Lista de pôsteres
Carlos Eduardo Nogueira Oliveira, Manoel Messias Ferreira Junior, Haroldo Cilas Duarte Lima Junior
In this work, we investigate the dynamics of charged particles around weakly charged black holes embedded in a perfect fluid dark matter (PFDM) halo, focusing on the effects of the Lorentz force. The spacetime geometry is described by a modified Schwarzschild metric, incorporating a logarithmic correction term related to the dark matter halo density. We compute the trajectories of charged particles to investigate the influence of the surrounding dark matter halo. Our theoretical predictions can be compared with recent observations of the S2 star near the galactic center reported by the GRAVITY collaboration.
Carlos Magno Oliveira Pereira, L. F. C. Pereira, D. Assafrão, Edilberto Oliveira Silva
Neste trabalho, investigamos a condutividade Hall quantizada em um sistema 2D sujeito à rotação, a um campo magnético uniforme e a um fluxo de Aharonov-Bohm (AB). Avaliamos como a rotação influencia a formação e o deslocamento dos platôs, refletido em mudanças no espectro de energia. Identificamos oscilações de interferência AB na condutividade Hall, mais evidentes em baixas frequências do ciclotron e moduladas pela rotação, que alteram sua periodicidade e amplitude.
César Gomes Cardoso, Marco Schreck
No nosso trabalho, analisamos a possibilidade de decaimento do fóton em um cenário de violação de Lorentz CPT-par, anisotrópico e não-birrefringente no modelo padrão estendido. Em particular, mostramos que o espaço de fase é não-nulo. Calculamos os vetores de polarização e também o tensor de polarização.
Edmanferson da Silva Holanda, Rodolfo Casana
A descrição de férmions baseia-se na Teoria de Dirac, que aborda fenômenos que vão desde a Mecânica Quântica, Matéria Condensada e Teoria Quântica de Campos, até a Astrofísica, área em que o presente trabalho busca se concentrar. Desta forma, o presente estudo apresentou resultados prévios que incluem a modificação do raio da estrela anã branca, o que acarreta na limitação do parâmetro de violação no modelo CPT-ímpar fermiônico proposto.
Filipe dos Santos Ribeiro, P. D. S. Silva, Manoel Messias Ferreira Junior
In this work, we study the propagation and absorption of electromagnetic waves in a magnetized chiral plasma ruled by bi-isotropic constitutive relations. The Maxwell equations are rewritten for a cold, uniform, and collisionless fluid plasma model, allowing us to determine the new refractive indices and propagating modes. The collective electromagnetic modes are associated with four distinct refractive indices associated with right-circularly polarized (RCP) and left-circularly polarized (LCP) waves. For each index, the propagation and absorption zones are illustrated for some specific parameter values. In low-frequency regime, we have obtained a modified propagating helicon with right-circularly polarization. The optical behavior is investigated by means of the rotatory power (RP) and dichroism coefficient. The chiral parameter induces double RP sign reversal, an exotic optical signature for chiral dielectrics. Applications of our results are carried out in astrophysical context by investigating signals from radio pulsars traveling in a bi-isotropic cosmic medium. Using DMs and RMs data from five pulsars, we establish constraints on the chiral parameter magnitude at the order of $10^{-14}$ and $10^{-22}$, respectively. Finally, the results are compared with the ones obtained before for magnetized Carroll-Field-Jackiw plasma modes [see PRD 107, 096018 (2023), PRD 109, 076003 (2024), and arXiv:2503.20626], as well as with the usual results.
Gabriel Vinicius Camara Coelho, Adalto Rodrigues Gomes dos Santos
Neste trabalho, estudamos as principais propriedades das estrelas anãs brancas, remanescentes estelares que não realizam mais fusão nuclear. A estabilidade dessas estrelas é garantida pela pressão de degenerescência dos elétrons, resultante do princípio de exclusão de Pauli. Analisamos sua equação de estado nos casos de um gás de elétrons não-relativístico e relativístico. Em seguida, modelamos a estrutura estelar, encontramos uma relação massa-raio e, utilizando o caso relativístico, determinamos a massa máxima de uma anã branca, M = 1.4M⊙, valor conhecido como limite de Chandrasekhar.
Hugo Vitor Santos Ferreira, Adalto Rodrigues Gomes dos Santos
Este trabalho estuda geodésicas em superfícies curvas, focando em uma partícula não relativística movendo-se em um plano com uma protuberância esférica. A curvatura da superfície varia entre zero (plano) e positiva (esfera), influenciando as trajetórias. Analisamos o espalhamento clássico, calculando a seção de choque diferencial para partículas que interagem com a protuberância. Derivamos uma expressão compacta para a seção de choque, válida para esferas de raio R. Os resultados mostram como a curvatura desvia as trajetórias, com ângulos de espalhamento dependendo do parâmetro de impacto.
Ismael Kélwonyz Sousa Alves, Ricardo de La Cruz Cueva, J. V. N. Brito
Este projeto estuda a ionosfera equatorial sobre Christmas Island durante o mínimo solar (2007-2010), focando no fenômeno Spread F e nas plumas ionosféricas observadas no período noturno. A pesquisa analisa as condições que iniciam a instabilidade Rayleigh-Taylor, variando com o ciclo solar, sazonalidade e outros fatores. Foi criado um algoritmo em Matlab para extrair e analisar os dados espaciais e temporais das plumas, relacionando-os à sazonalidade e aos índices geomagnéticos.
Jairo Sousa Santos, Adalto Rodrigues Gomes dos Santos
Neste trabalho foi investigada a dinâmica de um campo escalar em ($1+1$)D no modelo $\phi^4$ não-integrável, restrito a $x < 0$ por uma condição de fronteira Dirichlet em $x = 0$. Além das soluções usuais de kink (e/ou antikink), a condição de fronteira possibilita a criação de estados de borda não-triviais. Nossas simulações da colisão kink-fronteira revelaram uma rica variedade de fenômenos, como reflexão do kink, espalhamentos ressonantes e criação de estruturas oscilantes (oscillons), encontrados complexas estruturas fractais.
Leandro Costa Sobrinho, Silvete Coradi Guerini
Investigamos as propriedades de transporte eletrônico de nanotubos de carbono dopados com paládio (CNTs-Pd) interagindo com a molécula 2,6-dicloro-1,4-benzoquinona (DCBQ). Utilizamos DFT acoplados ao formalismo de transporte fora do equilíbrio de Landauer-Büttiker, por meio do pacote TranSIESTA, com o objetivo de analisar os efeitos eletrônicos induzidos pela adsorção da DCBQ nos CNTs-Pd. Foram obtidas curvas de corrente em função da tensão (I-V) para diferentes configurações, além da densidade local de estados (LDOS), permitindo uma análise detalhada das características de condução.
Lohan Santos Costa, Haroldo Cilas Duarte Lima Junior
Este trabalho tem como objetivo investigar as trajetórias de fótons ao redor de buracos negros girantes, descritos pela solução de Kerr. Revisamos as principais propriedades desta solução e aplicamos o formalismo de Hamilton-Jacobi para obter as equações de movimento dos fótons. Com o auxílio de ferramentas numéricas, resolvemos as equações de movimento e obtemos alguns exemplos de órbitas de fótons ao redor do buraco negro de Kerr. Com esta análise, pretende-se compreender a dinâmica da luz em torno de buracos negros, e a relação com as recentes observações astrofísicas desses objetos.
Lucas Lucena da Silva, Diego Paiva Pires
Neste trabalho, estudamos quantum speed limits (QSLs) em sistemas quânticos fechados e abertos na perspectiva da informação quântica. No regime unitário, exploramos os QSLs de Mandelstam-Tamm (MT) e Margolus-Levitin (ML) para estados puros, que escalam, respectivamente, com o inverso da variância e com o valor médio do Hamiltoniano independente do tempo. No regime não-unitário, investigamos o QSL de del Campo et al. para processos modelados por mapas completamente positivos e que preservam traço (CPTP). Interpretações geométricas foram atribuídas à aplicação desses QSLs em estados de qubit único.
Marcos Bazola Gonçalves Lopes, P. D. S. Silva, Manoel Messias Ferreira Junior
Esse trabalho consiste na investigação teórica de propriedades ópticas de meios bi-anisotrópicos na presença de uma corrente magnética quiral. O caráter bi-anisotrópico vem de relações constitutivas estendidas com parâmetros magnetoelétricos responsáveis pelo acoplamento cruzado dos setores elétrico e magnético. Nesse cenário, consideramos certa configuração de propagação que gerou somente modos propagantes híbridos. Em outra configuração, modos RCP e LCP foram encontrados, associados com diferentes índices de refração, caracterizando birrefringência descrita por poder de rotação.
Mylena Almeida Silva, Adalto Rodrigues Gomes dos Santos
Este trabalho investiga a correlação entre a massa de buracos negros supermassivos centrais (M) e a dispersão nas velocidades (sigma) de estrelas próximas. Exploramos ajustes lineares no contexto da estatística de frequências e bayesiana, utilizando dados da base Hyperleda. A análise faz uso do Método de Monte Carlo acoplado à Cadeia de Markov (MCMC) para estimar os parâmetros da relação M-sigma, fornecendo uma abordagem robusta e detalhada para compreender essa importante conexão astrofísica.
Paulo José Pinto Souza, Fernando Marques de Oliveira Moucherek, D. L. Azevedo
A estrutura eletrônica, propriedades ópticas, fônicas e termodinâmicas da monocamada Janus RuICl foram investigadas via DFT (GGA-PBE). O material é estrutural e energeticamente estável, com bandgap indireto de 1,620 eV. Apresenta forte absorção na região UV e anisotropia óptica nas direções [010] e [100], com potencial em fotocatálise, filtros UV, detectores ópticos e células solares. A análise termodinâmica, com destaque para o calor específico a volume constante (C𝑉), indica estabilidade térmica e reforça sua viabilidade para aplicações em materiais 2D do tipo TMDH.
Roberto Nelson Moraes de Oliveira, L. V. dos Santos Sá Menez, Ricardo de La Cruz Cueva
Este projeto investiga a relação entre eventos troposféricos e ionosféricos na região equatorial, com foco na estação do INPE em São Luís. Utiliza dados de equipamentos como o RFBR (Radio Frequency Beacon Receiver), receptores GNSS e a Digissonda. A hipótese é que ondas de gravidade atmosférica, originadas na troposfera, se propagam até a ionosfera, gerando instabilidades no plasma que afetam sinais de rádio. A pesquisa inclui análise de dados atmosféricos e ionosféricos e desenvolvimento de algoritmos, visando entender padrões sazonais e mitigar falhas em sistemas de navegação.
Rogeres Antony da Silva Magalhães, Marco Schreck
Este trabalho investiga a eletrodinâmica com violação de Lorentz mediante uma descrição fenomenológica que estabelece uma analogia precisa com as propriedades de meios cristalinos. O enfoque central reside na adaptação do tensor ($k_F$) para incorporar simetrias adicionais que espelhem fielmente a organização atômica típica de redes de Bravais em cristais reais. Para viabilizar esta correspondência, utilizamos como ferramenta fundamental os grupos de pontos cristalográficos e magnéticos, que fornecem o arcabouço matemático necessário para o mapeamento sistemático.
João Victor Vieira dos Santos, Marco Schreck
The focus of this work is on a modification of General Relativity (GR) governed by a dynamical scalar field. The latter is able to acquire a nonzero spacetime-dependent vacuum expectation value, which gives rise to a spontaneous violation of spacetime symmetries. Based on the (3+1) decomposition, we demonstrate how to develop the Hamiltonian formulation for this model. In particular, we investigate how the constraint structure of GR and the generators of diffeomorphisms behave in this scenario.
Zeyna Santos Viegas, A. S. de Menezes, C. Luz-Lima, P. T. C. Freire, C. C. Santos, João Victor Barbosa Moura
Ce₂(MoO₄)₃ exhibits exceptionally rare temperature-induced isostructural phase transition (IPT). Hydrothermal synthesis yielded phase-pure material, confirmed by XRD/UV-Vis/Raman. In situ XRD (303-973 K) shows irreversible lattice deviations (>523 K) with microstrain changes and altered thermal expansion. In situ Raman spectroscopy (298-998 K) reveals new ~450 cm⁻¹ mode, matching two reported IPT signatures in scheelites. This confirms Ce₂(MoO₄)₃ undergoes IPT, advancing understanding of rare phase transitions in functional materials.