, 2012). Sua tese de doutorado, realizada graças a uma bolsa do FPI do Ministério da Economia e Competitividade, intitulava-se “In ligno facta. Artes escultóricas dos séculos XVII e XVIII na Colômbia” (UGR, 2018) e foi classificado com a mais alta classificação de Outstanding cum laude com Menção Internacional. Além disso, seu histórico acadêmico soma um total de 33 Honras, o que lhe valeu vários prêmios honorários, como um dos Prêmios de Melhores Registros dos cursos 2013-2014 e 2014-2015 ou o Prêmio Grau Extraordinário 2015. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno da arte ibero-americana, especialmente no que se refere ao campo da escultura, tendo realizado diversas estadias de pesquisa na Colômbia, Peru e Equador. Participou em vários projetos de investigação, sendo o último as Relações entre Andaluzia e América. Territórios periféricos: EUA e Brasil (HAR2017-82817-P). Em relação às suas publicações, destaca-se o livro Escultura na Colômbia. Focos de produção e circulação de obras (séculos XVI-XVIII) editadas pela Universidade de Granada em 2019 e os artigos "O curador como artista. Quando seus limites são questionados" (Ucoarte, 2014), "El Lagar Místico. Sobre as derivações Esculturas americanas de tema medieval” (Cuadernos de Arte 2017) e “Técnicas de modelagem e fundição na escultura colonial colombiana” (H-ART, 2018). Como curador de exposições, organizou várias exposições como "CENTESIMUS ANNUS" (Granada, 2016), "Alhambras. Arquitetura Neo-árabe na América Latina" (Granada, Armilla, Ammán, Madrid, Santa Fe, Brasília, 2017 -2019) e "Da América Latina Sul. Arte virreinal na Andaluzia” (2017), esta última de natureza virtual concebida como um passeio virtual. A nível docente, lecionou nas Universidades de Granada e Almería. Atualmente é Professor Assistente Doutor no Departamento de História da Arte da Universidade Complutense de Madrid.
(Texto informado pelo autor)
https://ucm.academia.edu/Adri%C3%A1nContrerasGuerrero
https://orcid.org/0000-0001-9391-5469
e-mail: contreras.guerrero.a@gmail.com
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes: Porto, Porto, PT
Pós-Doutorado em Iconografia e Semiótica das Artes Visuais, na Università di Roma 1 “La Sapienza” (Facoltà di Lettere e Filosofia), Roma- Itália e Católica Universidade de Portugal, Porto, com o projeto Fundamentos da iconologia: uma chave hermenêutica para a Arte Imagem-Sinal no Norte de Portugal (séculos XII-XV). (2013)
Doutoramento em História pela Faculdade de Letras (Universidade do Porto, Portugal), com a tese O Movimento da Observância Franciscana em Portugal (1392-1517). História, Patrimônio e Cultura de uma Experiência de Reforma Religiosa (O Movimento da Observância Franciscana em Portugal (1392-1517). História, Património e Cultura de uma Experiência de Reforma Religiosa). (2004)
Mestrado em História Medieval pela Faculdade de Letras (Universidade do Porto,Portugal), com a tese with the thesis The Mirabilis/Marvelous in the Portuguese Franciscan Culture in the Late Middle Ages (O Maravilhoso no Mundo Franciscano Português na Baixa Idade Média). (1996)
Licenciado em História pela Faculdade de Letras (Universidade do Porto, Portugal). (1991)
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0001-8496-8964
e-mail: vteixeira@porto.ucp.pt / vitor.teixeira@usj.edu.mo
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês, São Francisco do Conde, BA - Brasil
Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP, mestrado em História pela mesma instituição e estágio doutoral na Universidade de Évora - Portugal (Bolsista CAPES Sanduíche). Com pós-graduação em Arte e Cultura Barroca (Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP / MG), atua na Formação de Professores e no Ensino de História com experiências de docência e coordenação em Licenciatura e Especializações Lato Sensu. Em sua produção, na área de Educação e Sociedade, encontram-se trabalhos voltados ao Ensino na Perspectiva Decolonial e temáticas interdisciplinares através de pesquisas sobre as circulações de marfim (iconografias, cultura material e patrimônio histórico), Gêneros e Identidade (problematizações sobre a tradição Devadasi? bailadeiras, na Índia portuguesa), e Império Português na Índia. Possui formação em Teatro-Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC / Ilhéus-BA) e Dança Clássica Indiana - estilo Odissi / DRT-SP, com atuações como pesquisador-intérprete em práticas educativas. Desenvolve projeto de Pós-doutorado interdisciplinar em História da Ásia, com trabalho em andamento na Universidade Federal de São Paulo, sobre Cultura e Representação. Membro do Laboratório de Interlocuções com a Ásia / LIAFFLCH USP / CNPq, do Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos? LEOA / UNIFESP CNPq e do Projeto Religiões e trajetórias das experiências missionárias em África: arquivos, acervos e pesquisas / UNIFESP CNPq, no qual realiza projeto de pesquisa sobre o Ensino de História em escolas missionárias de Moçambique.
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/7877403841820609
e-mail: jorgeluzio@hotmail.com
Comunicações Orais e pôsteres:
Doutorando em Preservação do Patrimônio Cultural, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), da Escola de Belas Artes (EBA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estudo e pesquisa na imaginaria sacra em barro do escultor/ceramista beneditino Frei Agostinho da Piedade.
Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), da Escola de Belas Artes (EBA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com dissertação defendida em Agosto/2021, com o título: COLEÇÃO DE CERÂMICA DO VALE DO JEQUITINHONHA DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS: impacto do incêndio e tipologia de degradações.
Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Escola de Belas (EBA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em de 1º/2013.
“Graduação sanduiche”, através de intercâmbio acadêmico, realizado na Escuela de Conservación y Restauración de Occidente (ECRO), Guadalajara, Jalisco, México, em 1º/2012. Intercâmbio centrado no processo de conservação e restauração de peças cerâmicas de natureza arqueológica (queimadas à baixa temperatura), com o tratamento do acervo da Coleção Mario Colligon de la Peña de propriedade do Centro INAH Jalisco, Guadalajara, México.
Trabalhos de conservação e restauração realizados em suporte cerâmica e gesso no Museu da Escola de Arquitetura (MEA), da Universidade Federal de Minas Gerais e no Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC), administrado pela Prefeitura Municipal de Pains, Minas Gerais.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-9408-1854
http://lattes.cnpq.br/0381490727174184
e-mail: agealmada@yahoo.com
Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP). Mestre em História pelaPontifícia Universidade Católica de São Paulo - aluno bolsista CAPES - (PUC/SP). Bacharel em Teologia peloInstituto Teológico Franciscano de Petrópolis (ITF/RJ). Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia SãoBoaventura (FAE/PR). Atualmente é pesquisador no grupo de pesquisa Estudos da Paisagem da UniversidadeFederal de Alagoas (FAU-UFAL), no grupo de pesquisa Rastros da Universidade São Francisco (USF/SP) e fazparte da Rede Internacional de Estudos Franciscanos no Brasil. Estuda a presença franciscana na colôniaportuguesa nas Américas durante os períodos colonial e imperial, particularmente na região Sudeste, bem comoas irmandades de pretos dedicadas a São Benedito e instaladas originalmente em Conventos Franciscanos. Atuano CDAPH (Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa em História da Educação) da Universidade SãoFrancisco. E-mail: alvaci.luz@usf.edu.br
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-8929-1240
http://lattes.cnpq.br/3967245549034773
e-mail: alvaci@gmail.com
Graduações em Arquitetura e Urbanismo e em História, pela Universidade Federal de Alagoas; Doutorado e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas; Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, pela Universidade Federal de Minas Gerais, e em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto; Foi professora substituta na Universidade Federal de Alagoas, professora no Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC, e na Universidade Tiradentes - UNIT. Trabalhou na Secretaria de Cultural do Estado de Alagoas. Como autônoma, restaurou, entre outras obras relevantes de acervos particulares e institucionais, todo o acervo de imaginária sacra do antigo Convento de Santa Maria Madalena, hoje Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro, AL. Atualmente é servidora publica federal, atuando como Conservadora/Restauradora de bens culturais móveis no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em Brasília/DF.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0003-3841-4148
http://lattes.cnpq.br/7729122354685980
e-mail: acvmagalhaes@yahoo.com.br
Possui graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (2013) e curso incompleto em Artes Visuais, nas habilitações de Escultura, Pintura e Gravura (6º período); ambos pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante seu período de graduação, teve participação ativa junto aos projetos implementados pelo curso, sendo solicitada como monitora no Laboratório de Restauração de Esculturas por um ano e como bolsista de iniciação científica no Projeto Guignard, pesquisa avançada sobre a obra do referido pintor. É pósgraduada em História da Arte Sacra pela Faculdade Arquidiocesana Dom Luciano Mendes, Mariana, em 2018; ano em que também ingressou como pesquisadora no projeto "O acervo em marfim luso-afro-oriental no Brasil: pesquisa introdutória nos acervos em Minas Gerais", realizado pela UFMG, Universidade de Lisboa e a Wesleyan University / USA. Em início de 2022, concluiu mestrado na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, na linha de pesquisa em Memória e Patrimônio Cultural, e se encontra em fase de finalização de Pós-Graduação em Gestão do Patrimônio Cultural no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto. Exerce atividades em atelier particular como Microempreendedora Individual desde 2015, com experiência em projetos, coordenação de obras, educação patrimonial; atuando na área de conservação e restauro com interesse voltado à escultura e pintura, principalmente obras de arte sacra. Profissional dotada de grande proatividade, buscando aprimoramento constante de sua formação e habilidades, possui ótima postura na convivência e trabalho em equipe, desenvolvendo atividades ancorada em princípios éticos.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-1879-3083
http://lattes.cnpq.br/5291750201064268
e-mail: anamarialcamargos@gmail.com
Historiador, consultor especialista em Patrimônio Cultural e Arqueologia; Pós-graduado em Artes Visuais; Mestrando em Arte, Cultura e Linguagens, pelo IAD-UFJF, onde desenvolve o projeto de pesquisa “A imaginária religiosa da Igreja Matriz e das primeiras capelas da “Freguesia de São Manoel da Pomba e dos Índios Puri, Coropó e Coroado”. Integrante do Grupo de pesquisa “Arte e Cultura Colonial: Novos olhares”, registrado e certificado pelo CNPQ, sob liderança da Professora Dra. Raquel Quinet de Andrade Pifano, do Instituto de Artes e Design / UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – MG.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0001-7452-1595
http://lattes.cnpq.br/2939672142241831
e-mail: colombohistoria@gmail.com
Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, sendo responsável por lecionar as disciplinas de História da Arte no Curso de Museologia. Nos últimos anos tem desenvolvido projetos de extensão ligados à Arte Sacra na cidade de Ouro Preto e região. Co-fundador e co-coordenador do Núcleo de Pesquisas e Extensão do Patrimônio Sacro (NUPEPS). Há mais de 30 anos vem dedicando-se à pesquisa sobre a Arte Colonial Mineira, nos seus aspectos iconográficos, histórico-sociais e de atribuição. A partir destas pesquisas foram elaborados vários artigos, capítulos de livros e textos sobre o assunto, publicados em revistas e livros especializados, além do livro Barroco e Rococó nas Igrejas de Sabará e Caeté, em co-autoria com a Professora Myriam Ribeiro de Oliveira, pelo IPHAN, Coleção Roteiros do Patrimônio (2018). Participação em Congressos, Colóquios e Palestras, com a apresentação de assuntos pertinentes ao tema.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-9657-8020
http://lattes.cnpq.br/7657666454072621
e-mail: celio.macedo@ufop.edu.br
Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (2010) com área de concentração em História da Arte, com a pesquisa sobre a policromia na escultura sacra católica baiana. Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1997). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Conservação e Restauração. Restauradora do Museu de Arte Sacra da UFBA.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-0409-3465
http://lattes.cnpq.br/4028935559668576
e-mail: claudia.guanais@ufba.br
Mestrado em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2015)
Especialização em História da Arte Sacra - Faculdade São Bento do Rio de Janeiro - FSB (2020);
Especialização Docência do Ensino Superior - Universidade Cândido Mendes - UCAM (2012)
Licenciatura em Letras - Português / Literaturas pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO (2011)
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo - Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA (2010);
Histórico Profissional
Professor do Ensino Religioso na Secretaria Municipal de Educação na Cidade do Rio de Janeiro;
Professor do Atendimento Educacional Especializado na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva; Arte e Patrimônio.
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/5177676249636667
e-mail: claudioacontab@hotmail.com
Doutoranda em História da Arte pela UNIFESP, bolsista CAPES e mestre em Artes pelo IA-UNESP. Cursou especialização em História da Arte e Sacra e Restauro de Arquitetura, é bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, SP, e técnica em Conservação e Restauro de Obras de Arte pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Membro do CEIB - Centro de Estudos da Imagem Brasileira, IHGG - Instituto Histórico e Geográfico de Guaratinguetá, IEV - Instituto de Estudos Valeparaibanos, APCR – Associação Paulista de Conservadores e Restauradores e dos Grupos de Pesquisa Barroco Memória Viva - IA-UNESP/CNPQ e Imagem e Preservação - EBA-UFMG/CNPQ. Fundadora do Cavaterra Studio d´Arte e Restauro em 2002, atua no ensino e na conservação e restauração de pinturas de cavalete e imagens devocionais policromadas de madeira e gesso.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0001-6984-4509
http://lattes.cnpq.br/3372705493317165
e-mail: c.cavaterra@unifesp.br
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, Especialista em História da Arte Sacra (FDLM), Especialista em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural (IFMG-Campus Ouro Preto), Arquiteta e Urbanista (PUC-MG) e Técnica em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (FAOP).
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0003-3874-8439
http://lattes.cnpq.br/8037640620708131
e-mail: cruzeirosdemartirios@gmail.com
Conservadora-restauradora no Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (MAS/UFBA), Brasil, desde 2018, desenvolve principalmente trabalhos com foco em conservação e educação patrimonial. Membro da Rede de Profissionais de Conservação e Restauro da UFBA (RECORE). Doutoranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPG-PMUS/UNIRIO/MAST), mestra em Preservação do Patrimônio Cultural pelo programa de Mestrado Profissional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (IPHAN) e bacharela em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em Conservação Preventiva.
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/8420138064027513
e-mail: elismarinamota@gmail.com
Arquiteta e Urbanista, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural, Mestranda em Arte, Cultura e Linguagens pelo IAD-UFJF, onde desenvolve o projeto de pesquisa “Análise das transformações espaciais e decorativas da Igreja Matriz de São Manoel de Rio Pomba/MG, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG.
Integrante do Grupo de pesquisa “Arte e Cultura Colonial: Novos olhares”, registrado e certificado pelo CNPQ, sob liderança da Professora Dra. Raquel Quinet de Andrade Pifano, do Instituto de Artes e Design / UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – MG.
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/7747176920290593
e-mail: elzahmv@gmail.com
Doutorando no Programa de Pós Graduação em Artes, Escola de Belas Artes/UFMG) Linha de estudo: Preservação de Patrimônio Cultural, com bolsa PROEX Capes. Previsão de conclusão: 2024. Mestre em Patrimônio Cultural (PPG-ARTES/UFMG) Bolsista (Capes Demanda Social - PROEX.) (Conceito CAPES 6) Conclusão: 2020. Dissertação: FÉLIX ANTÔNIO LISBOA: sua vida e trajetória entre o sacerdócio e a arte escultórica. Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com foco nos percursos de pintura e escultura. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Conservação e restauração de uma pintura de cavalete: Estudo de uma obra de Aníbal Mattos com problemas de suporte e policromia / Orientador: Maria Alice Sanna Honório Castello Branco. Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (1997). Cursou Comunicação Visual no Instituto de Arte e Projeto (INAP) e Fotografia no SENAC. É secretário do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira- CEIB (desde 2017). Editor e revisor dos periódicos do Ceib: Imagem Brasileira e Boletins do Ceib (2018-2022). Integrante da Comissão Organizadora dos Congressos Internacionais do Ceib (2017, 2019 e 2022). Membro do grupo de pesquisa Imagem e Preservação CNPq, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Conservação Restauração de Esculturas policromadas e douradas em madeira, atuando também com restauro e conservação de pinturas parietais, de cavalete, e forros.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0003-1455-0452
http://lattes.cnpq.br/4258119342923991
e-mail: fzarattinirestauro@gmail.com
Formado em Comunicação Social-Relações Públicas-Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Mestrado em História da Arte- Escola de Belas Artes,- Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Doutorado em História da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica – Ênfase em História da Arte e Arquitetura. Rio de Janeiro.
Membro do Conselho Municipal de Cultura da cidade de Porto Alegre pelo segmento de Patrimônio Histórico.
Sócio Benemérito da Associação dos Conservadores e Restauradores do Rio grande do Sul pela contribuição ao patrimônio de Estado e à instituição.
Tópicos:
Imaginária Missioneira;
Usos e Funções da Escultura Religiosa no Período Colonial;
Iconografia de Devoções Jesuítas;
Missões na Província do Paraguai.
Inventários de Imaginária Colonial.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0003-3420-7045
http://lattes.cnpq.br/1123851184593348
e-mail: flavog@yahoo.com.br
Graduado em arquitetura e urbanismo na PUC-Minas (2014), especialista em patologia, terapia e manutenção de edificações pela mesma universidade (2018), mestrando do programa de pós-graduação em artes da Escola de Belas-Artes da UFMG.
Integra o quadro de colaboradores do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte/Inventário do Patrimônio Cultural desde 2014.
FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO
Mestrado em andamento em Artes (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: Os lavabos das igrejas do Carmo e São Francisco de Assis, em Ouro Preto. Orientador: Maria Regina Emery Quites. (2021)
Especialização em Patologia, terapia e manutenção de edificações. (Carga Horária: 432h). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. Título: Plano de ações para recuperação e manutenção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Sabará/MG. Orientador: AGUIAR, José Eduardo de; D'ÁVILA, Carlos Antônio Camargos.
(2016 - 2018)
Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil. Título: Paço da informação cultural - Um espaço de informação no percurso cultural de Congonhas. Orientador: BAHIA, Cláudio Listher Marques. (2009 - 2014)
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-5368-3517
http://lattes.cnpq.br/2454544073877561
e-mail: hebert.arquitetura@gmail.com
Doutor em Artes Visuais - Fundamentos Teóricos - pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Mestre em Artes Visuais - História da Arte Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia (PPGAV/EBA/UFBA), sendo bolsista pela FAPESB, com a pesquisa intitulada A Arte e a Arquitetura Religiosa Popular do Antônio Vicente Mende Maciel, o Bom Jesus Conselheiro. A pesquisa investigou as obras de Antônio Conselheiro (Igrejas, cemitérios e cruzeiros), bem como a sua atuação enquanto arquiteto popular, no norte da Bahia e Sergipe. Especializou-se em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas pela Escola de Belas Artes da UFBA (EBA) e em Iluminação e Design de Interiores pelo Instituto de Pós-Graduação - Goiás (IPOG). Graduou-se em Design de Interiores e Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia. Adiciona ao seu currículo experiências na área educacional, atuando como Orientador de Linguagens e como docente em cursos Técnicos e de Graduação, principalmente nas seguintes áreas: Artes Visuais, História da Arte, Desenho Técnico, Comunicação e Cultura, Psicologia da Arte e Arte Educação. Possui experiência também em Escolas públicas e particulares nos segmentos de Ensino Fundamental e Ensino Médio, sendo orientador por três anos, do componente curricular, Artes, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Cidade de Tucano - BA. Atualmente é professor DE de Artes - Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e vem desenvolvendo pesquisas sobre o acervo visual concebido em torno do Rio São Francisco, Canudos, Antônio Conselheiro, sobre o patrimônio artístico religioso do sertão da Bahia, bem como as manifestações de cunho imaterial deixadas pelo Antônio Conselheiro e sua gente.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-7515-961X
http://lattes.cnpq.br/6253213323147662
e-mail: pimenteljadilson@gmail.com
Curitibano, trinta anos, doutorando em Filosofia pela UFPR. Funcionário da Fundação Cultural de Curitiba. Interessado na docência em Filosofia.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal
Assessor da Diretoria de Patrimônio
Coordenador do Museu de Arte Sacra
Pesquisador da história da cidade
2018 até o presente
Colaboração nos assuntos referentes ao patrimônio histórico e cultural da cidade de Curitiba; atuação na produção de pesquisa; participação na organização da Oficina de Música de Curitiba, na programação do “Natal Luz dos Pinhais” e na curadoria do projeto “Música Antiga na Capela da Glória”.
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Doutorado em Filosofia, UFPR - em andamento (2021) Pesquisa: o belo em Santo Agostinho -
Especialização em Patrimônio, Arquitetura, Conservação e Restauro, UTFPR - em andamento (2021) Pesquisa: patrimônio histórico de Curitiba, Mestrado em Filosofia, UFPR
(2021)
Pesquisa: o problema do mal e o livre-arbítrio em Santo Agostinho Bacharelado em Teologia, Studium Theologicum de Curitiba - Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2020)
Licenciatura em Filosofia, UFPR (2015)
Bacharelado em Filosofia, UFPR (2015)
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0001-5473-9079
e-mail: khaelhucas@hotmail.com
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Brasília (1986) e Mestrado em Ciências da Saude pela Universidade de Brasília (2008). Cirurgiã-Dentista, Analista Judiciário do Superior Tribunal de Justiça . Especialista em Odontopediatria e Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Pós-Graduação da Faculdade Cidade Verde Paraná (2015) e em Acupuntura. Foi Chefe da Seção de Odontologia no STJ de 1996 a 2011. Possui Habilitação com Aperfeiçoamento em Laserterapia pela Associação Brasileira de Odontologia - Seção Taguatinga, DF. (2016). Desde 2017, dedica-se ao estudo da Teoria e História da Arte. Atualmente é discente da Pós-Graduação "lato sensu" em MA História da Arte promovido pelo Instituto de Educação continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, com início do período letivo em 13/09/2021 e término previsto para 07/12/2022.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0001-5624-9575
http://lattes.cnpq.br/4736548116631054
e-mail: lelianesouza@gmail.com
Graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC). Atualmente é mestrando em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atuou como professor da rede particular de ensino e hoje trabalha como desenhista de arte sacra, tendo desenvolvido diversos projetos para paróquias e para a Academia Marial de Aparecida, da qual é associado.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0001-5958-8038
http://lattes.cnpq.br/8591455340460374
e-mail: leonardo.caetano@unifesp.br
Doutora em Artes na linha de pesquisa preservação do patrimônio cultural (2019) e Mestra em Artes na linha de pesquisa arte e tecnologia da imagem (2014) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Cultura e Arte Barroca (2013) pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bacharela e Licenciada em História (2008) pela Universidade Estadual Paulista de Franca (UNESP). Técnica em Conservação e Restauro de Bens Culturais (2010) pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). É pesquisadora Visitante e Pós-doutoranda em História da Arte no School of Arts & Art History da University of Florida (UF-EUA). Atualmente é Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental (PPGSSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Professora da Pós-Graduação Lato Sensu em História da Arte da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Professora dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Santa Úrsula (USU). Membro do Grupo de Pesquisa Imagem e Preservação (UFMG) e Societas-Turismo, Patrimônio, Relações Sociais e de Trabalho (UFOP) do CNPq e do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios do ICOMOS-Brasil.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0001-5446-4992
http://lattes.cnpq.br/0560928191841172
e-mail: liabrusadin@gmail.com
É mestranda do programa de pós-graduação em ambiente construído e patrimônio sustentável, Escola de Arquitetura - UFMG, tecnóloga em Conservação e Restauro pelo IFMG, campus Ouro Preto, técnica em conservação e restauração pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Atua na conservação e restauração de bens culturais móveis e integrados, possui experiência na elaboração de projetos de conservação preventiva, levantamentos, diagnósticos, elaboração de propostas de intervenção, supervisão e a acompanhamento de obras de restauração, elaboração de dossiês e relatórios. É professora do curso técnico em Conservação e Restauração da FAOP.
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/3692331654144069
e-mail: leonardo.caetano@unifesp.br
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Química-Ciências e Conservação de Bens Culturais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), com trabalho experimental realizado no IRPA (Institut Royal du Patrimoine Artistique, Bruxelas, Belgica) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com trabalho experimental realizado junto ao Getty Conservation Institute, em Los Angeles, USA. É Professor Permanente do PPGArtes - Programa de Pós-Graduação em Artes (M, D; Escola de Belas Artes - UFMG), e do PACPS - Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável - CAPES Interdisciplinar (M, D; Escola de Arquitetura, UFMG). Atualmente é coordenador do LACICOR - Laboratório de Ciência da Conservação, vinculado ao CECOR - Centro de Conservação de Bens Culturais, e ao curso de Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, na Escola de Belas Artes da UFMG, onde é Professor Titular. Fundador, Vice-Presidente (2016-2018), e atualmente Presidente (2018-2020; reeleito para 2020 - 2022) da ANTECIPA - Associação Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia do Patrimônio - Ciência, Tecnologia e Inovação para o estudo e preservação do Patrimônio Cultural, entidade da sociedade civil (http://lacicor.eba.ufmg.br/antecipa/) Atualmente é Diretor do CECOR - Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (2020 - 2022), sediado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro Permanente do WGS - Working Group on Sustainability.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-3241-211X
http://lattes.cnpq.br/7052822499655835
e-mail: luiz.ac.souza@gmail.com
Especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural; Instituto Federal de Minas Gerais de Ouro Preto, IFMG/OP, Ouro Preto/MG, Brasil. (2022); Curso técnico/profissionalizante em Conservação e Restauração de Bens Móveis. Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Ouro Preto/ MG, Brasil. (2017 - 2020)
Bacharel em Museologia. Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Ouro Preto/MG, Brasil. (2013 - 2019)
Experiência profissional na área cultural. Conhecimentos e atuação em preservação do patrimônio histórico e artístico, com aptidão em execução de atividades de conservação e restauração de obras de arte e gestão do patrimônio cultural. Possui experiências profissional na área de atendimento e execução de projetos sócio culturais.
Aprendiz de Pintor Restaurador de Bens Imóveis. SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Ouro Preto/MG, Brasil. (2007 - 2007)
Técnico em Conservação e Restauração de elementos artísticos; ANIMA Conservação e Restauração e Artes Eireli, Ouro Preto/MG; Categoria Microempreendedor Individual - MEI; Atua na realização de trabalhos de Conservação e Restauração dos elementos artísticos integrados e imaginárias do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias de Ouro Preto/ MG, executando trabalhos de higienização, imunização, fixação de policromia e douramento, remoção de repintura e intervenções, tratamentos de suportes em madeira, limpeza mecânica e química das camadas de policromia, douramento e carnações, nivelamento, reintegração cromática e aplicação de douramento. (2019 - Atual).
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/8002920529996292
e-mail: luisotavioneto47@gmail.com / luisotavioneto47@yahoo.com.br
Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É membro sócio do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio (CEPHAP - UFSJ) e também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Arte, Arquitetura e Patrimônio.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-8894-2363
http://lattes.cnpq.br/4012046181910274
e-mail: marckdahist@gmail.com
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo.
Professora Emérita da UFBA.
Ministrou aulas de História da Arte e Metodologia da Pesquisa, na Escola de Belas Arte e Faculdade de Arquitetura na Graduação e Pós-Graduação da UFBA.
Foi professora da UESB, da UEFS, da UNIME, da UNIFACS e da UCSal (entre 1965 e 2019)
Tem várias publicações sobre História da Arte Sacra e História do Urbanismo do século XVIII.
Recebeu o Prêmio Sérgio Milliet da Associação Brasileira de Critico de Arte (2008) e o 4o Prêmio Clarival do Prado.Valladares (2009)
É Cidadã Soteropolitana (2008) e Cidadã Baiana (2018-2019)
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0001-7561-7302
http://lattes.cnpq.br/4600166750512322
e-mail: mhoflexor@gmail.com
Doutoranda no Departamento de Conservação e Restauração CECOR - UFMG onde pesquisa sobre processos corrosivos em ligas de prata e de cobre, tecnologias digitais, fotogrametria, escaneamento 3D, modelagem 3D e prototipagem rápida aplicadas à reintegração de acervos metálicos.
Possui Mestrado em Engenharia de Materiais pela REDEMAT (UFOP/UEMG) (2015-2017) tendo se concentrado na pesquisa de processos de fabricação e de degradação de acervo histórico de prata, os processos corrosivos e de fragilização que levam à fratura dos objetos. Propôs um novo método de restauração de acervos metálicos fraturados com a utilização de tecnologias 3D. Doutoranda no Departamento de Conservação e Restauração CECOR - UFMG onde pesquisa sobre processos corrosivos em ligas de prata e de cobre, tecnologias digitais, fotogrametria, escaneamento 3D, modelagem 3D e prototipagem rápida aplicadas à reintegração de acervos metálicos.
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1989).
Atua na indústria joalheira nas áreas de criação e concepção de protótipos como designer e modelista de matrizes em cera também por meio de modelagem e 3D. Acompanha e supervisiona todas as etapas da fabricação de joias desde a sua concepção, prototipagem, fundição e produção das peças-piloto.
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/9507814128201956
e-mail: mluizaseixas@gmail.com
Possui pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo- USP, (2016), doutorado pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2006). Especialização em Conservação Restauração de Bens Culturais (1990) Especialização em Cultura e Arte Barroca (1991) e Mestrado(1997) no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. É graduada em Artes Plásticas- bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) É professora associada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes e tem atuação no Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis- CECOR, trabalhando em ensino, pesquisa, extensão e administração. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas Artes- UFMG de 2008 a 2011, em sua implantação. Atua no Programa de Pós Graduação da Escola de Belas Artes e possui várias pesquisas e publicações na área de Conservação Restauração de Esculturas. É vice-presidente do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira- CEIB. Tem experiência na área de Conservação Restauração de Esculturas Policromadas em Madeira, atuando principalmente com os seguintes temas: escultura em madeira policromada, imagem de vestir, gesso policromado, técnica construtiva e critérios de conservação-restauração de esculturas.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-6736-1762
http://lattes.cnpq.br/1943960329335593
e-mail: mariareginaemery@yahoo.com.br
Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP na qual desenvolve pesquisa sobre a pintura religiosa dos séculos XVII até metade do XIX no estado de São Paulo. Mestre em Artes (2002) pelo Instituto de Artes - UNESP e licenciada em Música (1986) e Artes Plásticas (1988) pela mesma instituição. É professora no curso de Design da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil. Desenvolve pesquisas em História da Arte Brasileira, principalmente nos seguintes temas: cultura visual, patrimônio cultural, Barroco e Rococó no Brasil, pintura paulista dos séculos XVII ao XIX e poéticas visuais. Possui diversos artigos apresentados e publicados em eventos nacionais e internacionais sobre a pintura paulista.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-7479-8612
http://lattes.cnpq.br/2085456064290850
e-mail: myriamsalomao@usp.br
Doutorando e Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Colaborador da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB (mandato 2020-2023). Concursado do Iphan (admissão: 2006), foi ainda Diretor de Bens Móveis e Integrados do Inepac entre 2009 e 2015. Pesquisador em museologia, história da arquitetura, arte sacra fluminense e memória da Baixada Fluminense. Professor de Imaginária Brasileira, Novas Tecnologias em Museus, Plano Museológico, História da Arte e Arquitetura.
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/6889071154565449
e-mail: leonardo.caetano@unifesp.br
Arquiteto e Urbanista, Assistente de conservação e restauração no Atelier Relicário, Mestrando em Arte, Cultura e Linguagens, pelo IAD-UFJF, onde desenvolve o projeto de pesquisa “As fontes iconográficas para a talha e escultura de São Francisco de Assis em São João del Rei”.
(Texto informado pelo autor)
e-mail: rzampas@hotmail.com
Mestranda em História e Crítica da Arte (PPGAV-UFRJ), especialista em História da Arte Sacra (FSBRJ), formada em Comunicação Social/Cinema (UFF). Autora do livro "A Produção Cinematográfica - Seu Processo de Execução", como professora de produção cinematográfica se destaca com o uso de jogos na educação, integrando o grupo de pesquisa multidisciplinar Ludus Magisterium. Há 20 anos atua na área audiovisual como produtora e editora de cinema, vídeo e televisão e festivais de cinema, design gráfico e ilustração. Nos últimos sete anos vem se dedicando à pesquisa de História da Arte Sacra e à Conservação e Restauração de imaginária e pintura. Sua pesquisa tem foco na iconografia franciscana luso-brasileira e na retabulística colonial.
Publicações recentes:
PALHEIROS, Renata da Silva. A narrativa cinematográfica na criação de jogos de tabuleiro. In: PICCOLO, P.; CARVALHO, A. V. (Org.). Jogos de Tabuleiro na Educação. São Paulo: Devir, 2022.
PALHEIROS, Renata da Silva. A representação da paisagem na estigmatização de São Francisco. In: TERRA, Carlos; TRINDADE, Jeanne; ANDRADE, Rubens (Orgs). Revista Leituras Paisagísticas: teoria e práxis. nº 9. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2021. págs 160-179
PALHEIROS, Renata da Silva. O jogo como produto educacional: estudos de caso de avaliação. In: CARVALHO, Arnaldo V. (org). Representação, papéis e jogos: coletânea de textos e artigos do II Simpósio Fluminense de Jogos e Educação. Niterói, RJ: Arnaldo Carvalho: Ludus Magisterium, 2021.
PALHEIROS, Renata. Ferramentas lúdicas para escrita criativa - roteiro de cinema. Rio de Janeiro: Estúdio Embaúba, 2020.
PALHEIROS. Renata da Silva. A representabilidade da estigmatização de São Francisco nas Ordens Terceiras Franciscanas. Revista Rocalha, Ano I, vol. I, pp. 417-437. São João del-Rei, MG: CEPHAP, UFSJ, 2020.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0001-9998-3796
http://lattes.cnpq.br/8515645185323280
e-mail: repalheiros@yahoo.com.br
Bacharel em Museologia pela UNIRIO, durante a graduação fui voluntária no Projeto Igrejas Históricas no Rio de Janeiro: descobrindo e revelando seus acervos, e pesquiso sobre Nossa Senhora de Loreto desde a graduação.
(Texto informado pelo autor)
e-mail: thamires@avelar.net.br
Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1978), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2009) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Conservação e Restauração de Bens Móveis, atuando principalmente nos seguintes temas: restauração de pintura, conservação e restauração, restauração de obra de arte, conservação de bens móveis e restauração de bens móveis e integrados.
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/3658240905848334
e-mail: tuliovcalmeida@gmail.com
Mestre e Doutorando em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL/IAD - UFJF), Especialista em Conservação e Restauração em Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauração – CECOR/UFMG. Membro do Grupo de pesquisa do acervo de arte e coordenador do Laboratório de Conservação e Restauração de Pintura e Escultura do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM/UFJF). Integrantes do Grupo de pesquisa “Arte e Cultura Colonial: Novos olhares”, registrado e certificado pelo CNPQ, sob liderança da Professora Dra. Raquel Quinet de Andrade Pifano, do Instituto de Artes e Design / UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – MG.
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/9760999206295601
e-mail: valtenciralmeida@yahoo.com.br
Doutoranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (EAU-UFMG), Mestre em Artes (EBA-UFMG), Conservadora e Restauradora de Bens Culturais Móveis (UFMG) e Arquiteta e urbanista (PUCMINAS). Integrante dos grupos de pesquisa Imagem e Preservação e Laboratório da Paisagem do CNPQ.
(Texto informado pelo autor)
https://orcid.org/0000-0002-0256-3291
http://lattes.cnpq.br/5287503459000956
e-mail: leonardo.caetano@unifesp.br
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduanda em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Belas Artes – UFMG (7o período)
Iniciação Científica no Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas LEACH – FAFICH – UFMG – agosto/2019 até dezembro/2020.
Atividades realizadas: gerenciamento do acervo arqueológico: limpeza, manutenção e documentação; documentação fotográfica; medidas de conservação preventiva; pesquisas e discussões teóricas; medidas curativas.
Noções Básicas de Direitos Autorais, ofertado pelo Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (2020)
Conservação Preventiva para Acervos Museológicos, ofertado pela Escola Nacional de Administração Pública (2020)
Curso de Fundamentos de Perícia em Obras de Arte, ofertado pela ChimicArte
Projetos Educacionais (2021)
(Texto informado pelo autor)
http://lattes.cnpq.br/1145099384144539
e-mail: vtmoises@yahoo.com